sábado, 10 de agosto de 2013

PENTACAMPEÃO, AGORA TAMBÉM NA SUPERTAÇA















FICHA DO JOGO

















































Começou bem a época para o FC Porto com mais um triunfo na Supertaça Cândido de Oliveira, a quinta consecutiva e a 20ª da colecção, para o Museu.

Frente a uma equipa combativa mas sem grandes argumentos, ainda a recuperar da perda de alguns jogadores importantes, do plantel da época passada, que lhe garantiu a proeza da vitória na Taça de Portugal, os campeões nacionais construíram uma exibição segura, serena e sem sobressaltos.

Com duas partes bem distintas, os azuis e brancos aproveitaram da melhor maneira e com eficácia os primeiros erros defensivos dos vimaranenses e assim, aos 17 minutos já venciam por dois a zero, fruto dos dois primeiros remates.

























Depois foi só controlar, impor a toada que mais lhe agradava e voltar a esperar por novos erros. Foi o que aconteceu em cima do intervalo, com Lucho Gonzalez a aproveitar da melhor maneira um desentendimento do guardião com um defesa do Guimarães.

























O segundo tempo foi jogado ainda com mais controlo e menor velocidade. Ainda assim o quarto golo esteve para acontecer em três ou quatro ocasiões, que porém não foram aproveitadas com a mesma eficácia.

Vitória incontestável, justa e até escassa, num jogo bastante desequilibrado. 

Paulo Fonseca lançou, com alguma surpresa, o ex-Estoril Licá que correspondeu ao que dele se esperava. De resto, as exibições dos jogadores portistas, de uma maneira geral, não saíram de uma bitola pouco mais que razoável com alguma preponderância para Otamendi e Mangala na defesa e Lucho Gonzalez na linha média.

Achei Alex Sandro e Silvestre Varela muito lentos e complicativos, Fernando algo trapalhão e Jackson perdulário. Fucile esteve bem no apoio ao ataque, tirando alguns bons cruzamentos. Quintero, nos 14 minutos que esteve em campo também apresentou bons pormenores.



3 comentários:

  1. Grande dia para todos os portistas mas, também, para este blog!

    Esperemos que sejamos mais vezes penta, penta vezes 5, ou 10... muitas vezes. Penta no andebol, bi-penta mais um no hóquei com interregno, como a gente sabe, estando o ceptro no local onde deve estar. Vamos. Com respeito por nós, pelos adversários e dos jogadores por aquilo que representam, e eles sabem bem, vamos fazer uma época boa. Não quero embandeirar em arco, mas à altura dos nossos pergaminhos temos condições para fazer...e, citando alguém que abomino mas que, depois de muito labor e suor, encontrei uma forma de as encaixar,"vocês sabem do que eu estou a falar..."; neste caso...Champions (na Luz) e campeonato. Bem sei que é um sonho, mas ainda não levamos com nenhuma taxa da administração fiscal central sobre os sonhos, pois não..

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Se o FC Porto tivesse jogado a um nível inferior àquele que se viu e o VSC de Guimarães fosse igual ao que ontem demonstrou, seria provável que hoje estivéssemos a lamentar a perda da Taça. Quero dizer que, se o FC Porto, mesmo estando ainda, como é normal, em processo de crescimento (e essa particularidade e´, talvez, a melhor ilação que se pode tirar do que ontem mostrou) e não tivesse estado ao nível que se viu, este Vitória não teria regressado ao Minho de "mãos a abanar".



    Estando no início da época e com mudanças na equipa e nos treinadores, seria prematuro que a equipa tivesse exibido um futebol que só acontece um ou dois meses após o início da época. Nesta altura o que me parece animador é constatar que o processo para a boa forma está a desenvolver-se bem, a equipa mostra confiança e isso vê-se no ânimo dos sócios e dos adeptos e o plantel dá garantias firmes de qualidade e quantidade, como ontem ficou demonstrado quer nos desempenhos individuais quer no colectivo.

    Salvo quaisquer surpresas que possam surgir até ao fecho do mercado de jogadores, este plantel é bom em número e qualidade.

    Dragão, Sempre!

    ResponderEliminar
  3. Jogo bem conseguido, vitória clara, mas escassa para tanta superioridade.

    Abraço

    ResponderEliminar