domingo, 19 de fevereiro de 2012

VITÓRIA ESPERADA NUM JOGO COM POUCO FUTEBOL

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

O jogo de hoje foi sobretudo um conjunto de surpresas. Desde logo na formação do onze inicial, onde Sapunaru fez a sua reaparição, após prolongada ausência, relegando Maicon para o banco, de certa forma contrariando a ideia do treinador, quanto ao denominado  «príncipio da chiclete»! Depois tivemos um golo madrugador (3') que provavelmente terá desmontado o chamado «autocarro» sadino e finalmente um golo de Fernando!
De resto, o jogo, a valer alguma coisa, terá sido apenas e só pelos golos. É que se na primeira metade ainda se viram algumas (poucas) jogadas com ligação, na segunda nem isso. O «Vitinho» queixou-se da fadiga provocado pelo confronto com o Manchester City, de Quinta-feira passada e do fraco estado do relvado (muito alto e irregular). Desculpas!

O jogo até tinha tudo para se tornar agradável e bem jogado. A jogar contra a pior equipa do campeonato e a vencer desde o 3º minuto, esperava-se um futebol sereno mas de boa qualidade técnica. Os jogadores portistas optaram por uma toada de treino, de futebol aos repelões, sem grande ligação, com momentos de desconcentração e pouca aplicação que não dignificam o emblema que envergam. O treinador gostou da exibição! Eu não.  Os amantes das estatísticas apoiar-se-ao nos números esmagadores para falarem em superioridade. Incontestável mas sem brilho. Não será seguramente a jogar desta forma que teremos chances de lutar pelo título.

Destaque para mais um golo de Marc Janko, o terceiro consecutivo em três jogos disputados.

4 comentários:

  1. Sem Maicon, uma surpresa, talvez a pensar no jogo de quarta-feira, onde o brasileiro, com mais ritmo que Sapunaru - que atendendo ao tempo de paragens esteve bem e podia ter marcado... - será necessário e na estreia de Alex Sandro - quero ver mais e o jogo de quarta-feira vai ser um bom indicativo sobre o lateral brasileiro - em jogos da Liga Zon Sagres, no lugar do castigado Alvaro Pereira, o F.C.Porto entrou bem e logo aos 3 minutos adiantou-se no marcador. Jogada simples de Moutinho pela direita, cruzamento e no sítio certo, Janko - 3 jogos, 3 golos, é isso que se pede a um ponta-de-lança - carimbou.
    Se é verdade que ainda não havia uma tendência, parecia claro que a pressão a meio-campo e depois saídas rápidas para o ataque, parecia ser a forma pretendida para o Campeão resolver as dificuldades que esperava encontrar. A dar razão a esta teoria, o segundo golo: Fernando recuperou, deu, recebeu e marcou, coisa rara, mas merecida, de um jogador que tem sido dos melhores da equipa portista. Nos entretantos, entre o primeiro e o segundo golo, uma ou outra desconcentração defensiva - contra equipas mais fortes pagam-se caro...-, como cabeceamento de Mayong, por exemplo, e mais um penalty cristalino a favor do F.C.Porto que Paulo Baptista não assinalou. A ganhar por dois golos o F.C.Porto geriu e até ao intervalo só deu Porto. Mesmo sem forçar e num ritmo baixo, o Campeão dominou e controlou totalmente o jogo, com uma posse esmagadora, podia ter marcado mais um ou outro golo e nunca esteve em risco de sofrer. Tudo somado, talvez o 0-3 expressasse mais fielmente o que foram os primeiros 45 minutos.

    Na etapa completar nada de novo... Porto a dominar a seu belo prazer, gerindo e poupando, até que aos 60 minutos, Vítor Pereira a pensar no Manchester City, começou a rodar. Aos 60 minutos saiu Lucho, mais tarde, aos 68, saíram Hulk e Moutinho, para as entradas de Defour, James e C.Rodríguez. Mesmo com as alterações tudo continuou igual e só se alterou quando e sem fazer muito por isso, a equipa de José Mota diminuiu... mas como Varela - voltou a jogar bem -, passados apenas 4 minutos colocou novamente a vantagem portista em dois golos, o jogo ficou definitivamente decidido. Embora o marcador pudesse ter sido alterado, valendo uma excelente defesa de Helton e a barra da baliza sadina, para que o resultado final não tivesse mais um golo para cada lado.

    Em resumo:
    Quando uma equipa tem 5 pontos de atraso, sabe que só lhe resta ganhar e ganhar. Foi o quer o F.C.Porto fez esta noite. Conseguiu-o com naturalidade e tranquilidade e uma exibição que sem ser brilhante, foi suficiente para um triunfo claro e justíssimo.

    Notas finais:
    Uma palavra de apreço para os muitos portistas que se deslocaram ao Bonfim. Mesmo com a época a não correr como esperavamos e desejavamos, o apoio tem sido constante e isso merece ser destacado.

    O duo Valdemar Duarte, João Manhã, igual a ele próprio, mais uma vez não se aguentou - eu desisti aos 6 minutos quando um penalty, claro, de Ricardo Silva, corte com o braço na área, não mereceu nenhum comentário.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O FC Porto fez um jogo regular, embora na segunda parte o ascendente ante o adversário se tenha atenuado.
    Janko já leva 3 golos em outros tantos jogos. Um ponta-de-lança está lá para isso, para aproveitar as oportunidades. Moutinho confirma que está numa grande forma, estupenda, ao nível da época transacta. Fernando é “aquela máquina” e pela sua extraordinária regularidade ao longo da temporada merece o epíteto de “O Maior”. Sapunaru… onde esteve ele? Por quê tanto tempo afastado da equipa? Pergunto porque não sei, não é para criticar quem quer que seja. Certo é que o romeno trouxe outra desenvoltura à ala direita. Hulk abusa e… irrita. O estatuto não lhe dá esse direito. Boa gestão do plantel a pensar na jornada europeia.

    Abraço.
    BIbÓ PORTO!

    Ps: nojenta a dupla da TVIndecente! Aqueles dois dão vómitos...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Cumprimos o objectivo que era a vitória.
    Ter marcado cedo, permitiu gerir o jogo, que por vezes mais parecia um treino, tão baixo era o ritmo.

    Para portista ver, não foi um jogo agradável, mas vencemos com toda a justiça, e continuamos na luta pelo título.

    Hulk mais uma vez desiludiu. Muito trapalhão, individualista e sem poder de arranque, definitivamente a lesão afectou o seu ritmo de jogo.

    Grande jogo de Sapunaru, que ontem confirmou que o treinador pode e deve contar com ele.

    Alex Sandro teve uma estreia tranquila, embora lhe falte entrosamento com a equipa.

    Fernando o melhor elemento do FC Porto de à uns jogos para cá, está a realizar uma excelente época.

    Varela e Janko no ataque fizeram uma excelente partida.

    No meio campo Moutinho e Lucho são o motor da equipa, e só é pena Lucho ainda apresentar algumas debilidades físicas.

    Vamos continuar, até onde for possível, a acreditar que podemos dar a volta à classificação.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rui.
    Acho que a exibição do FC Porto até nem foi má. Ou pelo menos foi boa quando foi preciso (primeiros 30 minutos, pricncipalmente). Houve bom futebol na 1ª parte.
    Um abraço
    Ricardo Vara

    ResponderEliminar