quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

HELTON «OFERECE» LIDERANÇA!















FICHA DO JOGO

























(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto não foi capaz de segurar o primeiro lugar do grupo, ao perder no Parque dos Príncipes um jogo em que até o empate lhe servia.

Creio que terá sido essa a razão para que os campeões nacionais portugueses tivessem permitido tanto domínio dos franceses. A equipa portista só foi capaz de se mostrar em quase toda a sua plenitude, depois de estar a perder.














O Paris S.G. entrou no jogo a todo o gás, determinado a conquistar os três pontos, com dez minutos sufocantes, de que os portistas saíram incólumes por pura ineficácia dos avançados da equipa gaulesa. Ibrahimovic teve, aos 2 minutos uma soberana ocasião de desfeitear Helton, ao falhar a emenda na cara do guardião portista.

Os Dragões  só depois conseguiram sacudir a pressão inicial e Jackson Martinez conseguiu levar muito perigo à baliza contrária, num remate forte e colocado que ainda foi ligeiramente desviado por um defesa contrário. Mas foi Sol de pouca dura. Os parisienses estavam endiabrados e a classe dos seus jogadores emergia e punha em sentido a defensiva portista.

O golo inaugural, aos 29 minutos, na sequência de um livre em que Thiago Silva venceu na área a fraca oposição de Danilo, esporadicamente no lado esquerdo da defesa, era o corolário de um futebol rápido, incisivo, perigoso e às vezes sufocante dos franceses que iam ganhando cantos, uns atrás dos outros, versus o futebol lento, atarantado, confuso, às vezes desorganizado, dos portistas.

Mas reagiu bem o FC Porto ao golo sofrido. Foi para a frente sem medo e mostrou argumentos para lutar por um resultado positivo. Quatro minutos depois surgiu o golo do empate, com Danilo pelo seu flanco a tirar Pastore do caminho e a cruzar para o cabeceamento certeiro de Jackson Martinez.

Até ao intervalo as equipas equilibraram-se, mas com Helton a ser chamado a uma intervenção de grande dificuldade.

No segundo tempo a equipa da casa voltou a entrar mais forte, submetendo a defensiva portista a trabalho aturado. O FC Porto passou por novo período de dificuldades, especialmente nas transições ofensivas, com o último passe a sair sempre mal. Helton e  Otamendi desdobravam-se em intervenções arrojadas para evitarem novo golo. A equipa portista pensava já defender a igualdade que lhe garantia a liderança, mas num lance de infurtúnio de Helton a estratégia caiu por terra.




















Ménez serviu Lavezzi na área portista que rematou junto ao poste mais próximo. Helton, bem colocado, ofereceu o corpo à bola mas deixou-a escapar sob si, cometendo o erro fatal, que se chama frango, proporcionando o golo da vitória dos franceses.

De novo em desvantagem, o FC Porto voltou a assumir o jogo, colocando a baliza contrária em apuros. O golo da igualdade poderia ter surgido nove minutos depois pelos pés de Jackson que na cara de Sirigu, atirou contra o seu corpo e na recarga Lucho não acertou com a baliza.

Nos últimos minutos o Paris S.G., beneficiando do adiantamento dos jogadores portistas podia igualmente ter dilatado o marcador.

A vitória da equipa francesa acaba por ser justa, porque foi a equipa que mais trabalhou para ganhar o jogo. O FC Porto mostrou muitas debilidades e só foi capaz de mostrar alguns dos seus argumentos quando em desvantagem no marcador. Houve pouco Moutinho, pouco James e nenhum Varela. Este jogador português perdeu capacidade de explosão, força física e inteligência. Parece um trambolho, só faz faltas, escorrega permanentemente e estraga a maior parte das jogadas em que intervém. 

Pela positiva parece-me justo destacar Jackson Martinez, um dos poucos que não mereciam esta derrota. Helton foi o carrasco mas não deve ser crucificado porque também teve intervenções de grande dificuldade. 

Agora é esperar pelo sorteio e rezar para que não calhe o Barcelona, se bem que passar a próxima fase vai ser quase impossível. A equipa ainda não está preparada para esses voos.

3 comentários:

  1. De acordo. A "gestão" em Braga não serviu para nada. E até lamento mais o resultado para a Taça do que o de ontem em Paris.

    Não é crítica mas a constatação de uma realidade previsível: perdemos pau e bola.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem fiquei mesmo fodido com o resultado.
    E não é por esta derrota nos ter deitado para o segundo lugar do grupo.
    É me indiferente que calhe Barcelona ou qualquer outra equipa. Somos um dos maiores emblemas da Europa e por conseguinte entramos na champions para a vencer, e temos de ter estofo para vencer qualquer adversário.

    Fiquei fodido, porque uma vez mais cometemos erros primários que em alta competição são imperdoáveis. Mais um golo sofrido de bola parada, falhar golos cantados e como se não bastasse mais uma desconcentração individual que resultou num frango.

    Somos melhores que o PSG, e ontem mesmo com erros primários não merecíamos a derrota.

    Os atletas tem de ter estofo e tranquilidade e assumir o peso da camisola que envergam, caso contrário qualquer adversário nos vencerá na próxima eliminatória.

    Já em Braga, além da lentidão de leitura e reacção ao jogo de VP, os nossos atletas não tiveram a perspicácia de entender que havia um Larápio em campo, e que portanto é preciso ronha e manha.

    Por falar em manha, ontem a TVI mais uma vez demonstrou que tem profissionais que prestam um péssimo serviço ao jornalismo desportivo. "Mute" foi a solução para poupar a minha paciência.

    Os portistas presentes no estádio mereciam mais empenho e concentração.

    Há que agora recuperar a equipa e olhar em frente.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Perante o olhar de muitos observadores, sempre atentos ao melhor futebol da Europa, PSG e F.C.Porto discutiram no Parque dos Princípes cheio e com milhares de portugueses a apoiarem o campeão luso, o primeiro lugar do Grupo A. Venceu a equipa francesa e a vitória parece-me justa. O jogo foi interessante, bem disputado, mas faltou Porto, um Porto ao mais alto nível, quero dizer. Olhando para o resultado tangencial; ao jogo que foi equilibrado; se tivermos em conta o erro de Helton; e algumas oportunidades que desperdiçamos, podemos ser tentados a dizer que perdemos nesses pormenores, mas não, não foi só por isso que o Dragão hoje perdeu. Perdemos nos pormaiores, isto é, perdemos porque faltou gente e qualidade na exibição da equipa portista.

    Entramos mal, nervosos - porquê? -, precipitados, sem conseguir ter e trocar a bola, nunca fomos capazes de responder à entrada forte, determinada, pressionante da equipa de Carlo Ancelotti, que tanto ameaçou que marcou. A perder, a equipa portista reagiu, soltou-se, passou a jogar melhor e empatou por Jackson, após excelente passe de Danilo. Com o empate e quando se pensava que o F.C.Porto podia crescer, voltamos a ver mais PSG e novamente um Porto trapalhão, complicativo, sem grande organização, sem capacidade para colocar em respeito a equipa francesa que voltou à mó de cima até ao intervalo.
    1-1 na ida para o descanso, resultado que se aceitava, mas mais PSG.

    Na segunda-parte e no início, muito parecida com a primeira, mais perigosa a equipa da capital de França, Porto com os mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais e novamente a sofrer um golo. É verdade que foi num frango de Helton, mas faltou matar a jogada antes, muitas cerimónias até Lavezzi rematar. A perder, voltou a haver mais Dragão, voltamos a jogar melhor, a ter possibilidades de empatar - Jackson na cara do guarda-redes e Lucho sozinho na recarga, podiam ter empatado -, mas faltou sempre qualquer coisa na forma como as jogadas eram construídas e resolvidas, nunca foi fluído e criativo o jogo do F.C.Porto.

    Resumindo, perdemos e perdemos bem. E quando digo que faltou gente, refiro-me alguns jogadores que estiveram muito abaixo das suas possibilidades. Não houve Fernando, Lucho e Moutinho também não mostraram muito, James aquém do que se esperava, num jogo de grande visibilidade e Varela, como é possível ter estado em campo até aos 84 minutos? Jackson marcou e se falhou outro golo, fez uma exibição muito razoável. A defesa, Helton excluído e não foi só pelo segundo golo, esteve bem, melhor, é verdade, Alex Sandro - espero que a sua saída aos 85 minutos não tenha sido por lesão - que Danilo, bem Mangala e super-jogo de Otamendi, o melhor em campo e um dos poucos portistas que não merecia perder.

    Notas finais:
    Jogávamos pelo primeiro lugar, pelo prestígio e pelo dinheiro. O prestígio não ficou abalado, mas não saiu reforçado; o dinheiro foi-se; e o primeiro lugar também, sendo este facto o mais fácil de digerir. Atendendo às equipas que vão ficar em segundo e em primeiro, venha o diabo e escolha.

    Da forma como o jogo decorreu, atendendo à dinâmica e velocidade com que o PSG jogou, é especulativo dizê-lo, mas se não temos poupado jogadores e vendo a falta de andamento de alguns jogadores portistas, não sei não...

    Abraço

    ResponderEliminar