segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GANHAR EM CASA É FUNDAMENTAL

É já amanhã que arranca a participação europeia do FC Porto, esta época, de regresso à prova rainha da Europa, a Liga dos Campeões. Começar a vencer é sempre importante e em casa, para mim, fundamental.

A equipa parece estar em crescendo de forma e, apesar de privada de alguns jogadores importantes (Rolando e Guarín, castigados e Sapunaru, lesionado), não será impeditivo de se apresentar consistente e competitiva.

Integrados no Grupo G, um dos mais complicados e dos poucos formados integralmente por Clubes Campeões, sendo que três dos quatro já venceram provas europeias, os Dragões vão receber a equipa ucraniana do Shakhtar Donetsk, actual campeã do seu país e vencedor da Taça UEFA em 2009. 

Fundado por mineiros na região de Donbass, na Ucrânia, então parte integrante da ex-União Soviética, em 1936, com o nome de Stakhanovets, o clube passou por algumas metamorfoses até ser o que hoje é, um clube de respeito. Em 1946 passou a chamar-se Shakhtyor e a partir de 1992 adquiriu o nome actual.

No seu palmarés destaque para a conquista do troféu europeu referenciado. A nível nacional conquistou por 6 vezes o Campeonato nacional ucraniano (2002, 2005, 2006, 008, 2010 e 2011), 7 Taças da Ucrânia (1995, 1997, 2001, 2002, 2004, 2008 e 2011), 3 Supertaças da Ucrânia (2005, 2008 e 2010), 4 Taças da URSS (1961, 1962, 1980 e 1983) bem como 1 Supertaça da URSS (1983).

Dispõe no seu plantel de uma série de brasileiros que garantem uma elevada qualidade ao plantel, treinados por um romeno conhecedor do futebol europeu, de seu nome Mircea Lucescu, que já treinou em Itália (Piza, Brescia, Reggiana e Inter de Milão), na Turquia (Galatasaray e Besiktas), para além da Roménia (Hunedoara, Dínamo Bucareste e a Selecção nacional romena). Treina esta equipa ucraniana há oito épocas consecutivas. 

O treinador portista Vítor Pereira vai estrear-se, como treinador principal, nas andanças europeias e logo ao melhor nível. Privado dos jogadores já referenciados acima, não contam igualmente com Emídio Rafael, Walter e Iturbe (não foram inscritos) nem com o lesionado e não inscrito Alex Sandro.

LISTA DOS CONVOCADOS


Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Fucile, Otamendi, Maicon, Mangala e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Belluschi e Defour;
Avançados: Hulk, Kléber, James Rodríguez, Cristian Rodríguez, Silvestre Varela e Djalma.


EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Champions League - Grupo G - 1ª Jornada
Palco: Estádio do Dragão - Porto
Data e hora: 13 de Setembro de 2011, às 19:45 h
Árbitro: Felix Brych - Alemanha
Transmissão: RTP1

1 comentário:

  1. Bom dia,

    O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.

    O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.

    Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.

    O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".

    Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.

    Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!

    Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.

    Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar