quarta-feira, 11 de março de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













MBEMBA - Goleador Nº 284

Apontou até este momento 3 golos com a camisola principal do FC Porto, em 38 participações oficiais, desde Julho de 2019.

Chancel Mbemba Mangulu nasceu no dia 8 de Agosto de 1994, em Kinshasa, na República Democrática do Congo (Zaire). Fez a sua formação de futebolista em clubes como o ES La Grace e o MK Etanchéité.

Em 2011 deixou o Continente Africano para ingressar no Anderlecht da Bélgica, clube onde completou a formação e que o lançou como profissional. O defesa central congolês foi suplente não utilizado na conquista da Supertaça belga de 2013, mas reforçou a sua influência na época seguinte, assumindo papel importante nas conquistas da Jupiter League e da Supertaça de 2014.

Contratado pelo Newcastle no Verão de 2015, Mbemba foi utilizado com regularidade na época de estreia na Premier League de Inglaterra. Nas temporadas seguintes jogou menos mas ajudou o Newcastle a vencer a Championship de 2017, o terceiro título da carreira profissional, contribuindo para o regresso dos Magpies ao escalão principal.

Chegou ao FC Porto no Verão de 2018, para integrar o plantel treinado por Sérgio Conceição, para tentar ajudar os Dragões a revalidarem o título de campeões nacionais.


























O seu primeiro ano de azul e branco não foi muito bem sucedido face a uma lesão grave sofrida na pré-temporada que impediu a sua afirmação plena. Apesar de tudo, manteve-se como homem de confiança do seu técnico e alternativa aos centrais titulares.

A sua estreia oficial com a camisola principal do FC Porto aconteceu no dia 31 de Outubro de 2018, no Estádio do Dragão, frente ao Varzim, em jogo da 2ª jornada da Taça da Liga, com vitória portista, por 4-2. É desse jogo a imagem da equipa que se segue:


























Mbemba participou em apenas 6 jogos, dois dos quais como titular a tempo inteiro (o da foto e mais tarde contra o Nacional, para o campeonato) e uma vez como titular substituído. Esteve 20 vezes no banco dos suplentes, do qual s
ó saiu uma vez para render um seu companheiro. Foi ainda utilizado na equipa B em dois jogos completos.

Na temporada actual já superou todas as marcas, enquanto atleta do FC Porto. Leva já 32 utilizações, 23 das quais como titular a tempo inteiro, 3 titular substituído, 6 como suplente utilizado e 13 como suplente não utilizado.

Dotado de compleição física de respeito (1,82 m/80 kg), Mbemba possui também boa técnica e visão de jogo. sai a jogar com lucidez e vai até à área contrária impor a sua estampa atlética nos lances de bola parada. Não tem sido muito feliz na finalização mas já conseguiu fazer balançar as redes adversárias por 3 vezes.

A sua estreia a marcar de Dragão ao peito aconteceu no dia  19 de Outubro de 2019, no estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, frente ao Coimbrões, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com goleada portista por 5-0. Mbemba foi o autor do 3º golo, aos 12 minutos.

O segundo golo veio cerca de um mês depois, mais precisamente no dia 24 de Novembro de 2019, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Setúbal, no triunfo por 4-0. Mbemba abriu o activo aos 35 minutos.

O terceiro foi o mais recente, obtido no último encontro frente ao Rio Ave. Mbemba abriu o activo aos 18 minutos, apontando o golo que o faria subir neste ranking 51 lugares.










Acresce ainda que o defesa congolês é um dos pilares da defesa da sua selecção, somando 55 internacionalizações (13 como atleta portista) com 4 golos apontados, o último dos quais no importante jogo dos oitavos-de-final da CAN, que obrigou ao desempate pelas grandes penalidades, que acabaria por ditar a eliminação da sua equipa. Mas isso são contas de outro rosário que poderá recordar aqui, ainda que já desactualizada.

Fontes: Arquivo do Blogue, Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário