segunda-feira, 4 de março de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LV












Danilo - internacional E55: Vestiu a camisola de Selecção nacional do Brasil por 6 vezes (2 pelo Santos FC e 4 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu em 15 de Setembro de 2011, em Córdoba, num jogo amigável frente à Argentina, no âmbito do Super-clássico das Américas, que terminou com um empate sem golos.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à selecção principal do seu país, para concretizar a sua 3ª internacionalização, em 26 de Maio de 2012, em Hamburgo, num particular contra a Dinamarca, com vitória brasileira por 3-1.

O percurso de Danilo na selecção brasileira é em tudo parecida com a do seu compatriota e companheiro de equipa Alex Sandro. Também ele, antes de chegar à selecção principal da «canarinha», tinha-se já evidenciado nas selecções de outros escalões, fazendo parte  da equipa que venceu o Sudamericano, Sub-20, que se disputou no Perú, em 2011, entre 16 de Janeiro e 3 de Fevereiro e também fez parte da equipa que venceu o Mundial Sub-20, disputado na Colômbia, entre 29 de Julho e 2 de Agosto, do mesmo ano, título conquistado frente à sua congénere portuguesa, por 3-2, após prolongamento.

Tal como o seu companheiro de clube e selecção, posteriormente e já como atleta do FC Porto, fez também parte da equipa nacional brasileira que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres/2012, que se disputou entre 16 de Julho e 12 de Agosto de 2012, ao perder na final contra o México.

Natural de Bicas, Estado de Minas Gerais, Brasil, iniciou a sua actividade nas escolas de formação do América de Minas Gerais, onde se viria a estrear com profissional em 2009. No ano seguinte foi considerado a maior revelação do campeonato mineiro, despertando o interesse de outros clubes brasileiros. Enquanto atleta do América MG, Danilo coleccionou no seu palmarés o título de Campeão mineiro júnior de 2009 e o Campeonato Brasileiro Série C.

Em Julho de 2010 foi contratado pelo Santos FC, onde acumulou os títulos paulistas de 2010 e 2011, a Copa do Brasil de 2010 e a Taça dos Libertadores da América de 2011.

As suas performances, quer no Santos como nas Selecções nacionais, despertaram o natural interesse do FC Porto, que mais uma vez em disputa directa com o Benfica, garantiu a sua aquisição, a troco de 17,8 milhões de euros, por 100% do passe, ficando com uma clausula de rescisão de 50 milhões de euros, tornando-se no 2º jogador mais caro da história do Clube.

Rápido, com talento para desempenhar qualquer posição, no corredor direito e até mesmo evoluir em zonas mais interiores do relvado, Danilo, de apenas 20 anos, é um dos jogadores mais promissores do futebol brasileiro, tendo chegado ao FC Porto em Janeiro de 2012, um pouco contra a vontade do Santos FC que só o queria libertar em Julho. Por isso foi protelando o envio do certificado internacional até a SAD portista ter encontrado uma solução satisfatória para ambas as partes: a cedência por empréstimo, ao clube brasileiro do lateral direito Jorge Fucile, com quem o treinador Vítor Pereira já não contava.

A estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu assim em 22 de Janeiro de 2012, no Estádio do Dragão, frente ao V. de Guimarães, em jogo da 16ª jornada da Liga Zon Sagres 2011/12, ganho pelo conjunto portista por 3-1. Entrou logo na equipa e de forma muito promissora, mas uma lesão prolongada impediu-o de dar continuidade à sua progressão, regressando apenas para as duas últimas jornadas, então num nível bastante inferior.

Embora Danilo ainda não tenha justificado a alta verba que custou, tem demonstrado qualidades e parece, no momento, começar a ganhar a confiança necessária para se impor definitivamente como indiscutível na equipa.

Enquanto jogador do FC Porto, o defesa direito brasileiro participou até hoje em 39 jogos, concretizando 2 golos, conforme quadro estatístico que se segue:








Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato Nacional (2011/12)































(Continua)
Fontes: Transfermatrkt.co.uk; Worldfootball.com e Base de dados actualizados de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário