sexta-feira, 16 de junho de 2023

BALANÇO DA TEMPORADA 2022/23

 PARTE II

CAMPEONATO NACIONAL (LIGA PORTUGAL BWIN)

Uma primeira volta muito abaixo do que era suposto e exigido terá de algum modo contribuído para o falhanço da revalidação do título nacional.

A derrota em Vila do Conde (3-1) na 4ª jornada, com uma exibição francamente negativa, o empate no Estoril (1-1) na 7ª jornada, com outra exibição pouco conseguida, a derrota no Dragão contra o Benfica (0-1) na 10ª jornada, esta muito influenciada por uma arbitragem habilidosa de um tal de João Pinheiro, o empate nos Açores, frente ao Santa Clara (1-1) na 11ª jornada, com mais uma exibição pouco convincente, novo empate na 15ª jornada, contra o Casa Pia, em Oeiras (0-0), num jogo de sentido único mas marcado pela incapacidade portista para ultrapassar o «autocarro» contrário, ditaram a tendência final da classificação portista.

Começar a segunda volta com um atraso pontual de 5 pontos para o Benfica e 1 ponto para o Braga, foi correr contra o prejuízo, de forma resiliente e ambiciosa. Nem mesmo depois da surpreendente derrota no Dragão, frente ao Gil Vicente (1-2) na 22ª jornada, obra acabada de um sujeito que de arbitragem nada percebe, isto para ser simpático, que fez disparar a diferença pontual para 8 pontos, a equipa portista atirou a toalha ao chão. Prometeu dar luta até final e cumpriu, apesar de mais um percalço na 25ª jornada, com o empate (0-0) em Braga. Depois foi à Luz humilhar o líder, impondo-se categoricamente, numa demonstração de superioridade absoluta (vitória por 2-1), deixando bem claro quem deveria comandar a prova, se tivesse havido verdade desportiva. Ora num país que se curva, em todos os sectores da vida nacional, ao benfiquistão, apelar à verdade desportiva seria pedir demasiado. Mesmo lutando contra todas essas ajudas possíveis e imaginárias, o FC Porto conseguiu adiar até à última jornada, a decisão do título antecipadamente decretado.

Para tal, o FC Porto encerrou o campeonato com uma série de  9 vitórias consecutivas, que lhe garantiram o segundo lugar com 85 pontos, menos dois que o Benfica e mais 7 que o Braga, 3º classificado.



























(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário