domingo, 10 de dezembro de 2023

TRIUNFO CLARO COM DIREITO A LIDERANÇA

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























Mudança de competição, mudança de chip. O FC Porto regressou às vitórias, depois da decepcionante derrota no Estoril, para a Taça da Liga. Foi uma vitória clara e importante, porque permitiu a colagem pontual à liderança, face à derrota do Sporting e o empate do Benfica.

Ainda com atletas lesionados (Gabriel Verón, Iván Marcano, Wendell e João Mário) e impedimento por castigo (Francisco Conceição), Sérgio Conceição operou seis alterações no onze titular, relativamente ao jogo frente ao Estoril. Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, Alan Varela, Iván Jaime e Evanilson renderam Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, David Carmo, Marko Grujic, Francisco Conceição e Wenderson Galeno.

























Entrada portista forte, intensa, agressiva, com pressão alta e uma excelente resposta à perda da bola. Construcção de boas jogadas ofensivas com remates perigosos a dar a ideia que o marcador não tardaria a funcionar. Eustaquio (3') esteve perto de marcar e 9 minutos depois assistiu Evanilson para a abertura do resultado. Aos 27 minutos foi Pepê a rematar com muito perigo.

Foram cerca de 30 minutos de futebol asfixiante, sei deixar o Casa Pia chegar perto de Diogo Costa.

Depois, bastou apenas um atraso disparatado de João Mendes, a entregar o ouro ao bandido, obrigando Pepe a uma intervenção de recurso, para desestabilizar de algum modo, o domínio territorial até então, permitindo algumas chegadas à área portista, com Diogo Costa a brilhar para evitar o empate, antes do intervalo.

O golo de Zé Pedro logo no início da segunda parte (49'), devolveu aos Dragões a serenidade para desenvolver um futebol mais pausado e mais controlador, baixando quase todos os parâmetros com que tinha iniciado o jogo. 

Disso se aproveitou o Casa Pia para se adiantar mais no terreno, equilibrando em alguns momentos a partida.  Teve uma bola nos ferros da baliza de Diogo Costa, mas foi impotente para evitar o terceiro golo portista da autoria do capitão Pepe (81').

O Casa Pia marcaria o golo de honra (89') de grande penalidade, a castigar pisão de Jorge Sánchez, em cima da linha limite da grande área.

Stephen Eustaquio (Homem do jogo) e Pepe (Mérito e Valores Porto) foram os premiados da noite.





Sem comentários:

Enviar um comentário