segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LII












Kléber - Internacional E52: Vestiu a camisola da Selecção nacional do Brasil por duas ocasiões (ambas ao serviço do FC Porto). A sua estreia aconteceu em 10 de Novembro de 2011, em Libreville, num jogo amigável frente ao Gabão, com vitória brasileira por 2-0.

De resto e com alguma surpresa, Mano Menezes, seleccionador brasileiro da altura, manifestou alguma curiosidade para experimentar novas opções para a sua equipa e lembrou-se deste avançado do FC Porto que jogava ao lado de Hulk. Assim, em Setembro de 2011, começou por convocar o atleta para os amigáveis agendados contra o México e a Costa Rica, mas uma inconveniente lesão no ombro esquerdo afastou a possibilidade de estreia. Porém, em Novembro, já recuperado, Kléber não foi esquecido e Mano Menezes voltou a convoca-lo para nova sessão de dois jogos amigáveis. Foi a possibilidade do jovem avançado brasileiro se mostrar, contra o Gabão e o Egipto, jogos que não correram particularmente bem  ao avançado portista, que teve uma participação residual (entrou para os últimos 20 minutos, no primeiro jogo e nos últimos 10, no segundo) e não mais foi chamado. 

Natural de Estância Velha, região de Porto Alegre, Brasil, Kléber iniciou a sua carreira nas escolas de formação do Residencial Praia de Camburi (RPC), localizado em Jardim Camburi, Vitória. Deixou a cidade natal para ir jogar em Minas Gerais, representando o Atlético local, onde, em 2009, foi lançado na equipa principal e se tornou profissional.

Na falta de oportunidades para jogar no campeonato brasileiro, o jovem avançado foi emprestado ao CS Marítimo da Madeira em Agosto de 2009. Na Ilha portuguesa, foi consolidando a sua titularidade ajudando a equipa insular a classificar-se para a Liga Europa.

Surgiu então o interesse do FC Porto que reconhecendo nele potencialidades e margem de progressão e sabendo da sua situação de emprestado, entrou em negociações directas com o detentor dos seus direitos desportivos, o Atlético de Minas Gerais, que chegou mesmo a aceitar a proposta portista. Mas como o vinculo de empréstimo ao Marítimo se prolongava até Junho de 2011, a negociação viria a ser abortada pela insistência do presidente do clube madeirense, que em rota de colisão com o FC Porto (já tinha perdido Djalma, a custo 0), entendia ter direito a uma indemnização, que obviamente os Dragões não estavam dispostos a pagar.

Seguiu-se uma sucessão de episódios rocambolescos, com o jogador a tentar forçar a sua saída imediata para o Dragão, enquanto o presidente maritimista tentava coloca-lo no Sporting. Nenhuma das situações teve êxito e o atleta teve de conformar-se e continuar a defender as cores do Marítimo até ao fim do empréstimo.

Em Julho de 2011 o FC Porto voltou à carga e a troco de cerca de 2,5 milhões de euros conseguiu negociar com o Atlético MG os direitos desportivos e os 50% dos direitos económicos, que os clube brasileiro detinha, tornando-se Dragão como pretendia e com uma clausula de rescisão de 40 milhões de euros.

Kléber começou o seu percurso no FC Porto de forma auspiciosa e prometedora, ao anotar 5 golos no mesmo número de jogos disputados durante a pré-época, tendo marcado mais 10 golos nos 33 jogos oficiais, durante a sua primeira época vestido de azul e branco.

A estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu em 7 de Agosto de 2011, em Aveiro, frente ao V. de Guimarães, em jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, ganha pelo conjunto portista por 2-1, onde Kléber cumpriu com normalidade os 90 minutos do jogo.

As sua performances na temporada de 2011/12 foram aceitáveis até uma parte da época, mas depois de uma lesão que o afastou durante algumas semanas não mais conseguiu estabilizar.

A verdade é que, conforme reconheceu, veio para ser segunda opção, aprender e progredir com um jogador de referência e eleição, que era Falcao, mas a súbita e surpreendente saída do avançado colombiano nos derradeiros momentos do fecho do mercado, acabou por precipitar o seu  precoce lançamento «às feras». A sua reacção inicial foi positiva, mas a sua débil estrutura emocional acabou por fazer mossa. Kléber sentiu demasiado a responsabilidade de substituir um goleador incomparável e não conseguiu libertar-se da sua sombra, caindo numa irregularidade galopante que o transformou num jogador ansioso, trapalhão, instável, inútil e por isso muito pouco utilizado.

Viu-se ultrapassado pela contratação de Inverno, o austríaco Marc Janko e na temporada em curso, com a contratação de Jackson Martinez e agora de Liedson, ficou sem espaço. O treinador Vítor Pereira manifestou já que não contava com ele e só um episódio caricato protagonizado pela SAD do Sporting abortou a sua transferência para os leões. Agora o seu destino talvez seja o Brasil, onde o mercado só fecha no final de Fevereiro.

Enquanto jogador do FC Porto, Kléber participou até ao momento, em 43 jogos e concretizou 11 golos, conforme quadro estatístico que se segue:








Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato nacional (2011/12)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2010/11 e 2011/12)


























(Continua)
Fontes: Transfermarkt.co.uk; Worldfootball.co e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

4 comentários:

  1. caríssimo,

    este não é para publicar, ok?

    há uma gralha no quadro das participações.
    o Kléber tem um golo na Taça de Portugal e zero na Supertaça - neste foi o Jackson que resoveu (o seu primeiro golo com a nossa camisola).

    pode conferir aqui

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. « Kléber sentiu demasiado a responsabilidade de substituir um goleador incomparável e não conseguiu libertar-se da sua sombra, caindo numa irregularidade galopante que o transformou num jogador ansioso, trapalhão, instável, inútil e por isso muito pouco utilizado »

    para além de que se acomodou cedo demais.
    penso que não estarei errado ao pensar que, para ele, basta "estar" no FC Porto, fazer parte do plantel, dar uns toques na bola, ser convocado de vez em quando, alinhar uns minutos e receber (dizem-me) noventa milenas ao final do mês.
    "isto" por um jogador que actualmente nem uma bola consegue recepcionar em condições...
    é triste...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. aliás, não foi na Taça de Portugal, mas na ex-taça da bjeKa :D

    abr@ço
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Miguel pelo teu olho de lince, chamando-me à atenção para o erro no mapa estatístico. Efectivamente o golo apontado por Kléber, esta época, não foi na Supertaça, mas sim na Taça de Portugal.

    Está feita a correcção no referido mapa.

    Um abraço

    ResponderEliminar