quarta-feira, 29 de março de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 186













VIRGÍLIO MENDES - Goleador Nº 186

Apontou 6 golos em 436 jogos em que participou com a camisola do FC Porto, ao longo das 16 temporadas ao seu serviço (1947/48 a 1962/63).

Virgílio Marques Mendes, nasceu no dia 17 de Novembro de 1927, no Entroncamento.

Começou as suas lides futebolísticas no clube da sua terra natal, o Grupo Desportivo dos Ferroviários, ao mesmo tempo que desenvolvia a sua profissão nas oficinas da CP - Caminhos de Ferro. O seu sonho era tornar-se jogador do Benfica, razão pela qual se deslocou a Lisboa para ser observado. Sofreu a sua primeira desilusão ao não lhe serem reconhecidas aptidões suficientes para representar as águias.

Em 1947, responsáveis portistas convidaram-no a ir à Constituição prestar provas e o treinador Szabo decidiu propor-lhe contrato. A partir de então, Virgílio teve a oportunidade de percorrer várias posições no terreno. Começou como avançado, passou por interior esquerdo, defesa esquerdo, fixando-se finalmente a defesa lateral direito, onde acabaria por conhecer a glória.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 30 de Novembro de 1947, no Campo Mascarenhas, no Porto, frente à equipa da casa, o Boavista, em jogo da 2ª jornada do Campeonato nacional. Actuou a avançado, não marcou mas o FC Porto venceu por 3-0.

Jogador com garra, bastante determinado, lutador, esforçado e de grande capacidade física, tornou-se num lateral direito de referência, tendo sido chamado à selecção nacional, que representou por 39 vezes, numa das quais, contra a Itália, ganhou a alcunha de «Leão de Génova», pela sua performance (Vêr aqui).

Virgílio conheceu o sabor doce dos títulos pelo FC Porto, como por exemplo na temporada de 1955/56 em que os Dragões fizeram a «dobradinha». A imagem que se segue é precisamente dessa época:






















Foi um atleta dedicado ao Clube que lhe conquistou definitivamente o coração e representou até pendurar as botas.
























Ficou sempre ligado ao FC Porto, tendo passado episodicamente pelo comando técnico da equipa principal na época de 1965/66, nas duas últimas jornadas do campeonato, após a saída do técnico principal, Flávio Costa, de quem era adjunto.

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):
2 Campeonatos Nacionais (1955/56 e 1958/59)
2 Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário