quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 205













EDUARDO GOMES - Goleador Nº 205

Apontou 5 golos em 100 jogos com a camisola do FC Porto, ao longo das 6 temporadas ao seu serviço (1965/66 a 1970/71).

Eduardo Oliveira Gomes nasceu no dia 12 de Agosto de 1942, em Matosinhos, tendo iniciado a sua actividade de futebolista nas camadas jovens do Leixões S.C.

Chegou à equipa sénior em 1961, depois de ter percorrido todos os escalões de formação, ajudando a sua equipa a bater o FC Porto, na final da Taça de Portugal dessa temporada.

Por lá se manteve durante 4 temporadas, no fim das quais veio fazer parte do plantel azul e branco, então sob o comando técnico do brasileiro Flávio Costa (1965/66).

























Começou por ser utilizado como extremo direito, mas passado pouco tempo fixar-se-ia a médio defensivo, mas com acção deambulante por todo o seu sector, arriscando de quando em vez e com rara oportunidade, incursões no ataque pela ala direita bem como o remate para golo.

A sua estreia de Dragão ao peito aconteceu no dia 11 de Setembro de 1965, no Estádio das Antas, frente ao Barreirense, em jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional, com derrota surpreendente, por 0-1.

O seu primeiro golo de azul e branco chegaria muito mais tarde, mais precisamente no dia 18 de Junho de 1967, no Estádio Dias Garcia, S. João da Madeira, frente à Sanjoanense, em jogo da 2ª mão dos Quartos-de-final da Taça de Portugal, com empate a duas bolas. Gomes aponto o 1º golo do FC Porto, aos 27 minutos.

O seu grande momento foi o da vitória na Taça de Portugal, em 16 de Junho de 1968, jogo em que foi titular, como documenta a foto a baixo:

























Eduardo Gomes, sem ser um dos imprescindíveis jogadores do plantel foi sempre um jogador útil, chegando mesmo a capitanear a equipa.
















Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1967/68)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

1 comentário:

  1. Boa análise sobre esse futebolista que teve curiosidades interessantes na sua vinda e continuidade para o FC Porto, conf. http://memoriaporto.blogspot.pt/2017/03/eduardo-gomes-um-dos-valentes.html
    Armando Pinto

    ResponderEliminar