quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

REGRESSO À LIDERANÇA

















FICHA DO JOGO
























O FC Porto voltou hoje à liderança partilhada, com a vitória em Setúbal, para acerto do calendário.

Em noite de Inverno, com muita ventania e alguma chuva, o terreno de jogo apresentou-se desta vez em condições para que o encontro se efectuasse. Os bicampeões nacionais, jogando a primeira parte contra o vento, entraram dispostos a resolver cedo a partida, fazendo funcionar o marcador aos 8 minutos, por Jackson Martinez, na conversão de uma grande penalidade, a castigar o «abalroamento» a que Silvestre Varela foi submetido pelo defesa sadino Pedro Santos, bem ajuizado por Pedro Proença, apesar da azia de comentadores, jogadores, treinador e público afecto à equipa da casa! O lance não tem nada de polémico, sendo que a falta cometida só podia ter esse desfecho.

Os Dragões ainda criaram duas boas ocasiões para dilatar o marcador, dando a ideia que o jogo seria resolvido com toda a facilidade. Engano. A equipa da casa, reagiu e por duas vezes Meyong, num duelo interessante com Mangala, levou o perigo à área portista, com o central portista a impedir o remate, no último momento, no primeiro lance, mas a perder no segundo, obrigando Helton a empenhar-se para suster o remate.

Os sadinos começaram a acertar as marcações, a fechar espaços e a dificultar as acções ofensivas portistas, de forma determinada, pressionando alto e com agressividade, algumas vezes com excessos, a roçar a agressão e muitas vezes recorrendo à infracção das leis, obrigando o árbitro a mostrar os cartões.

Esta forma de actuar começou por dar os seus frutos, já que teve o condão de desorganizar as acções ofensivas portistas, que se viram em dificuldades para discutir com tenacidade cada lance, cada disputa de bola, redundando num futebol mais musculado e menos atractivo. 

Depois do intervalo Vítor Pereira deixou Kelvin nos balneários fazendo entrar Maicon, deslocando Mangala para a lateral esquerda e avançando Alex Sandro para a intermediária.

A alteração sortiu os efeitos desejados, fazendo com que a equipa portista voltasse a dominar a partida e não permitindo qualquer ameaça de contra-ataque. Sem grandes pressas, os azuis e brancos foram gerindo os ritmos de jogo, aproveitando o vento a seu favor bem como os excessos de agressividade em que os jogadores sadinos iam incorrendo, devidamente punidos pelo árbitro do encontro, especialmente depois dos 60 minutos, período em que os jogadores da equipa da casa viram, com toda a propriedade, 4 cartões amarelos e dois vermelhos.

Reduzidos a 9 unidades, o Setúbal não conseguiu manter a mesma solidez defensiva e disso se aproveitou o FC Porto para fazer mais dois golos.




















Com esta vitória os Dragões voltam à liderança partilhada da prova, terminando a primeira volta invictos e com apenas três empates cedidos. 

Os meus destaques vão para Mangala (mais um grande jogo) e Jackson Martinez, que com os dois golos marcados neste jogo  vai comandando a lista dos melhores marcadores, com o registo de 14 golos.

Curiosa foi a reacção do treinador do Setúbal. Queixou-se da arbitragem! De sofrer golos de penalti a abrir! Das expulsões que não deveriam ter sido! 

Para que servem as regras no futebol? Quem os manda jogar infringindo as regras? 

3 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem conseguimos uma importante vitória no acerto do calendário, e que nos permite continuar no primeiro lugar.

    Não fizemos uma exibição de grande nível, mas sim uma exibição segura, dominamos e controlamos o jogo, e o Vitória apenas na primeira parte durante um curto espaço de tempo conseguiu importunar-nos.

    Entramos fortes no jogo e obtivemos a vantagem num penalti claro.

    Na segunda metade controla-mos o jogo, e o Setúbal não fez por merecer mais que a derrota.

    Bruno Galo foi bem expulso, e não se entendem os protestos dos Sadinos. Aliás Galo devia ter sido expulso com vermelho directo na entrada violenta sobre Moutinho.

    Notas neste jogo para as boas prestações no nosso trio de meio campo e para Mangala, Alex Sandro e Jackson.

    Estamos no bom caminho, e com o reforço no ataque com a chegada de Liedson, teremos mais alternativas para atacar o título.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma vitória não direi fácil mas que nos permite assim atingir o topo da classificação, aquele que é o nosso lugar cativo! Com maior ou menor dificuldade acabariamos por vencer o Setubal que como comentou no meu blog se jogasse assim contra o clube da 2ª circular haveria de ser bonito!

    Abraço da Madeira

    http://dragaocomrazao.blogspot.pt/2013/01/balanco-1-volta-liga-zon-sagres.html

    ResponderEliminar
  3. Vitória e F.C.Porto defrontaram-se ontem no Bonfim, jogo em atraso, relativo à 12ª jornada do campeonato, Liga Zon Sagres. Num relvado pesado, escorregadio, mas a permitir jogar sem problemas, o bi-campeão, que fez uma única alteração em relação à equipa que venceu o Paços de Ferreira, Kelvin entrou para a frente e Defour recuou para o lugar do castigado Fernando, venceu justamente, por números exagerados, que não demonstram as dificuldades portistas e alcançou o Benfica no 1º lugar da classificação.

    Abraço

    ResponderEliminar