terça-feira, 23 de agosto de 2011

FC PORTO NA SUPERTAÇA EUROPEIA

Em semana de Supertaça europeia, nada melhor que fazer uma retrospectiva às presenças portistas nesta competição.

A primeira participação portista aconteceu no ano de 1987, ainda esta final se disputava a duas mãos. O FC Porto chegou a esta final com o estatuto de campeão europeu, depois de ter batido o Bayern de Munique, por 2-1, no estádio do Prater, em Viena de Áustria. Do outro lado estava o AFC Ajax, uma equipa com muita experiência de grandes finais e que tinha vencido a primeira edição de prova, em 1973. Apresentava-se a esta final como vencedor da Taça das Taças, depois de ter batido por 1-0 o FC Lokomotive de Leipzig.

O Ajax tinha vários jogadores que contribuiriam para a vitória da Holanda no Campeonato da Europa de 1988, mas isso não impediu que o FC Porto dominasse os dois jogos.

Assim, em 24 de de Novembro de 1987 as duas equipas encontraram-se no Estádio De Meer, em Amesterdão (Holanda), para efectuarem o jogo da primeira-mão:

AFC Ajax: Menzo; Blind, Verlaat, Winter e Rob Witschge; Van't Schip, Bergkamp e Wouters; Bosman, Muhren e Dick.


Treinador: Barry Hullshof
Substituições: Muhren por Richard Witschge (46') e Wouters por Ronald de Boer (68').


FC PORTO: Mlynarczyk; João Pinto, Geraldão, Lima Pereira e Inácio; André, Frasco, Sousa e Jaime Magalhães: Gomes e Rui Barros.


Treinador: Tomislav Ivic
Substituições: Frasco por Quim (84')
Marcador: Rui Barros (5')


Resultado final: AFC AJAX 0 FC PORTO 1




O jogo da segunda-mão foi disputado quase dois meses depois, em 13 de Janeiro de 1988, no Estádio das Antas (Porto):
FC PORTO: Mlynarczyk; João Pinto, Geraldão, Lima Pereira e Inácio; André, Bandeirinha, Sousa e Jaime Magalhães: Gomes e Rui Barros.


Treinador: Tomislav Ivic
Substituições: Gomes por Jorge Plácido (68') e Bandeirinha por Semedo (83')
Marcador: Sousa (70')


AFC AJAX: Menzo; Blind, Larsson, Wouters e Hesp; Van't Schip, Muhren e Winter; Bergkamp, Bosman, Muhren e Rob Witschge.


Treinador: Barry Hullshof
Substituições: Rob Witschge por Bryan Roy (64') e Bergkamp por Hennie Meijer (81').

Resultado final: FC PORTO 1 AFC AJAX 0 - Total das duas Mãos: 2-0



Em 2003, o FC Porto voltou à final desta competição, já o modelo tinha evoluído para a final num jogo único e sempre no Estádio Louis II, no Mónaco.

Comandado por José Mourinho, o FC Porto tinha vencido a Taça Uefa, depois de bater o Celtic FC, por 3-2, na final de Sevilha, enquanto o seu opositor, o AC Milan, comandado por Carlo Ancelotti, se apresentava com os galões do triunfo da Liga dos Campeões, frente à Juventus.

Os italianos mostraram a raça e o talento que lhes tinha garantido o máximo título europeu e inauguraram o marcador aos 10'.

Shevchenko foi a estrela maior num encontro em que ambas as equipas dispuseram de boas oportunidades para fazerem mais golos. O FC Porto resistiu bem à pressão italiana e, liderado por Deco e Maniche, partiu em busca do empate, mas a experiente defesa transalpina anulou todas as tentativas e o resultado não se alterou.

AC MILAN 1 FC PORTO 0

29 de Agosto de 2003
Estádio Louis II - Mónaco

AC MILAN: Dida, Maldini, Nesta, Simic, Pancaro, Gattuso, Rui Costa, Seedorf, Pirlo, Shevchenko e Inzaghi.

Treinador: Carlo Ancelotti
Substituições: Seedorf por Ambrosini (71'); Shevchenko por Rivaldo (76') e Rui Costa por Cafu (85')
Marcador: Shevchenko (10')

FC PORTO: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Costinha, Deco, Maniche, Alenitchev, Derlei e Benny McCarthy.

Treinador: José Mourinho
Substituições: Benny McCarthy por Jankauskas (60'), Costinha por Bosingwa (67') e Alenitchev por Ricardo Fernandes (75').


Em 2004, o FC Porto repetiu a sua apresentação nesta final, em função do seu triunfo sobre o Mónaco, em Gelsenkirchen, na Liga dos Campeões Europeus, para defrontar o vencedor da Taça Uefa, o Valência de Espanha.

Ambos os conjuntos traziam alterações nas suas equipas, a começar pelos respectivos treinadores. Victor Fernandez rendera José Mourinho, no FC Porto e Claudio Ranieri rendera Rafa Benítez, No Valência. Os Dragões já tinham perdido Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco e Alenitchev, numa fase perturbada pelo episódio do treinador Del Neri.

Talvez por isso, a equipa portista não rendeu o que dela se esperava. Pertenceu ao Valência  o domínio do jogo, concretizando dois golos com toda a naturalidade. O FC Porto demorou a encontrar-se e só a doze minutos do fim logrou reduzir a desvantagem, por Quaresma, num remate desferido a mais de 25 metros da baliza. Esta tardia reacção não foi suficiente para evitar a segunda derrota consecutiva nesta prova.

VALÊNCIA 2  FC PORTO 1

27 de Agosto de 2004
Estádio Louis II - Mónaco

VALÊNCIA: Cañizares, Marchena, Carboni, David Navarro, Curro Torres, Albelda, Baraja,Vicente, Rufete, Corradi e Marco Di Vaio.

Treinador: Claudio Ranieri
Substituições: Marco Di Vaio por Mista (77') e Corradi por Pablo Aimar (87')
Marcadores: Baraja (32') e Marco Di Vaio (67')

FC PORTO: Vítor Baía, Seitaridis, Jorge Costa, Pepe, Nuno Valente, Costinha, Hugo Leal, Maniche, Carlos Alberto, Hélder Postiga e Benni McCarthy.

Treinador: Victor Fernandez
Substituições: Hugo Leal por Quaresma (61') e Benni McCarthy por César Peixoto (72')
Marcador: Quaresma (78')

5 comentários:

  1. Quem sabe à terceira é de vez, no Mónaco? E se for, meu caro, vale pelas outras todas que perdemos. Ganhar ao Barcelona é um trabalho ciclópico.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também tenho a secreta esperança que à terceira pode ser de vez... senão, apesar das finais serem para ser ganhas, nada pode diminuir a grandeza do F. C. Porto, patente em mais esta honrosa presença num grande acontecimento. Mas, mesmo tendo esta final um alto grau de dificuldade, pode contudo acontecer uma alegria, naquela grande vitória que ansiamos.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Vai ser difícil ... mas se vencermos será épico.

    A glória está no Monáco. Os nossos rapazes tem de lutar por ela.

    Abraço

    Paulo

    Pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Dragãopentacampeão. Esta semana, no 'Paixão pelo Porto', também vou lembrar o Ajax-FC Porto com dois bilhetes desse jogo.
    Um abraço
    Ricardo Vara

    ResponderEliminar
  5. Cristian Rodríguez é a grande surpresa entre os convocados para o jogo com o Barcelona, para a Supertaça Europeia.
    Em sentido oposto estão Álvaro Pereira e Walter, não incluídos na lista. Isto é: Álvaro está de saída, Walter deve ser emprestado. Está bem claro…

    Lista de convocados: Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Cristian Rodríguez, Djalma, Hulk, Kleber e Varela.

    Abraço.
    Bibó Porto

    ResponderEliminar