quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 204













MALAGUETA - Goleador Nº 204

Fez balançar as redes adversárias por 5 vezes, enquanto atleta do FC Porto, em 43 jogos oficiais, ao longo de 4 temporadas ao seu serviço (1966/67 a 1968/69 e 1972/73).

Serafim dos Anjos Mesquita Pedro, conhecido no futebol pela alcunha de Malagueta, nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1947, em Benguela (Angola), então Província Ultramarina portuguesa.

Começou a sua actividade de futebolista nas escolas de formação do clube da sua terra natal, o Sport Benguela e Benfica. Filho de um jogador conhecido por ficar com as faces rosadas, depois de algum esforço no decorrer dos jogos, herdou-lhe a alcunha de Malagueta por esse motivo.

Chegou ao FC Porto na temporada de 1966/67, após período de observação que o Clube sempre dispensou nas diversas províncias ultramarinas, para fazer parte do plantel principal, orientado por José Maria Pedroto.

Jogador rápido, versátil, tecnicamente interessante, Malagueta podia ter sido um caso sério na modalidade se tivesse mentalidade competitiva. Não tinha, jogava para se divertir, e fruto da sua irreverente juventude, acabou por se perder cedo não só para o futebol como para a vida, já que viria a falecer ainda muito novo (39 anos de idade). 

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 19 de Março de 1967, no Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira, frente à Sanjoanense, em jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato nacional, com empate por 1-1.

O primeiro dos cinco golos, apontados de Dragão ao peito, foi contra o Belenenses, no dia 16 de Abril de 1967, no Estádio das Antas, em jogo da 23ª jornada co Campeonato nacional, na vitória por 2-0, com o extremo portista a inaugurar o marcador, aos 9 minutos.

A foto abaixo é da temporada seguinte, 1967/68, num dos poucos jogos em que Malagueta foi titular:
























Apesar de pouco utilizado, Pedroto preferia a experiência e ponderação de Nóbrega, Malagueta ainda conseguiu associar o seu nome à conquista da Taça de Portugal dessa temporada, ao ser utilizado nos dois jogos frente ao Varzim, adversário da 2ª eliminatória, «despachado» com duas goleadas (4-0 e 5-1).

No final da 3ª época acabou por ser emprestado ao Barreirense, onde esteve mais 3 temporadas, para regressar ao plantel portista em 1972/73, então treinado pelo chileno Fernando Riera.













Mais uma vez Malagueta não conseguiu ser um atleta influente e no final dessa temporada foi cedido definitivamente ao Sp. de Espinho, onde jogou até à temporada de 1977/78.

Acabaria a sua carreira no G.D. Peniche em 1978/79.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1967/68) 

Sem comentários:

Enviar um comentário