segunda-feira, 11 de março de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LVI












Emmanuel Mbola - Internacional E56: Este é talvez um dos fenómenos raros de internacionalização precoce, em todo o Mundo. Conta já com 24 internacionalizações (3 pelo Zanaco FC, 10 pelo Pyunic FC, 1 pelo TP Mazembe e 10 pelo FC Porto).

Estreou-se pela Selecção nacional principal da Zâmbia com 15 anos, 10 meses e 19 dias, tornando-se no segundo jogador mais jovem de sempre a participar na Taça de África das Nações. Foi exactamente em 29 de Março de 2009, no Cairo, frente ao Egipto, em jogo de qualificação para o Mundial de 2010 que serviu simultaneamente de apuramento para a fase final da CAN/2010.

Mbola, apesar da sua juventude e inexperiência viria a cotar-se como elemento preponderante e indiscutível do seleccionado Chipolopolo, durante toda a CAN/2010, revelando-se um dos melhores jogadores do torneio, onde a Zâmbia viria a ser eliminada nos quartos-de-final, no desempate por grandes penalidades, frente à Nigéria.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à selecção principal do seu país, concretizando a sua 15ª internacionalização, em 9 de Junho de 2012, em Ndola, frente ao Gana, em jogo de qualificação para o Mundial de 2014, com vitória por 1-0. 

Recentemente esteve na África do Sul a disputar a fase final da CAN/2013, tendo participado em dois dos três jogos da sua selecção, que integrada no Grupo B, não foi além do 3º lugar, ficando eliminada na 1ª fase.

Natural de Kabwe, Zâmbia, começou a sua carreira nas escolas de formação do Mining Rangers, clube que representou até Junho de 2008, tendo-se transferido para o Zanaco FC para jogar a época de 2008/09.

Defesa lateral esquerdo de baixa estatura mas fisicamente possante, rápido, com bom domínio de bola, bastante agressivo e ofensivo, procura com pertinácia a linha de fundo para os seus cruzamentos perigosos ou deriva para o interior para desferir os seus potentes remates e tem como outra importante característica a versatilidade pois pode desempenhar qualquer lugar do seu corredor, com a mesma eficácia. Apesar de tudo ataca melhor do que defende e foi considerado um diamante em bruto pronto a ser lapidado, pelos responsáveis do Pyunic Yerevan, da Arménia, que o contrataram em Julho de 2009, com 16 anos apenas.

Na Arménia, venceu a Taça e o Campeonato, tornando-se o primeiro jogador do seu país a competir numa eliminatória da Champions League, mas viria a ser suspenso pela FIFA, por ter feito um contrato profissional, aos 16 anos, que inviabilizou a sua participação no CAN/2012 e fez estagnar a sua progressão durante alguns meses. Inicialmente disputado por Tottenham Hotspur e Arsenal de Londres, acabou no TP Mazembe, da República do Congo que o acarinhou neste período difícil e onde jogou de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2011.

Em Janeiro de 2012 foi autorizado a cumprir um período de testes no FC Porto para treinar nos escalões de formação. Juntou-se então à equipa Sub-19, realizando alguns jogos da fase final do campeonato nacional.

Mbola continua emprestado até Junho deste ano, com opção de compra, fazendo actualmente parte do plantel da equipa B do FC Porto. Neste escalão, participou apenas em três jogos como titular, completando 175 minutos e esteve no banco como suplente não utilizado em 4 jogos.











































(Continua)
Fontes: Fifa.com, TRansfermarkt.co.uk, Worldfootball.net, Soccerway, ZamFoot - Zambianfootball.co.zm, ZeroZero.pt e Base de dados actualizados de Rui Anjos

1 comentário:

  1. Isto está mesmo um trabalho muito completo! O que diz tudo.
    Quando terminar, por ora, embora sempre com atualizações, sugiro que proponha a uma editora a respetiva publicação, para assim poder ser e ficar numa edição acessível à maioria do público interessado. O que até deveria começar já a tratar, para quando tiver o número total de internacionais, até ao momento, logo poder andar para a frente... que o mesmo é dizer que tão importante estudo merece ficar em livro perdurável.

    ResponderEliminar