segunda-feira, 4 de julho de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 90) PARTE I

A década de 90 foi das mais férteis em jogos da Selecção Nacional. Foram precisamente 82 jogos (25 particulares e 57 oficiais). O FC Porto viu, neste período, doze dos seus atletas estrearem-se nestas andanças.

Hoje vou referir um dos que podemos apelidar, com toda a propriedade, de «monstro sagrado», pela inegável classe e carisma que emprestou quer ao futebol nacional quer ao FC Porto:

Fernando Couto - 77º internacional: Com 110 internacionalizações (apenas 21 pelo FC Porto), é ainda hoje, dos atletas que vestiram a camisola dos Dragões, o que mais vezes jogou na Selecção nacional (é o 2º mais internacional jogador português, logo atrás de Luís Figo, com 127 internacionalizações). É certo que a maior parte delas registou-as, representando outros emblemas (15 pelo Parma, 12 pelo Barcelona e 77 pela Lázio).
Estreou-se a 19 de Dezembro de 1990, num jogo particular Portugal-U.S.A., com vitória por 1-0.

Primeiro jogador português a entrar no restrito clube mundial dos que somam mais de 100 internacionalizações, Fernando Couto é, seguramente, uma das figuras mais marcantes da história do futebol em Portugal. Campeão do Mundo de sub-20 em 1989, rapidamente ganhou lugar no centro da defesa do FC Porto, depois de ter andado emprestado por Famalicão e Académica. Tranquilo e tímido fora dos relvados, transformava-se por completo quando calçava as chuteiras. Era então um defesa duro e assustador, exibindo os seu cabelos longos tombados pelos ombros e que fizeram a sua imagem de marca. Com a experiência tornou-se mais ponderado e calmo, dando lugar a um atleta leal, que a par das suas qualidades técnicas fizeram dele uma referência mundial.

Em 1994 Fernando Couto rumou ao «calcio». No Parma teve uma época extraordinária e outra menos boa. Seguiu para Barcelona, voltou para Itália, onde se instalou na Lázio por sete anos, antes de regressar ao Parma. Somou títulos atrás de títulos: Campeão nacional por 3 vezes, vencedor da Taça de Portugal por 2, campeão de Itália, campeão de Espanha, vencedor da Taça de Itália, vencedor da Taça de Espanha, vencedor de várias Supertaças em Portugal, Itália e Espanha, vencedor da Taça Uefa, vencedor da Taça das Taças... a lista parece interminável.

Líder natural, Fernando Couto foi sempre um jogador universal. No Euro/96, já era ele que comandava a defesa de Portugal, chegando mesmo a marcar um golo decisivo na fase de grupos, face à Turquia. No Euro/2000 formou com Jorge Costa a que foi considerada melhor dupla de centrais da Europa. No Mundial/2002 continuava de pedra e cal como chefe do quarteto defensivo lusitano e só em 2004, no Euro realizado em Portugal, perdeu a titularidade. Jogaria ainda os minutos finais da meia-final contra a Holanda, em Alvalade, lutando com o seu estilo imperial para ajudar a defender a vantagem que garantia um lugar na final e manteve-se sempre disponível para ser chamado quando necessário.
(Continua)

Fontes: European Football.info; Portal da FPF e Portugal - Record International Players

Sem comentários:

Enviar um comentário