quarta-feira, 8 de junho de 2022













DIOGO COSTA - INTERNACIONAL PORTISTA PORTUGUÊS nº 121

Soma 4 internacionalizações pela principal selecção nacional portuguesa, todas enquanto atleta do FC Porto, com a estreia a acontecer no dia 9 de Outubro de 2021, no estádio do Algarve, num jogo de carácter particular frente ao Qatar, com vitória por 3-0.

Diogo Costa defendeu a camisola das quinas em quase todos os escalões de formação, acumulando mais 66 internacionalizações (1 Sub-15, 4 Sub-16, 14 Sub-17, 2 Sub-18, 19 Sub-19, 10 Sub-20 e 16 Sub-21, falhando apenas a selecção Olímpica).

Com apenas 22 anos, perfila-se como o candidato mais prometedor a suceder a Rui Patrício como "dono" da baliza da selecção nacional.

























Diogo Meireles Costa nasceu a 19 de Setembro de 1999, em Rothrist, na Suíça. Filho de pais portugueses, cresceu em Santo Tirso, onde chegou com sete anos. Apresentou-se no FC Porto para jogar na equipa de Sub-13, começando a demonstrar todas as suas qualidades em todos os escalões da formação portista. 

O guarda-redes teve o primeiro ano dourado em 2016, quando se sagrou campeão nacional de juniores pelo FC Porto e Campeão da Europa pela selecção portuguesa de Sub-17. Em 2018, Diogo Costa voltou a festejar em dose dupla: venceu a Premier League International Cup ao serviço da equipa B dos Dragões e foi Campeão da Europa de Sub-19 (UEFA Youth League), frente ao Chelsea, em Nyon (Suíça), disputando 6 jogos desse torneio. Passou a integrar o plantel principal na temporada de 2018/19, mas continuou a dar o seu contributo à equipa B e aos Sub-19.

Estreou-se com a camisola da equipa principal do FC Porto num jogo da Taça da Liga, frente ao Santa Clara, no dia 25 de Setembro de 2019, com vitória por 1-0, no Estádio do Dragão.

A conquista da Liga Portugal Bwin, desta temporada (2021/22) tem um sabor especial para Diogo Costa. O jovem guarda-redes começou a titular, face ao afastamento por lesão de Marchesín, e não mais saiu, relegando o valoroso guardião argentino para o banco dos suplentes e para os jogos das Taças ( Portugal e Liga).

As suas inegáveis qualidades, aliadas à margem de progressão que a sua juventude intui, começam a despertar a cobiça de emblemas europeus com maior poder financeiro.





























(Clicar nas imagens e quadro para ampliar).

Fontes: Sites oficias do FC Porto e Federação Portuguesa Futebol)

Sem comentários:

Enviar um comentário