quarta-feira, 5 de agosto de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS














MIKLÓS FEHÉR - Goleador Nº 321

Apontou 2 golos em 18 presenças oficiais com a camisola da equipa principal do FC Porto, ao longo de cerca de duas temporadas ao seu serviço (1998/99 e 1999/00).

Trata-se de mais um internacional portista que foi já alvo de apreciação individual neste blogue, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado no dia 9 de Julho de 2012, cujas principais incidências da sua carreira poderá recordar clicando aqui.

Limitar-me-ei, por conseguinte, a adicionar alguns pequenos detalhes relacionados com este ranking.

Fehér nasceu no dia 20 de Julho de 1979. em Tatabánya, na Hungria. Chegou ao FC Porto ainda muito jovem, como uma promessa, um diamante ainda por lapidar, por assim dizer.

























Não teve por isso vida fácil, apesar de se achar já capaz de ser um dos titulares. A sua estreia oficial com a camisola principal do FC Porto aconteceu no dia 8 de Agosto de 1998, no Estádio das Antas, em jogo da 1ª mão da final da Supertaça Cândido de Oliveira, quando a partir do minuto 73 saltou do banco para substituir Capucho, já o FC Porto vencia por 1-0  o SC Braga, resultado com que terminaria esse encontro.

Sob o comando técnico de Fernando Santos, o «engenheiro do Penta», o avançado húngaro foi apenas utilizado episodicamente, tendo sido convocado por 12 vezes em 44 possíveis (9 como suplente utilizado e as 3 restantes não utilizado).

A sua estreia a marcar de Dragão ao peito aconteceu no dia 10 de Janeiro de 1999, no Estádio das Antas, frente ao Famalicão, em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista por 4-2, após prolongamento. Fehér foi o autor do 3º golo portista, aos 91 minutos, depois de ter entrado a substituir Mielcarski, aos 73 minutos.

A segunda temporada foi bastante diferente uma vez que foi convocado apenas por 9 vezes, todas como suplente utilizado, acabando por ser emprestado ao Salgueiros, clube onde terminou a época.

Ainda assim teve tempo de voltar a festejar mais um golo seu, de azul e branco vestido. Foi no dia 24 de Setembro de 1999, no Estádio das Antas, frente ao Campomaiorense, em jogo da 5ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 2-0. Miklós Fehér entrou aos 78 minutos a render Chainho, selando o resultado final no minuto 80.










Na temporada seguinte (2000/01) não fez parte do plantel, tendo sido emprestado ao SC Braga, onde foi bastante mais feliz, com 26 presenças e 14 golos.

Pertencendo ainda aos quadros do Clube, regressou às Antas no seu último ano de contrato, recusando-se a renovar, criando uma situação de ruptura. Como consequência foi despromovido para a equipa B, realizando 7 jogos com 2 golos. 

Em fim de contrato assinou livremente pelo Benfica para a temporada de 2002/03.

O final trágico já é do conhecimento geral.

PALMARÉS AO SERVIÇO DO FC PORTO (4 TÍTULOS):

1 Campeonato nacional (1998/99)
1 Taça de Portugal (1999/00)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (1997/98 e 1998/99)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário