quarta-feira, 29 de abril de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













NASCIMENTO - Goleador Nº 314

Apontou 2 golos com a camisola principal do FC Porto, em 14 participações oficiais, durante a temporada de 1989/90, única ao seu serviço.

Rui António Cruz Ferreira, conhecido nos meandros do futebol por Nascimento, nasceu no dia 22 de Março de 1960, em Leiria.

Os seus primeiros contactos com a modalidade aconteceram em terras de França, por ter emigrado com os seus pais, ainda de tenra idade. Sochaux e SRD Saint Die foram as suas escolas de formação, de iniciado até aos juniores.

Foi no entanto no União de Leiria que se tornou profissional, após o seu regresso a Portugal, cumprindo três temporadas (1979/80 a 1981/82).

Médio de marcação com espírito combativo, fazia da sua compleição física aliada a características guerreiras (agressividade, impetuosidade, determinação) as armas que o tornaram um jogador influente e respeitado.

As três temporadas seguintes foram passadas ao serviço do Vitória de Setúbal (1982/83 a 1984/85), onde se impôs com alguma facilidade, continuando a despertar o interesse de outros emblemas.

O outro Vitória, o de Guimarães, ganhou o seu concurso durante as 4 temporadas seguintes (1985/86 a 1988/89), tendo sido titular imprescindível, chegando mesmo a envergar a braçadeira de capitão de equipa. 

Chegou ao FC Porto no Verão de 1989, para fazer parte do plantel principal, sob a orientação técnica de Artur Jorge.

























Apesar de todas as suas qualidades, Nascimento não teve a vida facilitada face à forte concorrência no sector.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 19 de Novembro de 1989, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, em jogo da 9ª jornada do Campeonato nacional. Nascimento começou no banco e foi chamado ao jogo a partir do minuto 58, a substituir Semedo. O FC Porto venceu o encontro por 4-1.

Marcou apenas dois golos de Dragão ao peito, estreando-se no dia 6 de Dezembro de 1989, no Estádio das Antas, frente aos alemães do Hamburgo, em jogo da 3ª eliminatória (2ª mão), da Taça UEFA, com vitória portista por 2-1. O médio portista foi titular a tempo inteiro, tendo apontado o seu golo em cima do intervalo (45'), restabelecendo a igualdade (1-1).

Voltaria a marcar, desta vez o seu último golo, de azul e branco vestido, no dia 13 de Maio de 1990, no Estádio Municipal de Guimarães, frente ao Vitória local, em jogo da 33ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 2-0. Nascimento abriu o activo aos 42 minutos.

Segue-se uma foto, das poucas possíveis em que Nascimento foi titular. Esta terá sido na Póvoa de Varzim, quiçá num jogo de reservas:


































Nascimento não conseguiu confirmar as suas qualidades e acabou por ser emprestado ao Tirsense, clube que representou nas temporadas de 1990/91 e 1991/92, terminando a sua actividade na época seguinte, ao serviço do Amora FC.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato Nacional (1989/90) 

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário