quarta-feira, 10 de julho de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 291













LUÍS ROBERTO - Goleador Nº 291

Concretizou 2 golos em 56 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo de três temporadas ao seu serviço (1958/59 a 1960/61).

Luís Roberto Alves da Silva, nasceu no dia 4 de Março de 1934, na cidade de Alegre, Estado do Espírito Santo, Brasil. Fez a sua formação de futebolista em vários clubes: (Botafogo e Sete de Stembro, ambos da cidade de Belo Horizonte, América, de Minas Gerais e Flamengo, do Rio de Janeiro, tendo atingido neste último a categoria de honra.

Chegou ao FC Porto na temporada de 1958/59, para ser orientado pelo seu compatriota Otto Bumbel, treinador que haveria de ser substituído pelo húngaro Bela Guttman, ainda no decorrer da temporada, mais precisamente em Novembro de 1958. Em boa hora já que o seu sucessor logrou terminar o campeonato no 1º lugar, sagrando-se campeão nacional.

























Luís Roberto, atleta possante, de fino recorte técnico, médio de grande valor, impôs-se com classe na equipa principal, tendo-se estreado no dia 21 de Setembro de 1958, no Campo da Estrela, em Évora, frente  ao Lusitano, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 2-1.

O médio brasileiro, como já referido, tornou-se rapidamente um dos atletas mais influentes na manobra da equipa, mas não teve uma relação fácil com o golo. A sua missão era muito mais de servir de tampão às investidas adversárias, servir os seus companheiros mais adiantados e manter o equilíbrio na sua área de jurisdição. 

Esta postura granjeou-lhe grande simpatia na massa adepta, transformando-o num ídolo.

Foi campeão nacional logo na sua época de estreia, no tal jogo, em Torres Vedras, em que tiveram de esperar durante longos oito minutos, pelo final do jogo na Luz, onde Inocêncio Calabote, tentava a todo o custo decidir o campeonato a favor do Benfica.

A foto que se segue é da equipa titular mais representativa, Campeã nacional 1958/59:


























Luís Roberto marcou apenas dois golos, de azul e branco vestido. O primeiro aconteceu no dia 15 de Fevereiro de 1959, no Estádio das Antas, frente ao SC Covilhã, em jogo da 21ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 5-2. O médio brasileiro foi o autor do 3º golo da partida, aos 23 minutos, colocando o marcador em 3-0.

O seu segundo e último golo pelo FC Porto, aconteceu na temporada seguinte, mais precisamente no dia 3 de Abril de 1960, no Estádio das Antas, frente ao Benfica, em jogo da 23ª jornada do Campeonato nacional, que terminou com um empate a dois golos. Luís Roberto foi o autor do primeiro golo portista, aos 86 minutos, dando inicio a uma recuperação portista que conseguiu evitar a derrota mesmo em cima do minuto 90.

Luís Roberto foi forçado a terminar a carreira prematuramente, devido a uma grave lesão da qual nunca mais conseguiu recuperar. Foi alvo de manifestações de solidariedade, com jogo de despedida e jantar de homenagem.












Terminada de forma abrupta a carreira, Luís Roberto regressou à sua terra natal para se dedicar a outra actividade profissional.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (1958/59)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário