quinta-feira, 10 de julho de 2014

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)












Eliaquim Mangala - Internacional E60: Envergou a camisola da Selecção principal da França por três vezes, todas enquanto jogador do FC Porto. A sua estreia aconteceu em 5 de Junho de 2013, em Montevideo, num jogo de carácter particular, frente ao Uruguai, com derrota francesa por 1-0.

Desde então tem sido chamado com regularidade aos trabalhos da sua selecção, mas a forte concorrência tem-no impedido de aparecer na equipa com mais frequência.

Esteve recentemente na fase final do Mundial Brasil/2014, mas não chegou a sair do banco. É no entanto uma grande promessa do futebol francês e face à sua juventude, possuiu ainda uma enorme margem de progressão para se vir a afirmar como um dos indiscutíveis, no seu lugar.





























Eliaquim Mangala, nasceu em 13 de Fevereiro de 1991, na cidade francesa de Colombes. A sua trajectória futebolística iniciou-se em 1996 nas escolas de formação do Lustin Athlétic Club, onde permaneceu 6 anos. A sua formação prosseguiu nos dois anos seguintes no CS Wépionnais. Em 2004 ingressou no UR Namur, despertando as atenções do Standard Liége onde concluiu a formação e ingressou no plantel principal, assinando o seu primeiro contrato como jogador profissional, em 2008.

Durante três temporadas, o jovem Mangala teve algumas dificuldade para se impor como titular, mas ainda assim participou em 94 jogos, marcando 3 golos.

Defesa-central de enorme capacidade física, sentido de colocação, rápido na antecipação, bom jogo de cabeça e feroz nos lances de bola parada, para além de uma polivalência que lhe permite actuar em toda a faixa esquerda, como lateral ou médio, Mangala rapidamente despertou o interesse do FC Porto, que em Agosto de 2011 o contratou por cinco temporadas, a troco de 6,5 milhões de euros.

O defesa-central francês sentiu algumas dificuldades de adaptação na sua primeira época de dragão ao peito, mas sempre que foi chamado apresentou alguns argumentos que o projectavam para um futuro promissor. Nas duas épocas seguintes, Mangala acabou por demonstrar as suas capacidades, jogando com muito mais regularidade e despertando o interesse dos «tubarões» do futebol europeu.









Tudo leva a crer que o seu destino seja o futebol inglês, de acordo com as notícias que vão circulando, o Manchester City terá já um acordo com o FC Porto para a sua cedência, a troco de 40 milhões de euros.

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):
2 Campeonatos nacionais (2011/12 e 2012/13)
2 Supertaças C.Oliveira (2001/12 e 2012/13)

Sem comentários:

Enviar um comentário