domingo, 8 de novembro de 2020

INÍCIO SONOLENTO OBRIGOU A REVIRAVOLTA

 
















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO
























Depois da derrota em Paços de Ferreira, para o campeonato, era absolutamente imperioso voltar às vitórias e se possível com exibição prometedora, no mínimo parecida com a que o FC Porto realizou frente ao Marselha, no jogo anterior. Os Dragões cumpriram parte desse objectivo, vencendo com toda a justiça mas num jogo de duas caras, passando de uma primeira parte cinzenta para uma segunda de melhor desempenho a justificar os três pontos.

Sérgio Conceição, hoje na bancada em função da sua expulsão na jornada anterior, terá ficado agradado com a imagem da equipa frente aos marselheses e, continuando a não poder contar com o lesionado Pepe, optou por manter o onze titular, bem como o sistema táctico, então apresentados.























Frente a uma equipa bem apoiada num 5-4-1, a exercer pressão alta, os azuis e brancos manifestaram grandes dificuldades para construir as suas jogadas ofensivas, tanto mais que era notória alguma falta de concentração, com perdas de bola perfeitamente evitáveis, ora para fora, ora para o adversário, facilitando-lhe um perfeito desdobramento para o ataque,  com bom toque de bola, critério, qualidade de recepção, condução e passe.

Numa dessas perdas de bola enervantes, a equipa forasteira adiantou-se no marcador. Ligação imperfeita entre Uribe e Zaidu, com intercepção  e condução oportuna de Anderson, a flectir para o centro da área, apanhando o sector mais recuado desposicionado, lançamento da bola para a direita seguido de cruzamento para a entrada da pequena área, surgindo Beto, nas costas de Mbemba a cabecear à vontade para inaugurar o marcador (13'). Golo extremamente mal consentido que deveria ser motivo de atenta reflexão.

Face à fraca exibição, sem criatividade, velocidade, critério, lucidez, concentração e até, pasme-se, com deficit de qualidade técnica, durante quase toda a primeira parte, chegou a pairar o espectro de mais uma derrota, contrariada pela obtenção do golo da igualdade, já no expirar do tempo de compensação. Pontapé de canto apontado por Sérgio Oliveira para o coração da área, Mbemba subiu mais alto que a concorrência, cabeceando para as malhas (45'+3'), redimindo-se de algum modo do seu mau posicionamento no golo sofrido.

Na segunda parte o FC Porto voltou dos balneários com outra atitude fazendo o marcador  voltar a funcionar, para a reviravolta no marcador. Lançamento de linha lateral perto da área do Portimonense, efectuado por Manafá, Sérgio Oliveira fez recepção orientada, cruzando milimetricamente para a entrada fulgurante de Taremi, que com cabeceamento preciso, bateu Samuel (46').

O Portimonense não se deu por vencido e ainda conseguiu criar algum perigo, mas a subida de rendimento da equipa portista acabou por justificar novo golo, desta vez da autoria do mais inconformado jogador azul e branco, de seu nome Sérgio Oliveira. Marega recuperou a bola a meio campo, endossando-a a Otávio, este levantou a cabeça, viu a desmarcação de Corona à direita, lançou-a com precisão, o mexicano livre de adversários, recebeu, entrou na área, assistiu Sérgio Oliveira, que na passada rematou para o terceiro portista (89'). Ficava assim selado o resultado final.

Depois das dificuldades sentidas na primeira parte, parece-me urgente uma reflexão colectiva, para chegar a soluções bem mais prometedoras. O desgaste de um calendário exigente rouba discernimento e capacidade física a alguns atletas, parecendo notório haver gente incapaz de produzir o que está ao seu alcance, ao ser utilizado de três em três dias. O plantel dispõe aparentemente de soluções capazes de oferecer competividade à equipa, pelo que, no meu entender, a equipa técnica deveria diversificar com mais acuidade os jogadores a utilizar. Sei que não é tarefa fácil, nesta altura da época, pelas atenuantes da chegada de reforços muito tarde e em cima de um calendário bastante denso, mas ainda assim, jogadores como Mamadou Loum e Nakajima, do plantel da época anterior e ainda Taremi, deveriam ter mais minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário