segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLVIII












Fernando Belluschi - Internacional E48: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Argentina por 5 vezes (1 pelo Newell's Old Boys, 1 pelo River Plate e 3 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu a 10 de Março de 2005, em Los Angeles, num jogo de carácter particular entre as selecções da Argentina e do México, que registou um empate a 1 golo.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à selecção principal do seu país, para concretizar a sua 3ª internacionalização, em 30 de Março de 2011, em San José, no amigável frente à Costa Rica, que terminou com uma igualdade sem golos.

Belluschi ainda não esteve presente nas fases finais das maiores competições, a não ser no ano de 2003, altura em que se sagrou Campeão Sul-americano, Sub-20, com a Argentina, no Torneio disputado no Uruguai. O médio argentino destacou-se participando em 7 dos 9 jogos que conduziram  a sua selecção ao triunfo final, frente ao Brasil.

Natural de Los Quirquinchos, Santa Fé, Argentina, iniciou a sua formação no Club Atlético Federación, da sua terra natal, tendo-a concluído no Club Newell's Old Boys de Rosário, a cerca de 130 km. Ali se tornou profissional em 2002, estreando-se no escalão principal do futebol argentino, tendo conquistado o Torneo Apertura de 2004.

Convertido numa das maiores esperanças do futebol argentino, o Boca Juniors adquiriu 50% dos seus direitos e económicos e desportivos, continuando o atleta no Newell's até Julho de 2006, altura em que deveria apresentar-se no seu novo clube. Porém, à última hora, o River Plate, que perdera Lucho Gonzalez para o FC Porto, bateu a cláusula de rescisão então fixada e em Julho de 2007, a troco de 5 milhões de dólares, passou a ser seu jogador, pela compra de 100% dos seus direitos desportivos e 80% dos económicos, com os restantes 20% a pertencerem ao Newell's.

No River Plate, sob o comando de Daniel Passarela, Belluschi nunca foi um titular indiscutível, mas participou o suficiente para se sagrar campeão do Torneo Clausura 2007/08. Em Janeiro de 2008 foi cedido aos gregos do Olympiakos, po 6,5 milhões de euros, por apenas 60% do passe, clube onde se sagrou bi-campeão nacional e vencedor da Supertaça grega, durante a época e meia que lá permaneceu.

O Scouting portista há muito que o tinha referenciado. Esteve mesmo para vir para o Dragão antes de assinar pelos gregos, mas o negócio nessa altura complicou-se.

Em 6 de Julho de 2009 assinou mesmo pelo FC Porto um contrato válido por 4 temporadas, pela verba de 5 milhões de euros (50% do passe) e com uma clausula de rescisão de 30 milhões de euros. A contratação destinava-se a colmatar a saída para Marselha de «El Comandante» Lucho Gonzalez, numa réplica da razão que o levou ao River Plate.

Chegou caracterizado como um médio ofensivo repentista, de excelente técnica, boa visão de jogo, versatilidade e remate fácil de longa distância. A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu em 9 de Agosto de 2009, em Aveiro, contra o Paços de Ferreira, jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, que os Dragões venceram por 2-0.

O médio argentino prometeu muito, a sua qualidade era inegável, mas mostrou-se muito intermitente. Tinha pormenores deliciosos, de craque, de predestinado, mas logo a seguir entrava num espiral de erros primários e comprometedores. Por isso não foi um titular indiscutível, apesar de muito utilizado.

Fez duas épocas com alguma regularidade, mas na 3ª (2011/12) começou a ficar sem espaço. O regresso de Lucho Gonzalez ao Dragão, no mercado de Inverno, implicou a sua dispensa, sendo cedido por empréstimo, ao Génova de Itália, com opção de compra fixado no valor de 5 milhões de euros.

Enquanto jogador do FC Porto, Fernando Belluschi participou em 113 jogos das diversas competições oficiais, obtendo 9 golos, conforme mapa estatístico que se segue: 









Em Itália a sua performance foi aceitável e o Génova manifestou a intenção de accionar a opção de compra, mas as dificuldades financeiras do clube italiano impediram a sua continuidade. Turquia foi o seu destino imediato. O Bursaspor mostrou-se interessado na sua aquisição, assumindo um compromisso válido por 4 temporadas, pagando alegadamente 2,5 milhões de euros ao FC Porto, pelos 50% do passe que detinha.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
2 Campeonatos Nacionais (2010/11 e 2011/12)
2 Taças de Portugal (2009/10 e 2010/11)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2008/09, 2009/10 e 2010/11)






























(Continua)
Fontes: Worldfootball.net; Transfermarkt.co.uk; Home of Football Statistics and History e base de dados actualizados de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário