quarta-feira, 14 de junho de 2023

BALANÇO DA TEMPORADA 2022/2023

PARTE I

Uma Supertaça a abrir (3-0 ao Tondela), uma Taça da Liga pelo meio (2-0 ao Sporting) e uma Taça de Portugal a fechar (2-0 ao Braga), foi de festa em festa que o FC Porto somou um "triplete", com uma facilidade relativa, na sexta temporada de Sérgio Conceição como responsável máximo pela equipa técnica. 

A necessitar de fazer mais um encaixe financeiro importante e sem grandes fundos para investir, face ao "garrote" do fair play financeiro imposto pela UEFA, os Dragões tiveram que vender algumas das pérolas que começavam a despontar (Vitinha e Fábio Vieira), limitando as aquisições (David Carmo, Gabriel Verón e André Franco), para tentar dar luta aos rivais, bem mais folgados financeiramente. Não chegou para revalidar o título de campeão nacional, num Campeonato marcado pela subserviência da APAF em relação ao clube sobre o qual pendem uma série de processos que a Justiça tarda a resolver e simultaneamente uma influência nefasta em jogos do FC Porto, suficientemente graves para decidir o campeão, ainda assim só encontrado na última jornada, face à resiliência, classe e ambição patenteadas pelos azuis e brancos.

Temporada positiva, apesar do incumprimento do objectivo principal, com chegada aos oitavos-de-final da prova rainha do futebol europeu (Champions League), eliminados pelo Inter de Milão, finalista vencido da prova, numa eliminatória em que o FC Porto se revelou melhor equipa, falhando apenas na finalização.

PLANTEL

O plantel conheceu, como de costume, algumas alterações, com saídas e entradas.

































Nas saídas, destaque para as vendas de Vitinha, Fábio Vieira e Francisco Conceição, produtos das escolas de formação do Clube que deixaram nos cofres portistas importante verba. Marchesín que perdera o lugar para Diogo Costa, solicitou a saída para poder sonhar com o Mundial, Mbemba não renovou e Rúben Semedo não foi opção.

Nas entradas o maior destaque vai para a cara aquisição de David Carmo, que viria a revelar-se, pelo menos esta temporada, infrutífera. Samuel Portugal, Gabriel Verón e André Franco, foram outras três aquisições. Rodrigo Conceição regressou após empréstimo e os restantes, jovens da equipa B, ficaram "reservados" para trabalharem no plantel principal, fazendo a ponte entre os dois planteis.

PLANTEL FINAL













































































Fernando Andrade, avançado brasileiro de 30 anos, fez também parte do plantel mas não foi utilizado., ao contrário de Wendel Silva e Abraham Marcus, ambos da equipe B.

















Clicar nos quadros para ampliar.

(CONTINUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário