quarta-feira, 26 de junho de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... o FC Porto foi classificado de Instituição de utilidade pública, em 23 de Março de 1928?


Entre todos os apontamentos que têm de figurar na história do FC Porto, há um que precisa ser colocado em lugar de honra. O Decreto-lei que estabeleceu a «Utilidade Pública» no clube, corria o ano de 1928. 

Vários desportistas contribuíram para transformar este sonho em realidade e por isso também nós não esquecemos. Basta transcrever o que sobre o assunto se lê no relatório dessa época:

«UTILIDADE PÚBLICA» - A Direcção reconheceu que traria vantagens para o clube, conseguir que fosse considerado Instituição de Utilidade Pública. Lançou ombros à empresa e, transpostos obstáculos, obteve o almejado diploma. A concessão do Governo representou uma merecida honra e homenagem, além de que poderá servir para determinados fins em vista. O Decreto que insere a determinação governamental vai publicado no relatório, e é nosso dever propor louvor ao Ministro que o promulgou, Sr. Dr. Alfredo de Magalhães.

No seguimento desta mercê foram poderosos auxiliares o nosso prezado consócio Sr. António Pinto Machado, o Exmo. Sr.Joaquim de Vasconcelos, distinto Chefe de Repartição do Ministério da Instrução Pública, os consócios Srs. Tomás Vilaça e João Cal e os Srs. Dr. Manuel de Castro e engenheiro Artur Fernandes de Sousa, não podendo esquecer o Exmo. Sr. Dr. José Pontes, do Comité Olímpico Português.

Fonte: Revista Dragões - Retalhos da nossa História, por Maria Luísa Rodrigues Teles

Sem comentários:

Enviar um comentário