sábado, 15 de fevereiro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











No empate frente à Roma, em jogo da 1ª mão do Play-off da liga Europa, disputado no estádio do Dragão, Francisco Moura foi o salvador, evitando nova derrota, com um remate forte e colocado, aos 67 minutos, mantendo assim algumas esperanças, ainda que muito reduzidas, na qualificação, que obrigará a uma vitória no Olímpico de Roma, no jogo da 2ª mão.

Jogada começada na baliza portista com Diogo Costa, após defesa de nível de dificuldade elevada, a colocar a bola em Pepê com um pontapé bem dirigido, como ele muito bem sabe executar. O avançado brasileiro recebeu bem a bola já depois da linha de meio campo, correu em direcção à baliza, aproveitando o adiantamento da defesa contrária, entrou na área, permitindo a chegada de dois adversários. Atrapalhou-se chocando com eles, mas a bola sobrou para a chegada oportuna de Francisco Moura que sem hesitações atirou um míssil para a baliza se Svilar, obtendo um grande golo.
















Primeiro golo do defesa esquerdo portista de Dragão ao peito, registando o seu nome neste ranking de marcadores de golos do FC Porto, ocupando por isso a última posição (455º), juntando-se a um enorme pelotão de atletas com a mesma marca.



















Francisco Sampaio Moura, nasceu no dia 16 de Agosto de 1999, em Braga. 

Deu os primeiros passos na Academia Lacatoni, da sua cidade natal, ingressando no SC de Braga, na temporada de 2011/12 ao qual esteve vinculado durante 15 anos. Percorreu todos os escalões de formação arsenalista, estreou-se pela selecção de sub-18 e demorou apenas 6 meses a ser chamado aos sub-19. Em 2018, na Finlândia, esteve entre os júniores portugueses que bateram a Itália na final (4-3) e se sagraram campeões europeus de selecções.

Esse bom momento teve continuidade na equipa B bracarense, antes do internacional jovem ser cedido à Académica de Coimbra e regressar ao Minho para integrar o plantel principal. Carlos Carvalhal lançou-o logo à segunda jornada de 2020/21, fê-lo debutar na Liga Europa passado um mês e Francisco Moura começou a ganhar nome em Novembro, quando bisou em apenas 13 minutos na Luz e garantiu a vitória do SC Braga contra o Benfica (3-2).

Na altura descreveu-se como "um jogador explosivo" que consegue "ler bem o jogo e perceber o momento certo para pressionar ou ficar mais atrás na posição", mas uma lesão contraída na semana seguinte viria afastá-lo até ao final dessa temporada. Apesar de ter disputado 42 jogos em 2021/22 acabou por sair emprestado e por contribuir directamente para seis golos nas primeiras 34 partidas realizadas na nova casa, números que levaram o Famalicão a contratá-lo em definitivo e a utilizá-lo em 36 jogos durante o percurso que culminaria com o oitavo lugar no campeonato. O lateral assinou dois golos e cinco assistências na última campanha.

Nomeado capitão no arranque da terceira época, foi totalista no corredor esquerdo do quarteto defensivo que só sofreu golos à 4ª jornada, em Guimarães, e chegou ao Dragão com o rótulo de Defesa do Mês, atribuído pela Liga Portugal.

Francisco Moura chegou ao FC Porto no inicio desta temporada (ainda representou o Famalicão nas primeiras 4 jornadas de 2024/25) a troco de cinco milhões de euros, tendo-se estreado oficialmente no dia  15 de Setembro de 2024, no estádio do Dragão, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Farense, com vitória portista, por 2-1

Em itálico e a cheio, texto retirado do site oficial do FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário