quarta-feira, 13 de junho de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº245













MAXI PEREIRA - Goleador Nº 245

Leva 4 golos concretizados em 100 participações oficiais com a camisola do FC Porto, nas últimas 3 temporadas ao seu serviço (2015/16 a 2017/18).

Maxi Pereira foi já objecto de apreciação individual, neste blogue, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 5 de Agosto de 2016, onde constam as principais incidências da sua carreira, até então, que poderá recordar clicando aqui.

Vou pois, como habitualmente em casos similares, limitar-me a fazer alguns acrescentos que considero interessantes.

























Contratado ao rival Benfica, Maxi Pereira chegou, viu, convenceu o treinador Julen Lopetegue, conquistando desde logo o seu lugar de defesa direito, como titular indiscutível, fruto da sua aplicação, raça e alguma capacidade técnica.

A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 15 de Agosto de 2015, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS 2015/16), com vitória portista por 3-0.

É desse jogo, a imagem da equipa titular que se segue:
























Jogador dinâmico, possante e incansável, Maxi Pereira, apesar da sua veterania (chegou ao FC Porto com 31 anos), mostrou-se capaz de fazer o vai-vem constante pelo seu corredor, com a eficácia de um jovem.

Ríspido na conquista da bola, às vezes duro para além das regras, Maxi deixou de ter o proteccionismo que o emblema anterior lhe garantia e sentiu na pele essa escandalosa diferença. Nos primeiros cinco jogos viu por 4 vezes o cartão amarelo, e o quinto chegou dois jogos depois. Sintomático.

Teve pois de refrear os seus instintos, passando a ser um jogador mais cauteloso e ponderado. Mesmo assim, acabaria a sua primeira época com 11 cartões amarelos, em provas nacionais.

Não sendo um defesa com golo, Maxi Pereira foi fazendo de longe a longe o gosto ao pé.

A sua estreia a marcar de azul e branco aconteceu no dia 6 de Março de 2016, no Estádio Municipal de Braga, frente ao Braga, em jogo a contar para a jornada 25 do Campeonato nacional, na derrota portista, por 3-1.

Só voltaria a marcar na época seguinte, por duas vezes. Em 1 de Abril de 2017, no Estádio da Luz, frente à sua anterior equipa, na 27º jornada do Campeonato Nacional, com empate por  1-1. Depois, em 21 de Maio de 2016, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, em jogo da 34ª e última jornada do Campeonato nacional, com derrota portista, por 3-1.

O seu último golo aconteceu já na época que terminou, época em que a sua utilização baixou consideravelmente, em jogo da Champions League. Foi precisamente no dia 1 de Novembro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao RB Leipzig, na vitória portista, por 3-1. Maxi apontou o 3º golo aos 93', fixando o resultado final.

É esse momento que a foto abaixo ilustra:





















Juntou ao seu palmarés mias 1 título nacional, agora de azul e branco vestido, encontrando-se neste momento em fim de contrato, não se sabendo ainda se vai continuar.











Faz parte dos eleitos da selecção do Uruguai, que vão estar no Mundial da Rússia, que começa já esta semana, tendo já completado o número de 126 internacionalizações, 21 das quais enquanto atleta do FC Porto.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (Liga NOS): 2017/18

Fontes: Arquivo do Blogue e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário