sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VITÓRIA SEGURA E TRANQUILA

















FICHA DO JOGO

























O FC Porto voltou às vitórias hoje em Aveiro, num jogo tranquilo e seguro, frente a uma equipa sem ambição que se preocupou apenas e só em defender a sua baliza.

Foi por isso o jogo do gato e o rato, com os Dragões a imporem o domínio e o controlo durante todo o jogo. O Beira-Mar foi ofensivamente inexistente. 

Os azuis e brancos tiverem de fazer um jogo paciente e persistente para tentar abrir espaços que raras vezes eram consentidos pelo «autocarro» aveirense.

O jogo tranquilo e pausado dos jogadores portistas deixava adivinhar algumas dificuldades. Depois de algumas boas tentativas, o jovem internacional ganês Atsu, hoje de regresso à equipa, após uma prolongada ausência para participar na CAN/2013, desferiu um remate certeiro, de fora da área, desbloqueando o jogo.





















Com vantagem no marcador e ciente da falta de ambição do adversário, os campeões nacionais mantiveram o ritmo baixo, como que a descansar com bola.

A segunda metade foi um pouco a repetição do primeiro, com o FC Porto a dominar e a controlar, procurando aqui ou ali, acelerar para criar desequilíbrios mas sem exuberâncias.

Aos 73' os Dragões dilataram o resultado numa jogada rápida, com Danilo a fazer um passe longo a rasgar, Jackson já dentro da área recebeu a bola com o pé esquerdo, evitando simultaneamente um defesa, flectiu para a direita e num belo gesto técnico atirou para a baliza, não dando hipóteses de defesa. Belo golo e vão 20 para a sua conta pessoal, neste campeonato, que o coloca para já na 3ª posição dos melhores marcadores europeus.

Até final ainda houve tempo para Xistra deixar a sua marca com uma expulsão mais que ridícula a Mangala.

Destaque para Atsu (um dos principais desequilibradores portistas), para Izmaylov (sempre muito prático, pendular e com grande qualidade de passe, apesar da sua lentidão) e para a grande qualidade de ambos os golos.

3 comentários:

  1. Boas,

    Mais um jogo pleno de posse e oportunidades, de referir a grande segunda parte do meio campo, moutinho,Lucho, Fernando e Izma ... e para acabar o golo de "action" Jackson.
    Um bom ensaio para a champions.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Frente a uma equipa que jogou como se previa, muito fechada e apenas com Yazalde na frente, o conjunto treinado por Vítor Pereira entrou bem, dominador, a controlar totalmente o jogo, mas em ritmo baixo, pouca intensidade, pouca pressão, pouca gente junto dos avançados, pouca profundidade e pouca contundência, com Jackson algo complicativo. Valeu o golo de Atsu e pouco mais digno de registo se passou, com a equipa portista a ir para o intervalo com uma vantagem justa, frente a uma equipa aveirense totalmente inofensiva.

    Na segunda-parte, foi bem diferente, para melhor, a exibição do conjunto azul e branco. Mesmo sem ter aumentado muito a velocidade e intensidade, o F.C.Porto pressionou mais, circulou melhor, meteu mais gente na zona ofensiva, teve mais largura e profundidade, foi criando lances de perigo, marcou o segundo golo, por Jackson - magnífica jogada e conclusão, com pormenor de classe, de Cha Cha Cha - e daí até final, com o adversário vencido e convencido, quase se limitou a deixar passar o tempo.

    Resumindo, foi uma vitória tranquila, sem discussão, embora, pelo domínio absoluto, pela superioridade em todos os capítulos de jogo e até pela qualidade, nomeadamente na etapa complementar, a equipa portista devia ter marcado mais golos. Não marcou, é pena, mas paciência, o fundamental, a conquista dos 3 pontos, foi conseguido.

    Notas finais:
    Em vésperas de um jogo muito importante e já com o pensamento no Málaga, Vítor Pereira a teve possibilidades para gerir, fazendo sair Atsu, Lucho e Moutinho, dando minutos a Maicon, James e Castro.
    De destacar os 90 minutos e de qualidade, de Izmaylov.

    O jogo não podia ter terminar sem uma Xistralhada, com uma expulsão incrível de Mangala. Está visto, neste futebolzinho, um jogador que salte muito, que tenha uma grande capacidade física, tem que ter cuidado. Só faltava agora darem dois jogos de castigo ao francês do F.C.Porto...
    Se tivessemos a mania da perseguição até podíamos dizer que os cartões foram mesmo para os jogadores que estavam em risco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vitória escassa para tamanho domínio do FC Porto. Jogo muito bem urdido, de acordo com aquilo a que nos tem habituado esta excelente equipa. Em ritmos de jogo variáveis, em cadências determinadas para cada circunstância e momento, a equipa portista dá sempre o mote para a vitória no encontro, confere-lhe nexo, sentencia-o com saber, qualidade, oportunidade. E com muita classe!
    Dois golos, duas obras-primas de jogadores de grande craveira técnica. Atsu e Jackson Martinez são pérolas de um tesouro que é esta equipa. Bom jogo também de Otamendi, Mangala, Alex, Moutinho, Lucho e Fernando (sempre discreto, sempre eficiente!). Ismaylov: foi à bruxa ou o bruxedo morava em Alvalade?! Vítor Pereira: mais uma vez, PARABÉNS pelo excelente trabalho.
    Uma nota para um verdadeiro atentado ao futebol, o segundo amarelo a Mangala: se o lance protagonizado pelo central francês merece a repreensão, então o que valeria uma agressão e um puxão da camisola do árbitro em recente jogo na Madeira?!!! Toda a gente sabe a resposta, mas ninguém, de direito, a quer dar… Uma vergonha!

    Abraço, amigo.

    ResponderEliminar