segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLVII












Nicolás Otamendi - Internacional E47: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Argentina por 15 vezes (10 pelo C.A. Velez Srasfield e 5 pelo FC Porto). A sua estreia na selecção principal aconteceu em 20 de Maio de 2009, em Santa Fé, num jogo amigável entre as selecções da Argentina e do Panamá, que terminou com a vitória argentina por 3-1.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria a representar o seu país, para concretizar a sua 11ª internacionalização, em 30 de Março de 2011, em San José, para mais um amigável, agora frente à Costa Rica, com um empate sem golos.

Nicolás Otamendi fez parte do plantel argentino que esteve presente na fase final do Campeonato do Mundo/2010, na África do Sul, tendo participado em três jogos.

Nascido no Bairro La Paloma, em El Talar de Pacheco, província de Buenos Aires, Nico começou por realizar testes no Velez Sarsfield, com apenas 7 anos de idade, tendo aí efectuado toda a sua formação, até se tornar profissional e titular da equipa principal, em Maio de 2008. Um ano após a sua estreia no clube, chegou à Selecção principal da Argentina.

Defesa central de raiz mas com capacidade para jogar na lateral direita (lugar que Diego Maradona, enquanto seleccionador lhe confiou no Mundial/2010), ágil, de estatura média (pouco vulgar nos atletas do eixo da defesa), mas de excelente poder de elevação, inteligente na marcação, veloz na abordagem dos lances, duro mas leal, reflexos aprimorados e bom jogo de cabeça, que lhe proporciona muitos golos nos lances de bola parada, despertou natural interesse em vários emblemas europeus.

Com a saída de Bruno Alves para o Zenite, o FC Porto entrou na corrida pelo central argentino e a troco de 4 milhões de euros, por 50% do passe, com opção de compra pelo restante (que os Dragões vieram a accionar um ano mais tarde, com o pagamento de mais 4 milhões de euros), Otamendi assinou, em Agosto de 2010, um compromisso válido por cinco temporadas).

Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto em 25 de Setembro de 2010, no Dragão, frente ao Olhanense, na 6ª Jornada do Campeonato Nacional, com vitória portista por 2-0, com o primeiro golo da sua autoria. Não começou por ser titular indiscutível, mas aos poucos, tem vindo a evidenciar a competência e as qualidades para se tornar num dos pilares do sector defensivo da equipa, como se reflecte no mapa dos dados estatísticos que se segue:









Nicolás Otamendi tem contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
2 Campeonatos Nacionais (2010/11 e 2011/12)
1 Taça de Portugal (2010/11)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2009/10, 2010/11 e 2011/12)




































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Transfermarket; Worldfootball.net e base de dados actualizados de Rui Anjos.

1 comentário:

  1. Boas Rui,

    O Nico está de jogo para jogo a demonstrar que foi mais uma aposta acertada do nosso clube, no entanto e como se viu no ultimo jogo tem uma grande lacuna ... o passe em profundidade, algo que é recorrente e que tem que ser trabalhado, ou então optar pelo passe curto e certeiro.

    Um bom ano e um abraço.

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar