terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FECHAR A FASE COM AUTORIDADE

Com o primeiro lugar do Grupo L, da Uefa Europe League já garantido, que permite ser cabeça-de-série no sorteio da próxima fase e jogar a segunda-mão no Dragão, o FC Porto vai receber o último classificado do seu grupo, para cumprir calendário.

Tendo chegado a fazer parte da elite europeia nos anos 80, o CSKA Sófia, ainda hoje, o clube com maior historial do futebol búlgaro, debate-se ainda com os efeitos de uma crise que teve o momento mais marcante em 2008, quando irregularidades financeiras o levaram a perder elegibilidade para as provas europeias, bem como todos os jogadores mais valiosos do plantel.

Sob a orientação do histórico Dimitar Penev, a equipa foi recuperando a capacidade competitiva, terminando a liga búlgara na segunda posição. No entanto, a instabilidade mantém-se, como o atestam as sucessivas entradas e saídas de treinadores e jogadores, nos dois últimos anos. No campeonato actual, o CSKA ocupa a sexta posição, a onze pontos do lìder, fruto de sete vitórias, cinco empates e três derrotas. Já vai no seu terceiro treinador (primeiro Pavel Dochev, depois Gjore Jovanovski, não resistiram aos maus resultados, dando ensejo a nova tentativa, na pessoa do búlgaro Sasho Hristov).

Na Liga Europa, acedeu à fase de grupos após duas eliminatórias fáceis, com os irlandeses do Cliftonville e os galeses do New Saints, mas ocupa a última posição do grupo L, com apenas uma vitória.

O CSKA Sófia, é o clube que formou grandes nomes como Stoichkov, Ivanov e o nosso conhecido Emil Kostadinov. Conta no seu historial com 31 campeonatos da Bulgária, 10 Taças da Bulgária e 13 Taças do Exército Soviético.

A nível europeu teve as suas melhores prestações em 1996/97 e 1981/82, quando atingiu as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

O cenário para este jogo pode assim configurar uma previsível falta de motivação dos jogadores portistas. Mestre André não deixará de preparar mentalmente os seus eleitos, para outros objectivos a atingir, nomeadamente a verba financeira relativa à vitória no jogo, a manutenção da invencibilidade e a defesa do prestigio.

O Jovem treinador, que tem dado provas de elevado bom senso, voltou a apostar numa convocatória bastante equilibrada.

Em relação ao último jogo, para a Taça de Portugal, saem da lista dos convocados, Emídio Rafael e Kieszek, ambos por não estarem inscritos na Liga Europa e por opção, o lateral romeno Sapunaru. Estas ausências abriram a possibilidade ao técnico portista de promover dois regressos e uma estreia. Maia, guarda-redes dos sub-19, inscrito na Uefa e que, por lesão de Beto, vem treinando com a equipa, foi convocado. De volta estão Fucile e Souza.

Lista dos convocados:
Guarda-redes: Helton e Maia;
Defesas: Fucile, Sereno, Maicon, Otamendi e Álvaro Pereira;
Médios: Guarín, Souza, João Moutinho, Castro, Belluschi e Rúben Micael;
Avançados: Hulk, Falcao, Walter, Ukra e James Rodríguez

EQUIPA PROVÁVEL

Competição: Liga Europa - 6ª Jornada - Grupo L
Palco: Estádio do Dragão - Porto
Data e hora: 15 de Dezembro de 2010 às 20:05 h
Árbitro: Claudio Circhetta - Suíça
Transmissão: SIC

4 comentários:

  1. Bom dia,

    Logo esperam-se mudanças no 11 inicial, pois o jogo com o Paços será muito importante antes da paragem de fim de ano, e com a qualificação e 1º. lugar assegurados não vale a pena correr riscos.
    Deve-se poupar Alvaro, Sapunaru, Hulk, Moutinho e Falcao que tem tido muitos jogos nas pernas.

    Mas temos a obrigação de vences, pois somos mais fortes, e queremos continuar nesta senda de jogos sem perder.

    Espera-se portante, que os jogadores entrem determinados e com ambição de vencer este último jogo da fase de grupos.

    Vai ser mais uma oportunidade para Walter e James, que espero que sejam titulares. Penso que também podiamos dar uma oportunidade a Ukra e Castro.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Há razões fundamentadas para que logo à noite o FC Porto possa brindar os seus adeptos com um bom espectáculo. Seria bom que assim fosse não tanto pela vitória, que é sempre muito apreciada, mas também pela mensagem que isso representaria para o próximo encontro em Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  3. Espero que seja um bom jogo, e claro mais uma vitoria para juntar ao nosso rol, mais uma vez o AVB tem oportunidade de rodar a equipa por forma a equilibrar indices fisicos e mentais o que é extremamente importante para manter o mesmo ritmo ate ao final da epoca

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Você tem uma foto do CSKA antes do jogo com o FC Porto?

    Do you have a picture of CSKA before the match with Porto?

    ResponderEliminar