terça-feira, 5 de agosto de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 67












SÉNINHO - Goleador nº 67

Apontou 33 golos em 149 jogos com a camisola do FC Porto, durante as sete temporadas em que esteve ao seu serviço (1969/70 a 1977/78).

Arsénio Rodrigues Jardim, conhecido no futebol por Séninho, nasceu no dia 1 de Junho de 1949, em Sá da Bandeira, Angola, onde fez a sua formação. 

Chegou ao FC Porto no ano de 1969. Médio ala veloz e de finta estonteante estreou-se oficialmente com a camisola portista em 14 de Setembro de 1969, nas Antas, contra a Académica de Coimbra, em jogo da 2ª jornada do Campeonato Nacional, com empate a 3 golos, depois de ter começado no banco de suplentes e ter entrado aos 72 minutos a render Chico Gordo. 

Teve alguma dificuldade para se impor como titular, tendo sido prejudicado pelo facto de ter sido obrigado a cumprir o serviço militar na sua terra natal, motivo pelo qual apenas alinhou em 1 jogo,  na temporada de 1970/71, ainda como suplente.























Regressou na época de 1971/72, era então treinado por António Teixeira que não lhe deu grandes oportunidades, porém o treinador não resistiu aos maus resultados e com o sucessor, o brasileiro Paulo Amaral, Séninho foi mais utilizado.

Mas foi a partir de 1975/76, primeiro com Branko Stankovik e Monteiro da Costa e depois, com José Maria Pedroto, que as suas qualidades vieram ao de cima, com jogadas, assistências e golos, de bom nível técnico.

As suas exibições começaram a ser notadas ao ponto de se estrear na Selecção nacional em 7 de Abril de 1976, em Turin, num particular frente à Itália, com derrota portuguesa por 3-1. Voltaria à selecção nacional por mais 3 vezes, somando 4 internacionalizações (ver aqui).

Foi a «arma secreta» de Aymoré Moreira, que o utilizava quando a equipa sentia dificuldades de penetrar as defesas contrárias e o «talismã» de Pedroto, um pouco pelas mesmas razões mas também porque acreditava ser a solução para resolver os seus problemas atacantes.

Séninho foi mesmo o principal protagonista da passagem do FC Porto, aos quartos-de-final da Taça das Taças, da época de 1977/78. O FC Porto tinha vencido, nas Antas, o Manchester United, por 4-0, numa noite de gala do futebol azul e branco, dando grande confiança para enfrentar o previsível «inferno» de Old Trafford. O jogo da 2ª mão foi terrível, como se esperava, ainda mais porque o «artista do apito», um tal Einbeck, da  então RDA, se deixou influenciar pelo ambiente e permitiu aos ingleses tudo e mais alguma coisa. O resultado final foi a derrota portista por 5-2, com os dois golos marcados por Séninho, em duas jogadas de contra ataque, rápidos e demolidores.

Foi o passaporte para a fama pois, depois desse jogo, o atleta portista passou a ser assediado pelos responsáveis da equipa americana do Cosmos, de New York, que andavam pela Europa à procura de «craques» para a sua equipa.














Foi mesmo a última época de Séninho de dragão ao peito. A troco de 20 mil contos o jogador portista emigrou para os Estados Unidos, onde jogou até 1984. No Cosmos até 1982 e os dois anos seguintes no Chicago Sting.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1977/78)
1 Taça de Portugal (1976/77)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; ZeroaZero.pt e Base de Dados de Rui Anjos.

2 comentários:

  1. Caro Rui ,permita - me uma pequena correcção : o primeiro nome era Arsénio e nao António ( daí o Seninho)

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão amigo Carlos Monteiro. Foi um lapso incompreensível que se encontra corrigido graças ao seu contributo que agradeço.

    Um abraço

    ResponderEliminar