domingo, 15 de setembro de 2024

VITÓRIA MAGRA À CONTA DA FALTA DE EFICÁCIA

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























De regresso às competições nacionais de clubes, o FC Porto recebeu e bateu o SC Farense, último classificado só com derrotas, mas que deu muito trabalho, como se esperava.

Para trás ficava a derrota mais que merecida em Alvalade e a expectativa era não só o regresso às vitórias como também uma performance mais de acordo com um candidato ao título nacional.

O técnico Vítor Bruno operou três alterações no onze inicial, relativamente ao jogo anterior.  João Mário, Neuhen Pérez e Francisco Moura, estes dois últimos em estreia absoluta de Dragão ao peito, foram os eleitos para os lugares de Martim Fernandes, Zé Pedro e Vasco Sousa.
























Depois da derrota em Alvalade, os atletas portistas estavam ansiosos para voltar a jogar a fim de recuperarem alguma da confiança perdida. O interregno para os compromissos das selecções não terá sido muito benéfica nesse aspecto, mas pelo menos permitiu o entrosamento de alguns dos reforços que escaparam às chamadas das equipas nacionais dos seus países. Nehuen Pérez e Francisco Moura ganharam desta forma o estatuto de titulares, neste jogo.

O FC Porto entrou forte, decidido a resolver cedo a contenda e durante a primeira parte criou uma série de jogadas que a serem  finalizadas com mais algum critério, mais frieza,  quiçá mais classe, o resultado poderia ter chegado a números escandalosos, em vez do nulo verificado.

Essa falta de qualidade no remate, a que se juntou a oposição dos ferros da baliza, fizeram com que o guardião contrário, Ricardo Velho, saísse do Dragão como a estrela mais reluzente.

Só depois do intervalo os azuis e brancos fizeram funcionar o marcador, de grande penalidade clara, a castigar um puxão na camisola de Galeno (não entendo a revolta do treinador contrário) que o próprio cobrou com êxito.

A vantagem no marcador poderia e deveria proporcionar ao jogadores portistas um maior discernimento, quer na qualidade do jogo como na execução e concretização dos lances.

Mas eis senão quando, num lance completamente inofensivo o defesa Otávio abordou mal, foi batido indecentemente, os companheiros não foram capazes de ajudar e o empate aconteceu, como se de um balde de água gelada se tratasse.

A equipa abanou, permitindo mais algumas situações difíceis na sua área.

A entrada de André Franco e Samu (64 minutos), vieram estabilizar as manobras da equipa que se voltou a soltar e a criar grandes dificuldades aos adversário.

O golo da merecida vitória surgiu aos 75 minutos numa recarga oportuna de Samu, que gerou alguma polémica (pisão involuntário antes do remate). O lance passou em claro no VAR, como afinal uma série de outros idênticos, com as equipas de Lisboa e que a CS branqueia à força toda.

Esta equipa vai ter de evoluir bastante, porque  estes índices de falta de eficácia, acabará por penalizar quer nos resultados como também na classificação.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)

 












A selecção do Brasil esteve envolvida em dois jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026.

O lateral portista Wendell fez parte do lote dos convocados, mas só jogou os últimos 16 minutos frente ao Equador, com vitória brasileira por 1-0.

Contra o Paraguai não saiu do banco de suplentes, jogo em que a canarinha sofreu uma derrota, por 1-0, começando a complicar a qualificação.

Wendell somou a sua 6ª internacionalização, todas enquanto atleta do FC Porto.



















quarta-feira, 11 de setembro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)

 












A selecção do Canadá efectuou dois jogos de preparação e como vem sendo hábito, o médio portista Stephen Eustáquio foi utilizado em ambos os confrontos a titular.

Foi substituído aos 64 minutos na vitória (2-1) contra os Estados Unidos e jogou todo o tempo no empate com o México (0-0), ambos disputados em território USA.

Soma 44 internacionalizações, 26 das quais enquanto atleta do FC Porto.

















segunda-feira, 9 de setembro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)

 












Também a Sérvia do portista Marko Grujic esteve envolvido na dupla jornada da fase de grupos da UEFA Nations League.

Espanha (empate 0-0), em casa e Dinamarca (derrota 2-0), fora, foram os adversários. 

O médio portista foi utilizado nos dois jogos. Entrou aos 74 minutos, frente à Espanha e foi titular frente à Dinamarca, jogando apenas a primeira parte.

Soma agora 26 internacionalizações, 18 das quais enquanto atleta do FC Porto.

















domingo, 8 de setembro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS

Na paragem das provas de clubes para dar lugar às selecções nacionais, Portugal realizou dois encontros a contar para a fase de grupos da UEFA Nations League.

Ambos disputados em Lisboa, estádio da Luz, primeiro frente à  Croácia e depois frente à Escócia, com vitórias portuguesas por 2-1, nos dois jogos.

A representação portista na selecção das quinas limitou-se ao nosso categorizado guarda-redes Diogo Costa, utilizado em todos os minutos desses jogos, com a qualidade que se lhe reconhece.

Soma agora 29 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto.