domingo, 30 de novembro de 2025

MAIS UMA VITÓRIA SOFRIDA E FELIZ

 
















FICHA DO JOGO


























SISTEMA TÁCTICO























O FC Porto recebeu e venceu o Estoril Praia, mantendo a invencibilidade na liga nacional e a liderança isolada, num jogo muito complicado em que passou por momentos de subjugação.

Francesco Farioli operou 4 alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior frente ao Nice. Jan Bednarek, Rodrigo Mora, William Gomes e Borja Sainz, renderam Alan Varela, Gabri Veiga, Pepê e Deniz Gul.
























O jogo não começou bem para os Dragões que desde logo começaram a evidenciar dificuldades na ligação do seu jogo, perdendo muitos lances promissores com passes transviados e até disparatados, acumulando alguma atrapalhação.

Ainda assim, marcou primeiro no aproveitamento de um erro crasso da defensiva do Estoril, muito bem aproveitado por William Gomes para inaugurar o marcador (9').

Este golo deveria devolver a serenidade que a equipa nunca foi capaz de encontrar, muito por culpa de uma exibição exemplar do seu adversário, a apresentar um futebol consistente, ligado, criterioso e muito perigoso, a por à prova a defensiva portista.

A vantagem ao intervalo soava a falso, especialmente pelas oportunidades flagrantes falhadas pelos estorilistas, que a serem concretizadas poderiam ter lançado o escândalo.

Os azuis e brancos melhoraram um pouco na segunda metade, mas nunca conseguiram uma bitola exibicional satisfatória, permitindo momentos de domínio do adversário e acabando o jogo em verdadeiro sofrimento.

Valeram os três pontos, importantes para a manutenção da liderança isolada na prova.

Não vou valorizar as dificuldades do calendário porque as grandes equipas têm que estar preparadas para as ultrapassar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 

















O FC Porto venceu o Nice na 5ª ronda da Liga Europa, colocando-se em boa posição para a passagem à fase a eliminar.

Três golos sem resposta foi o resultado final com Gabri Veiga a bisar e Samu a picar o ponto.

O primeiro golo portista aconteceu aos 20 segundos do jogo. Pontapé para inicio do jogo, o lance desenrolou-se pela direita com Pepê a romper e a entrar na área, cruzando atrasado, numa assistência perfeita a Gabri Veiga, que na passada desferiu o remate fatal.


















Aos 33 minutos Froholdt recebeu no miolo e serviu de seguida magistralmente Gabri Veiga que recebeu, entrou na área e diante do guardião Diouf atirou colocado fazendo a bola beijar as redes e bisando na partida.


















Terceiro golo na temporada para Gabri Veiga (tinha-se estreado a marcar de Dragão ao peito frente ao Rio Ave, para o campeonato nacional). Subiu 149 lugares, estacionando por agora na 312ª posição, na companhia de um alargado pelotão de atletas com a mesma marca.


















O terceiro e derradeiro golo da partida foi alcançado aos 61 minutos, por Samu, na cobrança de um penalti a punir falta sobre si. Samu disparou para a sua direita, enganando o guarda-redes.


















Samu chegou aos 10 golos na temporada (6 no campeonato nacional, 3 na taça de Portugal e 1 na liga Europa).

Subiu ao 71º lugar com um acumulado de 37 golos, tantos quantos Semedo (1983/84 a 1995/96 - 311 jogos).







































Clicar nos quadros e fotos para ampliar.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

TRIUNFO GORDO COM EXIBIÇÃO FRACA

 
















FICHA DO JOGO


























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto recebeu e venceu o Nice (3-0) somando agora 10 pontos na caminhada rumo à fase seguinte da Liga Europa.

Francesco Farioli procedeu a 5 alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior frente ao Sintrense. Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Victor Froholdt e Deniz Gul renderam Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Dominik Prpic, Stephen Eustaquio e Borja Sainz.

Frente a um adversário perfeitamente ao alcance, os Dragões marcaram logo aos 20 segundos, facilitando ainda mais a tarefa de conseguir um triunfo tranquilo.

Foi uma exibição aquém do espectável já que a equipa teve momentos de falta de ligação no  terço dianteiro, com falhas primárias no passe e nas opções, que só por falta de concentração acontecem, algumas a permitir saídas perigosas do adversário.

Os portistas acabaram por merecer a vitória porque marcaram 3 golos, dois de execução de muito bom nível, mas tiveram a felicidade do seu adversário não ter aproveitado pelo menos três oportunidades flagrantes, com remates completamente disparatados, tal a facilidade com que apareceram em zonas privilegiadas de finalização. 

A situação na tabela é favorável à continuação na prova, mas esta exibição deve merecer uma boa reflexão, para evitar uma série de erros que contra adversários mais competentes poderão ser fatais.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 














O terceiro confronto com o Sintrense, para a Taça de Portugal desde a temporada 2021/22, conheceu desfecho semelhante, com a vitória natural dos Dragões (3-0) e a respectiva passagem aos oitavos-de-final da prova.

Borja Sainz, Deniz Gul e Rodrido Mora foram os autores dos golos.

O primeiro golo da partida surgiu aos 25 minutos. Canto da direita cobrado por Gabri Veiga, Pablo Rosário atirou contra um adversário, a bola sobrou para Borja Sainz que rematou colocado, à entrada da área, obtendo um golo de belo efeito.


Borja Sainz obteve o seu 5 golo na temporada, de Dragão ao peito (3 na liga portuguesa, 1 na Taça de Portugal e 1 na liga Europa).

Subiu ao 249º lugar, juntando-se a um grupo constituído por 24 elementos com o mesmo número de golos.


















O segundo golo só surgiu aos 70 minutos, por Deniz Gul que tinha entrado no início da segunda parte a substituir Samu.

Remate de meia distância de Alan Varela que o guarda-redes Rodrigo Santos defendeu para a frente, surgindo de rompante Deniz Gul a rematar para o fundo das malhas.


Terceiro golo na temporada (2 na liga portuguesa e 1 na taça de Portugal), com um acumulado de 5 golos, enquanto atleta do FC Porto. Junta-se ao grupo de Borja Sainz, ocupando o 250º lugar.


















O terceiro e último golo do encontro teve a assinatura de Rodrigo Mora. Jogada desenrolada na direita com Alberto Costa a tocar para William Gomes. O brasileiro recolheu, recuou dois passos e tocou para o interior na direcção de Gabri Veiga. O médio portista viu uma linha de passe onde estava Rodrigo Mora, de costas para a baliza e com três defensores adversários à ilharga. Mora recebeu rodando para a direita, surpreendendo desde logo os opositores, avançou dois passos a preparar o remate que desferiu de seguida, em arco, colocando a bola na «gaveta», sem hipóteses de defesa. Golo monumental!


Terceiro golo na temporada (1 na liga portuguesa, 1 na taça de Portugal e 1 na liga Europa).

Soma agora 14 golos de acumulado, pela equipa principal do FC Porto, que lhe permite ocupar o 143º lugar, na companhia de Bernardo da Velha (1964/65 a 1968/69 - 72 jogos) e Danny Namaso (2021/22 a 2024/25 - 106 jogos)



















sábado, 22 de novembro de 2025

VITÓRIA NATURAL EM RITMO DE TREINO

 















FICHA DO JOGO


























SISTEMA TÁCTICO























O encontro da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, realizado no estádio do Dragão, frente ao Sintrense, equipa do 4º escalão do futebol nacional, terminou sem surpresas, com vitória natural (3-0) da equipa mais forte.

Comparativamente com o jogo anterior frente ao Famalicão, Francesco Fariolli operou sete alterações no onze titular. Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Pablo Rosário, Dominik Prpik, Stephen Eustaquio, Gabri Veiga e Borja Sainz renderam Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Rodrigo Mora e William Gomes.
























Num jogo com tamanha diferença de qualidade e a jogar em casa era suposto que a equipa mais forte conseguisse «despachar» o seu adversário de forma concludente, fácil e rápida.

Mas no final da primeira parte o resultado apresentava o magro 1-0, apesar do jogo fácil, em termos defensivos, aspecto em que o Sintrense não existiu. Com um domínio territorial, como se esperava, o FC Porto encarou o jogo em ritmo de treino, com os seus jogadores pouco eficazes, incapazes de inventar ou forçar espaços na densa defensiva adversária, face à fraca intensidade e falta de velocidade. 

O último terço muito povoado continua a ser um bicho de sete cabeças com a maior parte das jogadas a serem desperdiçadas no último passe, quase sempre mal pensadas e pior executadas.

Ainda assim, os azuis e brancos poderiam ter ido para o intervalo com o resultado mais dilatado, se o aspecto do remate tivesse sido mais eficaz.

No segundo tempo as coisas melhoraram um pouco, porque a equipa portista entrou ligeiramente mais ligado e a conseguir romper mais vezes na defesa contrária, mas também porque as forças físicas do adversário começaram a acusar algum desgaste.

Deniz Gul e Rodrigo Mora, este com um golo todo ele espectáculo, coloriram o resultado final.

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Pablo Rosário integrou o onze titular e foi o capitão da República Dominicana frente à congénere de São Vicente e Granadinas (2-0) e de Martinica (0-0), durante a paragem  para os compromissos internacionais de selecções.

O médio portista voltou a merecer a titularidade e a braçadeira de capitão, somando mais duas internacionalizações, nos embates particulares realizados na cidade dominicana de  Santiago dos Caballeros.

O médio de 28 anos soma agora 8 internacionalizações, as últimas 3 enquanto atleta do FC Porto.
















sexta-feira, 21 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Stephen Eustaquio somou mais duas internacionalizações e outras tantas titularidades com a braçadeira de capitão do Canadá durante a mais recente paragem para compromissos das selecções.

Na passada Quinta-feira dia 13, o médio portista integrou o onze canadiano e actuou durante 85 minutos no empate a zero frente ao Equador num embate particular jogado em Toronto (0-0).

Na madrugada desta Quarta-feira dia 19, noutro amigável, repetiu a titularidade, disputando mais 75 minutos na vitória frente à Venezuela, no Estado norte-americano da Flórida (2-0).

Soma 54 internacionalizações, 36 das quais enquanto atleta do FC Porto.
















































Clicar nos quadros para ampliar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Victor Froholdt esteve envolvido nos dois jogos de apuramento para a fase final do Mundial/2026, que a Dinamarca disputou, frente à Bielorrússia (empate 2-2) e Escócia (derrota 4-2), resultados que empurraram a selecção dinamarquesa para os play-off de qualificação.

O jovem médio portista foi titular no primeiro encontro, tendo sido substituído aos 70 minutos. Em Glasgow foi titular e esteve em campo os 90 minutos.

Froholdt soma agora 8 internacionalizações, 6 das quais enquanto atleta do FC Porto.
















quarta-feira, 19 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Dois avançados portistas estiveram envolvidos nos jogos das suas selecções, tendo em vista a qualificação para o Mundial/2026. Deniz Gul, pela Turquia e Samu Aghehowa, pela Espanha, curiosamente, no mesmo Grupo.

Ambas disputaram dois jogos e no último confrontaram-se mesmo.

Deniz Gul, não saiu do banco frente à Bulgária (vitória turca por 2-0), mas actuou como titular frente à Espanha, jogo em que marcou aos 42 minutos, no empate por 2-2. Foi substituído aos 69 minutos.

A Turquia ficou no 2º lugar do Grupo e vai ter que disputar os play-off de qualificação.

Deniz Gul soma agora 5 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto.
























A Espanha começou por defrontar a Geórgia (vitória por 4-0) e Samu, tal como Gul, não foi opção. Frente à Turquia, saiu do banco aos 62 minutos, completando a sua  4ª internacionalização, todas enquanto atleta do FC Porto. A Espanha classificou-se em 1º lugar do grupo e qualificou-se directamente para a fase final do Mundial/2026.

















terça-feira, 18 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Jakub Kiwior foi totalista nos dois jogos disputados pela selecção da Polónia, com vista ao apuramento para a fase final do Mundial/2026.

Um empate (1-1) frente aos Países Baixos e uma vitória (3-2) contra Malta, garantiram a segunda posição no grupo e a participação como cabeça de série nos Play-Off a serem disputados em Março.

Jakub Kiwior soma 41 internacionalizações, as 5 mais recentes enquanto atleta do FC Porto.
















segunda-feira, 17 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 


















Zaidu, um dos vários atletas internacionais portistas convocados nesta janela de jogos das diversas selecções, alinhou nas duas partidas que a Nigéria disputou com vista à qualificação para o Mundial/2026.

Frente ao Gabão foi utilizado todos os 120 minutos do jogo, que só ficou resolvido no prolongamento, a favor da Nigéria, colocando a equipa na final da CAF, a disputar frente à Rep. Dem. do Congo.

Nessa final, o jogo voltou a ter prolongamento e Zaidu foi utilizado até ao minuto 96, com o resultado a manter-se no empate teimoso (1-1).

O desempate teve de ser decidido nos pênaltis, com a Nigéria a falhar um e a perder a hipótese de se qualificar.

Zaidu soma agora 26 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto. 



















domingo, 16 de novembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 


















A Selecção nacional de Portugal garantiu a qualificação para o Mundial/2026, com uma goleada (9-1), frente à Arménia, em jogo disputado no estádio talismã, obviamente o estádio do Dragão, redimindo-se da derrota com a Rep. da Irlanda (2-0).

O guarda-redes do FC Porto, Diogo Costa cumpriu os 90 minutos destes dois jogos, completando assim 42 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto.





























quarta-feira, 12 de novembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 



















A deslocação a Vila Nova de Famalicão teve como principal protagonista o jovem médio dinamarquês Victor Froholdt, que ao marcar aos 36 minutos, garantiu um importante triunfo do FC Porto,  bem como a liderança isolada no campeonato nacional.

Jogada desenrolada sobre a esquerda do ataque portista, com Francisco Moura a fazer o cruzamento atrasado para o coração da área, onde apareceu o nº 8 dos Dragões a rematar de pé esquerdo para o fundo das malhas


Segundo golo na temporada (ambos na liga portuguesa) que lhe permita subir ao 368º lugar deste ranking, juntando-se a um batalhão de atletas com os mesmos golos.