sábado, 19 de novembro de 2011

SEM PONTA POR ONDE SE LHE PEGUE!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Hoje vou pegar nas palavras de Vítor Pereira para descrever o espectáculo a que acabei de assistir: «Perante um jogo destes... não há qualquer justificação possível. Fizemos um jogo muito mau».

Eu pergunto, qual jogo? É que não consigo vislumbrar qualquer tipo de jogo! O que eu vi foi uma primeira parte completamente desperdiçada, com os jogadores de ambas as equipas a «pastar a toura». As maiores responsabilidades são evidentemente das equipas do FC Porto (jogadores e técnicos). Onde é que já se viu uma equipa passar 45 minutos sem fazer um remate à baliza?  Como é que um treinador consegue deixar passar tanto tempo sem esboçar qualquer tipo de correcção, de intervenção, da mínima tentativa para alterar tal pasmaceira. Se não sabe, não pode ou não quer, então só tem um caminho, demita-se.

Na segunda parte, só a partir dos 50 minutos, se viu um FC Porto mais agressivo e a chegar finalmente com a bola à baliza, mas quase sempre sem grande perigo. Foi Sol de pouca dura. A Académica nem precisou de forçar muito para chegar à vantagem no marcador. Bastou explorar um conjunto de erros criados pela desorientada formação portista e «voilá» o golo apareceu.

Vítor Pereira foi pronto a reagir a esse golo. Fez entrar James Rodríguez, tirando Belluschi. O colombiano conseguiu de algum modo fazer chegar a bola em melhores condições para os avançados, mas em contra-ataque os estudantes deram a estocada final, conseguindo o segundo golo. Com a «sapiência» que alguns portistas lhe reconhecem, Vítor Pereira respondeu mandando Moutinho para o banco juntamente com o «zero à esquerda» Varela, metendo Kléber e Defour. A confusão a meio campo aumentou alastrando aos outros sectores da equipa. O terceiro golo da Académica foi o corolário de uma exibição portista a roçar o caricato.

A jogar desta maneira, o futuro será certamente penoso. E fico-me por aqui, para não desancar a torto e a direito.

6 comentários:

  1. Infelizmente, como me queria parecer há tempos, esteve-se a perder tempo na manutenção desta situação, que já podia ter sido resolvida. Desejamos que agora seja feito algo para dar uma sacudidela a tal estado, pois pior que isto é impossível...

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Depois de uma brilhante vitoria no andebol contra os mouros, um jogaço no hoquei contra o campeão europeu, mais uma vitoria no basquetebol, dou os parabens a Academica.
    Sobre a equipa de futebol, não ha nada a dizer.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Conforme estabeleci há cerca de 1 mês, não comento nem comentarei o jogo.

    Agora o que digo é que portistas que mencionavam Vítor Pereira como um grande treinador e portistas que dizem há muito que é um fracasso VÃO, TODOS JUNTOS, APOIAR UM GRANDE PORTO QUE VAI FAZER VALER O QUE É… Tem de ser.

    Não há lugar entre nós a mais ofensas “pipoqueiras” ou de insultos ao modo de “gentalha” ou cada um de nós andar a reclamar que é o “Maior Portista” (como se fez em alguns fóruns). Acabemos com isso ou então eu deixo de frequentar esses fóruns e, provavelmente, o blogue em que sou colaborador. Nunca maltratei quem tem opinião divergente da minha. Estou cheio…

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Fernando Moreira, solidarizo-me incondicionalmente com esta sua posição. Realmente há portistas com a mania de que são mais portistas do que outros, chegando ao desplante de maltratar quem não com eles concorde.

    Não desanime nem desista. As pessoas educadas e bem formadas, como o Fernando, fazem falta para fazer a diferença necessária para uma profilaxia de mentalidades.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Contra factos não há argumentos

    Uma primeira-parte muito fraca, igual ao que temos produzido nos últimos jogos. Não tivemos dinâmica, não houve velocidade, não existiu criatividade, nenhuma ruptura, ninguém pega na batuta, joga, já não digo a um nível alto, mas a um nível médio, a equipa erra passes atrás de passes, tem a bola e não sabe o que fazer com ela, não fizemos um remate à baliza. Absolutamente confrangedora, a exibição do Campeão, nos primeiros 45 minutos.

    Na segunda-parte e no primeiro quarto de hora, o F.C.Porto estava melhor, bem melhor, diga-se. Mais forte, mais dominador, mais rápido, mais criativo, mais perigoso. Mas no melhor período da equipa, Vítor Pereira resolveu mexer, só que mexeu muito mal. Se queria meter James, bastava fazer o óbvio: tirar Varela. Não foi por aí, resolveu inventar e tirou Belluschi. Desorganizou e desequilibrou completamente a equipa. Não ganhou nada em termos de meio-campo, perdeu-o; em termos atacantes, nada melhorou; e a defesa, principalmente os laterais, continuaram a subir de qualquer maneira, esquecendo que com um sector intermediário mais fragilizado, já não tinham quem fizesse as compensações. Foi assim, principalmente pelo lado de Maicon, que a Académica, explorando muito bem as fragilidades, marcou três golos. Bem depois, foram só asneiras e nem vale a pena dizer mais nada. Acabamos o jogo com os jogadores completamente desorientados. A culpa não é só de Vítor Pereira, mas o treinador do F.C.Porto, hoje, errou de mais e pagou caro. Já não perdíamos em Coimbra há 41 anos e perdemos, pior ficamos fora da Taça que era um objectivo da época. Isto, não é Porto, é uma caricatura do Porto. Contra factos, não há argumentos.

    Nota Final:
    Não sou eu que vou pedir a saída de Vítor Pereira. Quem tem de avaliar e decidir é quem está na SAD e em primeiro lugar o Presidente. Para mim, no F.C.Porto, não é Pinto da Costa que ganha e o treinador que perde.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    O que se passou ontem foi mau demais para ser verdade.

    Fomos uma equipa amorfa, sem garra, e sem profissionalismo que nada fez para vencer.

    A juntar a tudo isto tivemos novamente VP muito mal nas substituições, e muito mal ao colocar novamente Maicon na direita. De relembrar que Otamendi tem alguma rotina de posição.

    Cada passe efectuado é uma pedrada ao colega de equipa. Às vezes parece que nem treinam juntos.

    Enfim, vamos aguardar que a SAD faça algo, pois esta época está em risco de se tornar um ano zero tal como a de 2004/2005.

    O nosso clube não pode continuar neste clima de tensão entre adeptos e equipa.

    Há que mudar.

    Valeu-nos as modalidades que nos deram uma enorme alegria na tarde de ontem.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar