sábado, 10 de março de 2012

PODE-SE SER CAMPEÃO A JOGAR ASSIM?

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Dormir à sombra da bananeira foi o que a equipa do FC Porto se dignou fazer hoje perante um adversário que já lhe tinha causado dissabores semelhantes no joga da Taça de Portugal, em que os azuis e brancos saíram copiosamente derrotados.

A Académica, com a lição bem estudada, apareceu mais uma vez muito bem organizada e solidária nas tarefas defensivas, roubando espaços para a manobra dos jogadores portistas, que, numa toada irritantemente pausada e nada imaginativa, iam mastigando e denunciando o seu futebol, exagerando nos passes errados e sem progressão, facilitando a tarefa forasteira, que se deu ao luxo de esporadicamente pôr em sentido a defensiva portista.

Só depois da meia hora de jogo, os Campeões nacionais conseguiram um primeiro remate que, ainda assim, saiu desenquadrado da baliza. Os lances mais perigosos aconteceram na área portista e daí até ao golo que gelou o Dragão foi um ápice. Tal como no famigerado jogo da Taça, o FC Porto não conseguiu impor, durante toda a primeira parte, argumentos para ultrapassar o esquema defensivo arquitectado por Pedro Emanuel.

Vítor Pereira fez o mesmo onze entrar para o segundo tempo e os primeiros minutos não foram muito diferentes. A equipa parecia tolhida, sem rasgo, sem ideias, sem soluções. 

Quando perceberam que seria necessário um pouco mais de velocidade, os azuis e brancos começaram a aparecer com mais frequência junto da área de Peiser, mas os estudantes iam resolvendo com maior ou menor dificuldade tais investidas, que diga-se em abono da verdade, pareciam conduzidas com mais coração do que discernimento.  O treinador, que já tinha perdido Fernando aos 37', por lesão, foi tardio a fazer as correcções devidas. Sapunaru não dava a profundidade que se exigia, mas só aos 53' se decidiu pelo óbvio, meter no seu lugar Djalma, que tão bem se tinha exibido na Luz em idênticas funções.

À medida que o relógio avançava, o nervosismo começava a invadir os atletas, contagiando-se ao público e... ao árbitro. As forças foram abandonando a equipa de Coimbra, cada vez mais dedicada a tarefas destrutivas, nem que para isso fosse necessário recorrer ao anti-jogo, simulando lesões e demorando as reposições de bola, com a complacência do homem do apito.

Os jogadores portistas foram finalmente capazes de burilar lances de golo, sofregamente desperdiçadas ou então desfeitas pelos aguerridos defensores contrários. Tal como o cântaro que tantas vezes foi à fonte até que deixou lá a asa, também o ataque portista acabou por beneficiar da «asa» do defesa Habib, que é como quem diz, pelo corte com o braço, dentro da área, em cima dos 90 minutos, prontamente sancionado pelo artista do apito, ele que já tinha feito vista grossa, aos 56', num derrube de Nivaldo sobre Hulk, a merecer o mesmo tratamento. O incrível é que para além de não assinalar esse lance ainda mostrou o amarelo a Hulk, que assim fica fora do próximo jogo contra o Nacional.
O empate conseguido a ferros é o castigo justo para uma primeira parte a roçar o medíocre, numa atitude similar ao que, como já disse, vimos em Coimbra para a Taça. Os jogadores portistas não perceberam que a vitória da semana passada não encerrou o campeonato.

Hoje os destaques só podem ser pela negativa. A atitude com que a equipa encarou a primeira parte é inadmissível. Pensei sinceramente os jogadores já estavam avisados para as consequências. Neste jogo, houve pouco Lucho, pouco Moutinho, pouco James e pouco Hulk , afinal as peças nucleares para o bom funcionamento do motor. Álvaro Pereira parece que desaprendeu a cruzar, não acerta um! Para cúmulo Rolando, que deu a fífia habitual, no golo da Académica, reagiu mal à substituição, ouvindo a justa assobiadela. Vítor Pereira demorou a mexer. Djalma devia ter entrado mais cedo.

Termino tal como comecei, a jogar desta maneira pode o Porto ser campeão?

6 comentários:

  1. Claro que não, Amigo. Assim é impossível ser campeão.

    FC Porto (VP) 1 - Académica (PE) 1
    Só me apetece dizer 3 coisas:
    1 - PORRA!
    2 - Que interessa ganhar aos encornados ou a mais alguém se não conseguimos ganhar em casa a uma equipa do fundo da tabela...?
    3 - Não é desculpa, mas no amarelo (!!!) mostrado a Hulk há mesmo penalti.
    E quero dizer mais isto: porra, porra, porra...

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Ates de falar do jogo devo falar do arbitro ... 3 penaltis não assinalados, mão de Abibe aos 6 minutos, depois outro corte com a mão que o arbitro assinala fora da area, o terceiro falta sobre Hulk dentro da area, e ainda dou de barato o fora de jogo mal assinalado a Hulk quando este se isolava na cara do guarda redes.
    Quanto ao jogo, demos 45 minutos ao adversário, é incompreensível que se jogue daquela forma depois de tomarmos a liderança do campeonato. Não há ninguém que consiga dizer aos jogadores que temos que começar a ganhar o jogo logo no primeiro minuto ??? não entendo.
    Na 2ª parte mais ofensivo mas pouco consequente e com falhas de concentração no momento da finalização. Não sei se a opção de 2 pontas de lança foi a mais correta dado que a bola não chegava lá, provavelmente reforçar o meio campo com o cebola fosse mais inteligente, digo eu que não percebo nada disso.
    A realidade é que perdemos 2 pontos para o Braga e os unicos culpados somos nós. A ver vamos o que o futuro nos reserva.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. caro Rui, caríssimas(os),

    "ser Porto" é termos um estado de alma capaz de suplantar emoções, como a de esta noite - em que esbanjámos dois pontos por culpa própria (e com uma ajudinha do árbitro) -, de mantermos a nossa cabeça bem erguida, de apresentarmos o nosso melhor sorriso às provocações - que já se (pres)sentem - e de prosseguirmos com o espírito crente (e ciente) de que, no final, venceremos!

    "ser Porto" é, nesta altura de aperto e por muitas divergências que tenhamos para com quem lidera o nosso clube do coração, sermos capazes de o apoiar incondicionalmente, remando (com todos) para um mesmo lado, numa mesma direcção e com um fito comum: a conquista do campeonato nacional!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Após termos conquistado a liderança isolada do campeonato diante do grande rival,não era de esperar esta atitude deplorável, revoltante, vergonhosa, sem explicação dos profissionais do FC Porto.

    Os adeptos não merecem isto.
    Esta equipa não tem estofo de campeão, e como disse à umas jornadas atrás - se este ano vencermos o título... bem esta equipa será alvo de estudo dos académicos do futebol.

    Basta comparar a atitude no jogo de ontem do Braga e a nossa para chegarmos à conclusão que estes jogadores não merecem o primeiro lugar.

    Revolta-me imenso VP vir à uns jogos para cá dizer que damos a primeira parte ao adversário, algo que todos nós vemos, sem arranjar solução para esta situação.

    Esta equipa é bipolar, e deixa os adeptos de nervos em franja.

    O público no dragão demonstrou paciência e não foi por falta de apoio que empatamos.
    Mesmo havendo um penalti a nosso favor por assinalar, será vergonhoso que nos refugiemos na arbitragem, pois o resultado justo era a vitória da briosa.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Meu caro :


    ..."a jogar desta maneira pode o Porto ser campeão?"...

    Poder ... pode , mas não é a mesma coisa !

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A resposta à tua pergunta é um rotundo não.
    Já passei enquanto adepto do F.C.Porto por muitas desilusões, mas de há muitos anos a esta parte, habituei-me ver um clube que podia perder títulos, mas fazia tudo para os ganhar, ontem não vi isso. Não me resigno a acreditar que tenho de me desabituar.

    Abraço

    ResponderEliminar