quarta-feira, 19 de abril de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 189













VALDEMAR - Goleador Nº 189

Apontou 6 golos em 230 jogos com a camisola do FC Porto, ao longo das 9 temporadas ao seu serviço (1965/66 a 1973/74).

Valdemar de Barros Pacheco, nasceu no dia 26 de Outubro de 1943, na freguesia de Lordelo, Paredes. Os seus primeiros contactos com o futebol, aconteceram com a idade de júnior, quando depois de ter passado pelo clube da sua terra natal, o Aliados de Lordelo e nunca ter sido utilizado, decidiu ir treinar ao FC Porto.

Reboredo era à altura o treinador desse escalão etário e logo o convidou para fazer parte do plantel portista, tendo posteriormente sido treinado por José Pedroto, ainda como júnior.

Chegou a ser pré-convocado para a Selecção nacional da categoria, mas não foi além disso.

Em 1961, Valdemar ascendeu à categoria de sénior, tendo passado duas temporadas a ser utilizado na então chamada equipa de reservas, para depois ser emprestado, para rodar, ao União de Lamas (1963/64).

Regressou na temporada seguinte, contudo a intromissão do serviço militar obrigatório obrigou-o a adiar por mais um ano a sua afirmação efectiva na equipa principal do FC Porto.

























A sua estreia oficial na principal equipa do FC Porto aconteceu no dia 19 de Setembro de 1965, no Estádio do Mar, frente ao Leixões, em jogo da 2ª jornada do campeonato nacional, com vitória portista, por 3-2.

Defesa possante, polivalente e dono de um pontapé canhão, Valdemar haveria de ficar famoso pelo golo que marcou, de livre directo, na final da Taça de Portugal, disputada no Estádio do Jamor, em 16 de Junho de 1968, frente ao Vitória de Setúbal, golo que restabeleceria a igualdade (1-1), aos 15 minutos, num jogo que acabaria com a vitória portista, por 2-1 (Nóbrega marcou o 2º, aos 23 minutos) e a consequente atribuição da Taça de Portugal, título que já fugia há 10 anos, nesta prova.

A imagem que se segue é exactamente dessa final:
























Valdemar foi realmente um esteio da defesa portista e um jogador importante pela sua regularidade.


















No final da carreira e antes de pendurar as botas ainda alinhou uma temporada no Sp. Espinho (1974/75), realizando 28 jogos.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1967/68)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Site oficial do Aliados FC Lordelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário