quinta-feira, 16 de junho de 2022

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 












VÍTOR FERREIRA (VITINHA) - INTERNACIONAL PORTISTA PORTUGÊS Nº 122

Soma 3 internacionalizações pela selecção principal de Portugal, todas enquanto atleta do FC Porto, com estreia no dia 29 de Março de 2022, no Estádio do Dragão, frente à Macedónia do Norte, em jogo de play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo/2022, com vitória por 2-0.

O médio portista era já um habitué das selecções jovens, com as quais completou 48 internacionalizações (1 Sub-17, 7 Sub-18, 18 Sub-19 e 22 Sub-21).
























Médio com capacidade de conduzir a bola, escondê-la dos adversários e assumir o jogo, foram as principais características que impressionaram também o seleccionador Fernando Santos que achou por bem promovê-lo, «roubando-o» aos Sub-21, onde era dono e senhor do lugar.

A sua estreia não foi mais que simbólica, pois foi chamado ao jogo para actuar no tempo de descontos, enquanto no seguinte já teve a possibilidade de evoluir nos últimos 22 minutos, na vitória de Portugal frente à Chéquia (2-0).

No mais recente encontro de Portugal, em Genéve, frente à Suíça, foi finalmente titular, ainda que tenha sido substituído aos 62 minutos.

É desse jogo a imagem que ilustra essa titularidade. Vitinha é o nº 11, o segundo na linha de baixo, da esquerda para a direita:




























(Clicar nas imagens e quadro para ampliar).

Vítor Machado Ferreira (Vitinha), nasceu no dia 13 de Fevereiro de 2000, em Santo Tirso, mas cedo transformou o Olival na sua segunda casa. Aos 11 anos começou a vestir de azul e branco e a paixão pelo clube, aliada à qualidade demonstrada, mantiveram-no sempre ligado aos Dragões.

Em 2018/19 sagrou-se campeão nacional de Sub-19 e fez parte do primeiro plantel de uma equipa portuguesa a conquistar a Youth League.

Rapidamente chegou a estreia como sénior na equipa B, onde participou em 17 jogos, tendo somado 17 contribuições para golo (2019/20).

O sonho de pisar o relvado do Estádio do Dragão, ao serviço da equipa principal , realizou-se no dia 14 de Janeiro de 2020, frente ao Varzim, em jogo dos quartos-de-final, da Taça de Portugal e as boas réplicas dadas no Olival permitiram-lhe sagrar-se campeão nacional, nesse mesmo ano e ainda vencedor da Taça de Portugal.

Seguiu-se um empréstimo aos ingleses do Wolverhampton (2020/21), com cláusula de compra no valor de 20 milhões de euros, que não foi accionada. Essa nova experiência enriqueceu o jovem médio e preparou-o para um regresso em grande estilo, na presente temporada.

Foi escolhido para fazer parte do plantel principal da temporada 2021/22, estreando-se na Liga dos Campeões, frente ao Atlético de Madrid, ganhando a titularidade no meio-campo portista, participando em 47 jogos, com 4 golos da sua autoria e alguns prémios individuais.

Fontes: Sites oficiais do FC Porto e FPF

1 comentário: