quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL

O FC Porto vai marcar presença, mais uma, num grande palco do futebol internacional. No mesmo onde desejariam estar os nossos principais rivais, principalmente os que, despudoradamente, alimentam campanhas de intoxicação e maledicência,  denegrindo os méritos e todas as conquistas azuis e brancas, perpetradas por gente invejosa, mal formada, sectária, alienada, sem escrúpulos, capaz de se expor ao ridículo, com a conivência de uma Comunicação Social subserviente.

Neste momento de grande orgulho, quero lembrar a essa «gentalha» que o meu FC Porto estará a representar Portugal em mais uma final internacional, como vencedor da Liga Europa, prova aliás, em que os seus clubes estiveram igualmente envolvidos e foram eliminados por falta de mérito e competência.

A tarefa afigura-se de gigantesca pois os Dragões terão como adversário, apenas e só, a melhor equipa do mundo da actualidade. O FC Barcelona, treinado por Pepe Guardiola,  que nas últimas três épocas ganhou quase tudo o que havia para ganhar. É o actual campeão de Espanha, da Europa e do Mundo. Servido pela nata de futebolistas mundiais (sete dos quais também campeões do Mundo pela Espanha), onde desponta o melhor do Mundo, o argentino Messi, que curiosamente se estreou na primeira equipa catalã, na inauguração do Estádio do Dragão.

Se há jogos em que o FC Porto não é favorito, este é claramente um desses. Face ao exposto,  a missão é quase impossível. Mas falta o quase, uma pequena margem de esperança para explorar,  tendo em conta que, apesar de tudo, todos sabemos não haver equipas invencíveis.

O momento portista não é o melhor. Depois do «golpe Falcao» a equipa continua a debater-se com alguma indefinição do plantel. Ainda não se sabe muito bem quem sai ou fica (as cláusulas podem ser batidas e há rumores que incomodam). Nota-se por isso, alguma ansiedade por parte de jogadores nucleares que lhes rouba discernimento. O futebol não sai fluído, há falta de velocidade na circulação da bola, pouca profundidade nas alas, falta de consistência, pouca clarividência e muita ineficácia no remate.

Pois bem, para tentar vencer essa pequena margem de que falava, O FC Porto vai ter de enfrentar o Barcelona com coragem, sacrifício, solidariedade, inteligência e eficácia. 

Espero naturalmente, um jogo muito disputado,  futebol de grande qualidade e, quem sabe, uma surpresa!

Vítor Pereira continua a preparar a equipa e levou ao Mónaco dezoito jogadores. As grandes novidades são a ausência de Álvaro Pereira, que parece estar cada vez mais perto da porta de saída e as inclusões, do recente reforço Steven Defour e principalmente de Cristian Rodríguez, de quem se dizia estar fora das contas do treinador. De fora ficou também o avançado Walter.

James Rodríguez, Iturbe e Mangala, recentemente chegados, não fazem parte das escolhas do técnico.

LISTA DO CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Rolando, Otamendi, Maicon e Fucile;
Médios: Souza, Fernando, João Moutinho, Guarín, Belluschi e Defour;
Avançados: Hulk, Kléber, S. Varela, Djalma e Cristian Rodríguez

EQUIPA PROVÁVEL

Competição: Supertaça Europeia - Final
Palco: Estádio Louis II - Monte Carlo - Mónaco
Data e hora: 26 de Agosto de 2011, às 19:45 h
Árbitro: Bjorn Kuipers - Holanda
Transmissão: RTP1

6 comentários:

  1. Gosto das fotos em que o Kléber aparece mais escuro que o Varela ou o Rolando...

    ResponderEliminar
  2. O quase é a palavra chave. Há que acreditar porque temos equipa para conseguir uma gracinha e sair do Mónaco com o troféu.

    Relativamente ao sorteio da Liga dos Campeões, acabámos por ficar inserido num grupo sem tubarões. O Shakhtar e o Zenit são as equipas que prometem roubar-nos pontos, e certamente que as deslocações à Ucrânia e à Rússia não serão nada fáceis mas acredito na passagem aos oitavos-de-final no primeiro lugar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amigo,

    Quem melhor que o Sr Armando Pinto, do Longara, para nos recordar o eloquente poema de Pedro Homem de Melo, que diz «Ninguém fale em perder! Ninguém recua… E a mocidade Invicta a cada abraço/ A si mais nos estreita. A Pátria é sua./ E, de hora a hora cresce o Baluarte!»

    Vamos acreditar, é difícil mas não impossível. Cabe aos nossos valorosos atletas, transcenderem-se, serem sérios e bravos e vencer.
    O Barcelona dispensa apresentações ... mas nós também.
    FC Porto e Barcelona são os maiores emblemas ibéricos, que após anos de ditadura, impuseram um domínio desportivo de forma natural, por serem mais competentes e guerreiros.

    Vai ser um grande jogo para desfrutar, e esperamos nós portistas, a conquista da segunda Supertaça Europeia da nossa história.

    Abraço e todos unidos venceremos.

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Reine margot, essa foto foi tirada ao fim do dia, sem flash, por isso a escuridão :)

    Mas já combinei com o Kléber para repetirmos a fotografia, agora bem de dia.

    A próxima já será com a luminosidade correcta.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. caríssimo(s),

    hoje, independentemente do resultado final, seremos Porto! sempre!


    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Sem complexos, vamos à luta.

    Venceremos, venceremos, venceremos outra vez...

    Abraço.
    BIBÓ POOOOOOOOOOOOOOOORTO!

    ResponderEliminar