quarta-feira, 16 de maio de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 242













KELVIN - Goleador Nº 242

Apontou 4 golos em 26 participações oficiais na equipa principal do FC Porto ao longo das cerca de quatro temporadas ao seu serviço (2012/13 a 2014/15 e 2016/17).

Kelvin Mateus de Oliveira, nasceu no dia 1 de Junho de 1993, na cidade de Curitiba, município brasileiro, capital do estado de Paraná, bem a Sul do Brasil.

Não é de estranhar portanto que a sua formação de futebolista tivesse sido realizada no clube mais representativo do  estado de onde é natural, o Paraná Clube. Começou no ano de 2013, tendo percorrido os vários escalões até se tornar profissional com apenas 17 anos de idade.

Roberto Cavalo, o seu treinador nos seniores, dizia tratar-se de um jovem «com um pé esquerdo abençoado por Deus».

Chegou ao Porto aos 18 anos e encantou no jogo de apresentação do plantel de 2011/12, contra o Peñarol, assistindo Walter para o 3-0, na sua estreia no Dragão. Mas não ficou no plantel, tendo sido emprestado ao Rio Ave para se adaptar ao futebol português e ganhar experiência, tendo voltado na época seguinte (2012/13).

























A sua estreia oficial na equipa principal do FC Porto aconteceu no dia 20 de Outubro de 2012, no Campo Municipal de Santa Eulália, frente ao CCD Santa Eulália, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista por 1-0. Kélvin saiu aos 61 minutos, dando o seu lugar a Silvestre Varela. É desse jogo a imagem abaixo:

Foi mais uma temporada de adaptação oscilando entre a equipa B e a principal. Apesar da utilização esporádica por parte do treinador Vítor Pereira, foi a tempo de desbloquear, com dois golos, um jogo complicado com o Sporting de Braga, disputado em 8 de Abril de 2013, no Estádio do Dragão, em jogo da 25ª jornada do Campeonato nacional (Liga Zon Sagres). O Braga marcou primeiro e James Rodriguez restabeleceu a igualdade que teimava manter-se eternamente. Vítor Pereira apostou então em Kelvin, chamando-o ao jogo a partir do minuto 76 e o jovem brasileiro não se fez rogado, apontando dois golos de rajada (83' e 86'), estreando-se a marcar, na equipa principal, em dose dupla.

Apesar disso, a sua utilização não se alterou. Não desanimou, continuou a trabalhar na equipa B e haveria de ser também protagonista de um dos momentos mais inesquecíveis da história da nação portista: a 11 de Maio de 2013, aos 92 minutos do clássico contra o Benfica, na penúltima jornada, disparou um tiro indefensável com o seu pé esquerdo, verdadeiramente mágico, que levou à loucura milhares de adeptos, no Dragão e pelo Mundo inteiro, deixando o treinador adversário de joelhos, numa vitória que virou do avesso o rumo do título, escancarando o caminho para a conquista do tricampeonato pelo FC Porto, confirmado na jornada seguinte. A imagem que se segue é desse momento arrepiante:






















Vencedor do Dragão de Ouro de Jovem Atleta do Ano de 2013 e protagonista maior do Espaço K no Museu do Futebol Clube do Porto by BMG, Kelvin tinha tudo para despontar e continuar a sorrir, mas por vicissitudes algo estranhas não conseguiu convencer os treinadores que entretanto foram passando pelo Clube, nomeadamente Paulo Fonseca, Julen Lopetegui, Nuno Espírito Santo e Sérgio Conceição.











O seu destino tem sido os empréstimos sucessivos, Palmeiras (2015), São Paulo (2016) e Vasco da Gama (2017 e 2018). Até quando?

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):

1 Campeonato nacional (2012/13)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2012/13)

Fontes: Dados estatístico deste blogue, Zeroazero.pt e site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário