sábado, 25 de maio de 2019

PENALTIS? JÁ FOMOS!... OUTRA VEZ?????















FICHA DO JOGO




























No último jogo da temporada o FC Porto voltou a não ser feliz, em mais um confronto com a «lagartada», num jogo marcado pelo menor acerto dos avançados portistas (duas bolas nos ferros, Soares e Danilo Pereira), para além de várias ocasiões desperdiçadas, mas também por repetida infelicidade nas decisões da equipa de arbitragem + VAR, a poupar a expulsão a Coates e a sonegar uma grande penalidade sobre Hernâni.

Sem poder contar com Aboubakar (lesionado) e Jesús Corona (castigado), Sérgio Conceição optou por colocar Brahimi no lugar do mexicano, única alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior, contra o mesmo adversário, mas para o campeonato.
























O jogo começou com o Sporting muito ofensivo e a pressionar os jogadores portistas logo à saída da sua grande área, complicando muito os movimentos de construção, porém pertenceu ao FC Porto a primeira grande ocasião de golo. Marega ganhou a linha de fundo, cruzou para a pequena área, corte atabalhoado de Bruno Gaspar para a frente, Otávio na marca de grande penalidade recolheu com o peito e sem deixar a bola cair rematou de pronto mas contra Renan que fez uma defesa tão aparatosa quanto instintiva (6').

O Sporting respondeu 3 minutos depois com um remate violento de fora da área, por Bruno Fernandes, bem defendida por Vaná, sem grandes dificuldades. Aos 11 minutos Raphinha voltou a ter grande oportunidade, mas falhou o alvo.

No último quarto de hora da primeira parte, os azuis e brancos forçaram mais o ataque e acabariam por chegar ao golo da vantagem. Livre cobrado à esquerda por Alex Telles para a área leonina, rechaçada de pronto com a bola a sobrar para a direita onde estava Herrera. O mexicano recebeu o esférico com o ombro (provocando protestos), cruzou para a pequena área onde surgiu Soares, nas costas dos defesas a cabecear para o golo (41').

A vantagem durou poucos minutos porque Bruno Fernandes foi feliz no remate à entrada da área (45'), já que a bola ressaltou em Danilo Pereira, traindo Vaná. Bastaria uns milésimos de segundos de atraso na passada do médio portista, para a bola em vez de tabelar nele, tocar em Luiz Phellipe que se encontrava por trás e em posição de fora de jogo.

No recomeço foi o FC Porto que entrou a todo o gás. Soares atirou ao ferro (47') e aos 60 minutos voltou a estar perto do golo.

Só aos 75 minutos o Sporting conseguiu assustar Vaná com um remate perigoso de Wendel, que saiu perto do poste.

Herrera não conseguiu aproveitar um brinde de Renan, rematando contra o guardião sportinguista (78') e já em tempos de descontos, Brahimi em boa posição para marcar, atirou para fora (91') e Danilo Pereira viu o seu desvio a um remate disparatado de Militão, beijar o poste, com Renan literalmente batido (92'). Nítida falta de sorte mas também alguma ineficácia.

Aos 94' Coates impediu que Soares se isolasse, cortando a bola com a mão. Falta para cartão vermelho directo que quer árbitro quer o VAR decidiram perdoar, mostrando apenas o amarelo!

O jogo teve de ir para prolongamento, quando a equipa lisboeta aparentava mais desgaste que os jogadores portistas, porém acabaram por entrar melhor chegando à vantagem logo aos 101' por Bas Dost, num lance que começou com uma má abordagem de Wilson Manafá, deixando Acunã galgar terreno pelo flanco, seguido de uma fífia de Felipe, acabando por assistir o avançado leonino, nas costas de Alex Telles, também ele muito mal colocado, para marcar com toda a frieza.

Seguiu-se um forcing portista na tentativa de chegar ao golo da igualdade enquanto a equipa contrária recorria ao anti jogo. Hernâni que tinha entrado aos 102' a render Militão, foi derrubado com empurrão de Acuña (103'), dentro da área, e mais uma vez Jorge Sousa e VAR, estavam ceguinhos.

Nos últimos segundos da compensação do prolongamento Felipe voltou a empatar (121'), com um desvio de cabeça, remetendo a decisão para a marca das grandes penalidades.

Ao meu pensamento vieram-me as imagens de outros confrontos recentes, resolvidos do mesmo modo, deixando escapar esta frase batida: "Grandes penalidades? Já fomos!"

E a cena repetiu-se. OUTRA VEZ?????...



























Sérgio Conceição queixou-se de injustiça e crueldade. Talvez tenha razão, principalmente pelo trabalho deficiente da equipa de arbitragem, mais uma vez a prejudicar o FC Porto. No entanto tem muito para reflectir quando preparar a nova temporada. 


Esta equipa foi muito espremida, notando-se um grande desgaste na maior parte dos jogadores mais utilizados. Felipe, Alex Telles, Danilo Pereira, Marega, Soares e Brahimi, estiveram muito longe do seu melhor, alguns a acabar a época de rastos. O preço desta aposta foi bem caro!

2 comentários:

  1. Dentro da área a queda do Hernâni? Fodasse, escrever isso tudo e dizer tal barbaridade e depois quer ser levado a sério?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, aconselho-o a rever esse lance aos 103 minutos. Hernâni é empurrado ostensivamente por Acuña, cometendo grande penalidade. Não estou a falar do lance protagonizado por Raphinha sobre Brahimi, esse sim fora da área. Agora espero um pedido de desculpas, se é que sabe o que isso é.

    ResponderEliminar