segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TERCEIRO CICLO SUPERADO SATISFATORIAMENTE

A recepção ao Limianos, jogo a contar para a Taça de Portugal, deu inicio ao terceiro ciclo, que terminou em Paços de Ferreira, de acordo com a programação do treinador André Villas-Boas.
 (clicar no quadro para ampliar)
Foram mais 14 jogos sem provar o trago amargo da derrota (soma agora 26, esta época mais dez da época passada, num total de 36 jogos consecutivos), o que faz do FC Porto  a única equipa invencível da Europa. De dois empates (um para a Liga Europa, outro para a Liga Zon Sagres) resultaram os únicos pontos cedidos.

A solidez defensiva portista foi, neste período, posta à prova com maior intensidade, resultando em 7 golos sofridos (contra os três sofridos nos 12 jogos anteriores), fruto do mérito dos jogadores adversários mas também de algumas falhas clamorosas dos defensores azuis e brancos.

O meio-campo, sem conseguir a mesma qualidade na produção do jogo, respondeu com fibra e classe  nos embates mais exigentes.

A capacidade realizadora do seu ataque (37 golos, neste período, contra 27 nos 12 jogos anteriores), disfarçou, de algum modo, as dificuldades que alguns jogos encerraram. Falcao (12 golos) e Hulk (8 golos) voltaram a ser os mais certeiros, mas desta vez com Walter (6 golos) a impor a sua chancela. O incrível continua a liderar a lista dos melhores marcadores da Liga Zon Sagres, com treze golos apontados contra nove do seu mais directo perseguidor (Carlão - U. Leiria), enquanto o colombiano  lidera a lista dos melhores marcadores da Liga Europa, com sete golos (não está contabilizado o golo frente ao Genk, na pré-eliminatória), contra os cinco de um grupo de perseguidores (Tomás Necid, Giuseppe Rossi, Wilfried  Bony, Artem Milevsky e Edinson  Cavani).

Os pontos mais altos foram as goleadas infligidas ao U. Leiria e ao campeão dos túneis (5-1 e 5-0, respectivamente), isto a nível interno, enquanto na Europa, foram as vitórias extra-muros, ambas por 3-1, conseguidas frente ao Besiktas e Rapid de Viena, face às terríveis contrariedades ocorridas nessas partidas (duas expulsões na Turquia e condições climatéricas adversas, na Áustria que obrigou os Dragões a jogarem num relvado coberto por um difícil manto de neve).

Sereno, Emídio Rafael e James Rodríguez, jogadores que ainda não tinham sido utilizados, tiveram as suas oportunidades para se mostrarem, ficando a faltar Mariano Gonzalez, que primeiro por prolongada lesão e já no final deste período por não se encontrar inscrito, aguarda a sua chamada à equipa.

GOLEADORES PORTISTAS DESDE O INÍCIO DA ÉPOCA

No total dos golos marcados deve ser adicionado o auto golo de João Aurélio, do Nacional da Madeira.

1 comentário:

  1. Amigo

    Por andar sempre ocupado com as minhas coisas, como se diz, só agora o contacto, pelo que peço desculpa - para lhe dar conhecimento de que recebi o livro e gostei muito.

    Também não comuniquei antes porque o recebi como prenda de Natal (que em minha casa foi no dia 26, para termos presente o meu neto), pois a minha esposa, como foi ela que recebeu o correio nesse dia da vinda da encomenda, pagou os portes sem me dizer nada e aproveitou para me fazer a surpresa, como prenda... Por isso, veja como até nisso a sua obra teve préstimo acrescido.

    Agora, desejo-lhe uma boa passagem de ano e um óptimo 2011.

    Abraço.

    ResponderEliminar