quarta-feira, 11 de novembro de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 












RUI PEDRO - Goleador Nº 334

Concretizou 2 golos em 13 participações oficiais com a camisola da equipa principal do FC Porto, na temporada de 2016/17.

Rui Pedro da Silva e Sousa, nasceu no dia 20 de Março de 1998, em Pedorido, Castelo de Paiva. Ponta de lança, começou a sua actividade de futebolista nos Sub-15 de um clube da sua terra natal, o Sporting Paivense, na época de 2011/12, tendo transictado para as escolas de formação do FC Porto, na temporada seguinte, passando sucessivamente por todos os escalões até se tornar profissional.

Cedo começou a destacar-se pela facilidade com que fazia golos, chegando a ser apontado como uma promessa bastante consistente para poder fixar-se no plantel principal. Antecipou quase sempre o salto dos diversos escalões etários, treinando com alguma regularidade com a equipa principal, ainda com idade de júnior. 

Foi sem surpresa portanto que na temporada de 2016/17, o treinador Nuno Espírito Santo o tenha acolhido e experimentado em jogos da equipa principal.






















A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu no dia 29 de Novembro de 2016, no Estádio do Dragão, frente ao Belenenses, em jogo da 1ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, que terminou com um empate sem golos. Rui Pedro começou no banco, tendo sido chamado ao jogo a partir do minuto 61, a render Laurent Depoitre.

Voltou a ser convocado na semana seguinte para o confronto frente ao SC Braga, realizado no dia 3 de Dezembro, no Estádio do Dragão, a contar para a 12ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS). O FC Porto vinha de uma sucessão de  4 empates, sem marcar golos e a expectativa era enorme. A equipa desperdiçava boas oportunidades e nesse jogo até uma grande penalidade. Nuno Espírito Santo decidiu lançar Rui Pedro aos 75 minutos, tirando o médio Óliver Torres e em boa hora o fez. O «miúdo» tornou-se o herói do encontro ao apontar o único golo do encontro, com um gesto técnico sublime, já em cima do tempo de descontos (95').

Este golo fez crescer água na boca e a expectativa para ver o avançado mais inserido na equipa principal. Desde então dividiu-se entre a equipa de juniores, a equipa B e a principal.

Voltaria a marcar, desta vez de cabeça, no dia 21 de Janeiro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao Rio Ave, em jogo da 18ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS), jogo que o FC Porto venceu por 4-2. Rui Pedro apontou o 4º golo portista aos 89 minutos, depois de ter entrado a substituir o defesa Miguel Layún, aos 56 minutos.

Esteve em 18 convocatórias mas nunca foi titular. Saiu do banco em 13 encontros e foi suplente não utilizado em 5. Esperava-se a sua confirmação na temporada seguinte, mas algo estranho se passou.








Dizem as «más línguas» que o atleta decidiu trocar Alexandre Pinto da Costa por outro agente e que com essa atitude terá hipotecado a hipótese de fazer parte do plantel principal da época de 2017/18.

A verdade é que Rui Pedro saiu por empréstimo para o Boavista, onde não foi devidamente aproveitado. Regressou no início da temporada de 2018/19, sendo integrado na equipa B, participando em 5 jogos/1 golo, acabando a temporada no Varzim, por empréstimo.

Seguiu-se o empréstimo aos espanhóis do Granada e ao Leixões, no decorrer da época de 2019/20, no fim da qual o atleta ficou livre, optando por renovar com o Leixões, seu actual clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário