terça-feira, 27 de setembro de 2011

TRADIÇÃO DE GANHAR A LESTE É PARA CUMPRIR

O FC Porto desloca-se ao reduto do FC Zenit  St. Petersburgo, no âmbito da segunda jornada, do Grupo G, da Champions League, com a ambição de manter a tradição de vitórias na Rússia (4 vitórias em 4 jogos). 

A tarefa não sendo impossível, também não será fácil, tendo em conta que o seu próximo adversário venceu todos os jogos europeus que ali disputou, ao longo da época transacta.

 O Zenit e o FC Porto vão defrontar-se pela primeira vez, com a particularidade de, na equipa russa, alinharem dois internacionais portugueses (Danny e Bruno Alves), conhecedores privilegiados do futebol nacional e da realidade actual do futebol dos Dragões, onde o defesa português alinhou durante cinco das últimas épocas, interruptamente ( 2005/06 a 2009/10).

RESUMO HISTÓRICO SOBRE O ADVERSÁRIO

Fundado em 1925, por um grupo de operários de uma fábrica de siderurgia da cidade de Leninegrado (hoje St. Petersburgo), o clube adoptou originalmente o nome de Stalinets (em homenagem ao então líder da União Soviética Joseph Stalin). Em 1939 passou a chamar-se Zenit Leninegrado e só depois do colapso da União Soviética é que o clube adoptou o nome actual.

Depois de uma série de anos de instabilidade, com passagens regulares pela II Divisão, o Zenit, a partir de 1996 passou a ser presença regular no escalão principal do futebol russo, conquistando nos últimos anos o estatuto de um dos principais clubes da Rússia.

Conta no seu palmarés com dois títulos internacionais (Taça Uefa e Supertaça Uefa), ambos conquistados em 2008, 1 título de Campeão nacional da União Soviética (1984), 1 Taça da União Soviética (1944), 3 Campeonatos Nacionais da Rússia (2007, 2008 e 2010) e 2 Taças da Rússia (1999 e 2010).

O plantel desta equipa russa é orientado pelo italiano Luciano Spalletti, considerado um dos treinadores transalpinos mais ofensivos, dispondo de atletas de elevada qualidade onde se destacam os dois portugueses citados. Bruno Alves, expulso frente ao Apoel, não poderá dar o seu contributo, neste jogo.

ANTEVISÃO DO JOGO

Depois de dois percalços (empates) consecutivos, que originaram a perda de quatro preciosos pontos, na luta pela revalidação do título nacional, os Dragões querem muito regressar às vitórias. Ora aqui está uma bela oportunidade para juntar o útil ao agradável. Por um lado reforçar a liderança na Champions League, libertando-se quiçá da partilha actual com o Apoel, por outro voltar a experimentar o doce sabor da vitória, fazendo o pleno nas deslocações à Rússia.
Apesar do desgaste de uma viagem tão longa e maçadora, os azuis e brancos levam consigo a ambição natural de quem se assume como uma das melhores equipas da Europa. Guarín será o grande ausente (a cumprir o último dos dois jogos de castigo), mas em contrapartida, estará de regresso o seu compatriota James Rodríguez.

Vítor Pereira não conta também com Sapunaru (lesionado) e Walter (não inscrito na Uefa). Djalma e Mangala estão de regresso à convocatória.

LISTA DOS CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Fucile, Rolando, Mangala, Otamendi, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Defour e Belluschi;
Avançados: Hulk, Djalma,  Kleber, James Rodríguez, Silvestre Varela e Cristian Rodríguez

EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Champions League - Grupo G - 2ª Jornada
Palco: Estádio Petrovsky - São Petersburgo - Rússia
Data e hora: 28 de Setembro de 2011, às 17:00 h 
Árbitro: Howard Webb - Inglaterra
Transmissão: SportTv1

3 comentários:

  1. Jogo em dia do aniversário do FCP:

    Está de parabéns o F. C. Porto e tudo o que o glorioso clube representa.
    Que a prenda venha logo à noite, com mais uma alegria, mais uma vitória.

    Também digo:
    In excelsis Porto: Glória Portista nas alturas - Em dia do 118º Aniversário do F. C. Porto…!

    http://longara.blogspot.com/2011/09/in-excelsis-porto-gloria-portista-nas.html

    ResponderEliminar
  2. De regresso à Rússia, onde tem sido sempre muito feliz, o F.C.Porto enfrenta o campeão, líder do campeonato e melhor equipa russa do momento, o F.C.Zenit São Petersburg. Com uma derrota frente ao Apoel Nicósia que não estava nas previsões e em risco de ficar numa situação preocupante no Grupo G, o conjunto orientado por Luciano Spalletti, se já era um adversário difícil, tornou-se, pelas razões apontadas, um obstáculo ainda mais complicado. Uma derrota ou empate deixa o Zenit, que tem aspirações na prova e investe para isso, numa situação muito problemática e por isso os russos vão dar tudo para vencer. Assim e para contrariar o poderio da equipa onde jogam Bruno Alves - ausente por castigo - e Danny, só um Porto com o seu melhor fato, o das grandes noites europeias, concentrado, rigoroso, valente, equilibrado, com alma, espírito de sacríficio e a durar os 90 minutos, resumindo, um Porto diferente dos dois últimos jogos. Se for assim e porque temos qualidade, podemos conseguir um resultado positivo que, se for a vitória, manterá a tradição e será um passo importante para o objectivo mínimo na Champions, atingir os oitavos-de-final. A juntar a tudo isso, não podemos esquecer que boas prestações nestes jogos, jogos de grau de dificuldade elevado, dão confiança, moral, fazem a equipa crescer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    No dia que o nosso grandioso clube comemora 118 anos de conquistas e glória, a melhor prenda passa por uma vitória diante do Zenit.

    O Zenit é uma das equipas que se tem afirmado na Europa nos últimos anos, conquistando títulos nacionais russos e europeus. Tem um excelente plantel onde se destaca o internacional luso Dany.

    Apesar do mau resultado no Chipre, esta equipa russa tem jogadores com experiência internacional e de grande qualidade.
    Por isso advinha-se um jogo difícil.
    Só um Porto ao melhor nível levará de vencida o Zenit.

    O que mais temo para este jogo, é a condição física que se tem demonstrado débil nos últimos jogos, e que poderá afectar o nosso rendimento.

    Que os nossos jogadores sejam bravos e honrem a camisola de um clube que conta com 118 anos de grandes conquistas, e cujo ecletismo nos enche de orgulho.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar