terça-feira, 30 de setembro de 2025

LIGA E AROUCA GOLEADOS

 

















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto foi a Arouca vencer folgadamente num jogo quase sem história tal a superioridade azul e branca, mesmo a jogar em inferioridade numérica durante quase toda a segunda parte.

O técnico portista promoveu duas alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior frente ao Salzburgo. Martim Fernandes e Francisco Moura foram os escolhidos para deixarem no banco de suplentes Pablo Rosário e Zaidu, que acabaram por ser utilizados mais tarde.

























O FC Porto apresentou-se em Arouca, apesar da polémica da remarcação da data deste jogo, adiado por razões extra futebol a que os Dragões estiveram alheios e sem respeito pelo período de repouso entre jogos, numa decisão arbitrária da Liga Portugal.

A equipa portista, alheia à referida polémica, encarou o jogo com a responsabilidade e seriedade devidas, assumindo desde logo as rédeas do jogo, que rendeu apenas um golo durante a primeira parte, apesar das oportunidades claras para sair para o intervalo com uma vantagem superior.

No segundo tempo os Dragões sofreram uma contrariedade, com a expulsão de Martim Fernandes, aos 48 minutos, mas a capacidade ofensiva quase nunca ficou afectada, pois o resultado haveria, assim mesmo, de se avolumar até à goleada de 4-0, sem passar por grandes transtornos defensivos.

Sem ter rubricado uma exibição de encher o olho, a equipa patenteou grande superioridade, praticando um futebol consistente e solidário, pelo que a gorda vitória acaba por ser o corolário dessa exibição.

sábado, 27 de setembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 



















O FC Porto foi a Salzburgo arrancar uma vitória algo sofrida e feliz, com um golaço de William Gomes que saiu do banco aos 53 minutos para, meia hora depois rubricar uma verdadeira obra de arte (remate em arco) que começa a ser a sua imagem de marca.












Terceiro golo da temporada (2 no Campeonato nacional e 1 na Liga Europa) e o quarto de Dragão ao peito que o faz subir ao 275º lugar, na companhia de um pelotão recheado com a mesma marca.




sexta-feira, 26 de setembro de 2025

FALTA DE INSPIRAÇÃO RESOLVIDA COM MAGIA DE WILLIAM

 

















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto saiu ileso de um confronto em que passou por momentos delicados e, bafejado pela sorte, lá conseguiu o triunfo miraculoso, ao cair do pano, neste seu primeiro teste da Liga Europa.

Francesco Farioli operou apenas uma alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior frente ao Rio Ave, fazendo surgir Zaidu em vez de Francisco Moura.

























A equipa portista teve uma entrada tranquila e até ameaçadora, com um potente remate na barra de Borja Sainz, logo aos 3 minutos, mas rapidamente a equipa desencontrou-se e quase nunca foi capaz de praticar um futebol ligado e consistente, ao contrário do seu adversário, que a jogar em casa tomou conta da partida, ganhando na posse de bola e principalmente quase todos os duelos.

A bola parecia não querer nada com os jogadores portistas que a perdiam em poucos segundos, tornando muito difícil construir qualquer jogada com princípio, meio e fim.

Exibição deplorável, a fazer lembrar um passado não muito distante, sem arte, nem  inspiração, apesar da transpiração.

Valeu no final o mágico remate de William Gomes, em arco, a garantir uma vitória tão importante quanto feliz. 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 



















A deslocação a Vila do Conde rendeu 3 golos, cujos autores foram Pablo Rosário, Samu Aghehowa e Gabri Veiga. Um de forma constante (Samu) e os outros dois em estreia de dragão ao peito.

Pablo Rosário abriu as hostilidades, aos 4 minutos, num golpe de cabeça na sequência de um canto cobrado por Gabri Veiga.


Pablo Rosário inscreve o seu nome neste ranking de goleadores portistas, ocupando a 460ª posição.



















Samu Aghehowa manteve a veia goleadora assinando o segundo golo portista, aos 13 minutos, em mais uma combinação com Gabri Veiga, na cobrança de novo canto, desta vez para a cabeça do camisola 9, que não enjeitou a oportunidade.


Samu somou o quarto golo da temporada e o 31º com a camisola do FC Porto. Subiu ao 87º lugar na companhia de Alberto Costa (1978/79 a 1984/85 - 199 jogos), André (1984/85 a 1994/95 - 382 jogos), Jesús Corona (2015/16 a 2020/21 - 287 jogos), Otávio (2016/17 a 14 de Agosto 2024 - 283 jogos) e Ivan Marcano (2014/15 a 2017/18 e de 2020/21 a 2024/25 - 230 jogos).


























Depois de duas assistências para golo, Gabri Veiga logrou também estrear-se a marcar pelo FC Porto, aos 52 minutos. Bola conduzida pela direita por Pepê, que à entrada da área picou para a entrada do nº10. O médio espanhol recebeu e à meia volta rematou forte e colocado para um golo de alta nota artística.


Gabri Veiga salta para o último lugar desta classificação (461º lugar),juntando-se a um cada vez mais volumoso pelotão de atletas com o registo de 1 golo.





sábado, 20 de setembro de 2025

TRIUNFO INSOFISMÁVEL

 

















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto deslocou-se ao difícil estádio dos Arcos para conseguir o pleno de vitórias na 6ª  jornada do campeonato nacional, ao derrotar por claros 3-0 o Rio Ave, num jogo de sentido único, tal a superioridade patenteada.

Francesco Farioli continua a ter que gerir o plantel, face à onda de lesões com que se tem deparado. Neste jogo fez apenas uma alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior, frente ao Nacional da Madeira. Gabri Veiga surgiu em vez de Rodrigo Mora.




























Com dois golos aos 13 minutos, a entrada do FC Porto no jogo não poderia ter sido melhor. Dois golos no aproveitamento de dois cantos (grande novidade) a demonstrar trabalho profícuo. Foi uma entrada de rompante que deixou a turma da casa completamente desbaratada.

O jogo tornou-se de sentido único, face à grande intensidade e boa dinâmica portista que proporcionou momentos de bom futebol , não permitindo ao seu adversário, grandes veleidades.

Foi portanto um jogo quase sem história com a lei do mais forte a prevalecer. Pena a menor eficácia no remate, face às ocasiões claras de golo que ficaram por concretizar, que poderiam ter levado o resultado para uma goleada das antigas.

A equipa azul e branca, hoje com equipamento alternativo (cor salmão) atravessa um bom momento de forma, apresentando um futebol ligado, consistente, pressionante e agradável, apresentando-se como um sério candidato ao título nacional.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 



















A vitória frente ao Nacional da Madeira rendeu apenas um golo, cujo autor foi Samu Aghehowa, de penalty, aos 31 minutos, a castigar pisão de João Aurélio em Borja Sainz, só assinalado depois do VAR ter aconselhado Luis Godinho a visionar as imagens.

Bola para um lado e guarda-redes para o outro, estava feito o golo precioso que ditaria o resultado final.


Samu Aghehowa atinge assim o terceiro golo da temporada e o trigésimo de Dragão ao peito. Mantem a 89ª posição deste ranking, mas agora na companhia de Lopes Carneiro (1930/31 a 1938/39 - 100 jogos) e Edmilson (1995/96 e 1996/97 - 85 jogos).





















domingo, 14 de setembro de 2025

VITÓRIA JUSTA EM EXIBIÇÃO MENOS CONSEGUIDA

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























No regresso das competições de clubes, o FC Porto somou a 5º vitória consecutiva, em 5 jornadas da Liga Portugal Betclic, na recepção ao Nacional da Madeira, logrando manter-se na liderança isolada da classificação.

O técnico Francesco Farioli viu-se, mais uma vez, obrigado a fazer alterações no onze principal, face a um conjunto de lesões ( Martim Fernandes, Alberto Costa, William Gomes e Luuk de Jong). Quatro  em relação ao jogo anterior em Alvalade: Pablo Rosário, Pepê e Samu, surgiram em vez de Alberto Costa, Nehuén Pérez, William Gomes e Luuk de Jong.

























A paragem para cumprir o calendário das selecções nacionais parece não ter sido benéfica para o grupo de trabalho do FC Porto, já que se viu privado de alguns jogadores por lesão, durante o período de treinos da equipa e de outros pelo afastamento face às respectivas convocatórias.

Ora estas vicissitudes poderão ter estado na origem de uma exibição com tons  acinzentados, que pensava estarem já esquecidas e quiçá debeladas.

Apesar de termos assistido a uma primeira parte de domínio territorial, a verdade é que a equipa denotou grandes dificuldades para sair a jogar, com destaque para o excesso de lentidão de execução e raciocínio de Jan Bednarek, a retardar constantemente o passe, permitindo uma melhor colocação e organização defensiva do Nacional, que assim foi roubando espaços e retardando o golo.

A par disso, voltamos a ter uma arbitragem pitosga que perdoou uma grande penalidade clara aos 20 minutos, com Zé Vitor a abalroar Samu pelas costas. Árbitro e VAR entenderam como normal!

Porém, 10 minutos depois e apesar de Luis Godinho ter dado a impressão de que voltaria a ignorar nova falta para penalti, agora por pisão de João Aurélio em Borja Sainz, o VAR entendeu que ignorar dois seria demais, lá chamou o apitador à razão e Samu aproveitou para colocar os Dragões em vantagem.

Foi uma primeira parte com muita posse mas com poucos lances perigosos na área dos insulares.

Esperava-se mais capacidade de desequilíbrios que permitissem avolumar o resultado, para a segunda parte, mas os azuis e brancos apareceram mais apáticos, menos dominadores e mais permeáveis a meio campo. Muitos passes transviados, muitos duelos perdidos, muita luta e menor discernimento.

Farioli operou a alterações com as saídas de Francisco Moura, Alan Varela e Rodrigo Mora, para as entradas de Zaidu, Nehuén Pérez e Gabri Veiga. O defesa argentino acabou por ter de sair por lesão, cinco minutos depois, entrando Stephen Eustaquio.

A equipa ganhou então outras capacidades, aparecendo com perigo junto à baliza contrária. O resultado só não se alterou pela falta de eficácia dos portistas. Pepê, Gabri Veiga e Borja Sainz, ficaram a dever a si mesmos a melhor colocação no remate.

Apesar da exibição menos colorida, a vitória é mais que justa frente a um adversário que se acantonou bastante no seu último terço e que só por uma vez obrigou Diogo Costa a defesa apertada.


sexta-feira, 12 de setembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















O guarda-redes e capitão do FC Porto somou mais duas internacionalizações pela equipa principal de Portugal, em jogos de qualificação para o Mundial de 2026.

Em ambos os jogos titular a tempo inteiro, nos confrontos frente à Arménia (goleada por 5-0) e Hungria (vitória por 3-2), jogados fora de portas.

Diogo Costa soma agora 38 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto.










































Clicar nos quadros para ampliar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 




















Outro reforço para esta temporada, o médio Pablo Rosário, somou a 6ª internacionalização pela República Dominicana e a sua primeira enquanto atleta do FC Porto, no embate de carácter particular frente à Jordânia, realizada em Amã, com derrota por 3-0.

Junta-se assim ao lote cada vez mais recheado de jogadores internacionais que representaram ou representam o FC Porto.






















Clicar nos quadros para ampliar



quarta-feira, 10 de setembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















Outro reforço desta temporada, também já internacional, o médio dinamarquês Victor Froholdt, estreou-se como titular na sua quarta internacionalização pela selecção principal da Dinamarca, que foi a Atenas vencer a Grécia por 3-0.

Três dias antes, havia empatado frente à Escócia (0-0), em Copenhaga, tendo começado no banco de suplentes e utilizado a partir do minuto 74.























Clicar nos quadros para ampliar.




terça-feira, 9 de setembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 



















A contratação de reforços para o plantel do FC Porto 2025/26, proporcionou a vinda de mais alguns atletas internacionais. Foi o caso dos polacos Jan Bednarek e Jakub Kiwior, a dupla de centrais que tem brilhado neste apuramento para o Mundial/2026.

Ambos foram utilizados a tempo inteiro, no empate frente aos Países Baixos (1-1) e na vitória diante da Finlândia (3-1).

Jan Bednarek conta já com 71 internacionalizações, estas duas últimas enquanto atleta do FC Porto.
















Quanto a Jakub Kiwior conta apenas com 37 internacionalizações, e como o seu compatriota, duas enquanto atleta do FC Porto.






















Clicar nos quadros para ampliar e os tornar legíveis.


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

INTERNACIONAIS PORTISTAS



A primeira paragem das competições de clubes, esta temporada, levou uma série de atletas portistas para os trabalhos de diversas selecções.

Stephen Eustaquio foi um dos eleitos, tendo sido titular na vitória do Canadá, por 3-0 em Bucareste, diante da Roménia, em jogo de preparação para o Mundial de 2026, realizado no passado dia 5 do corrente mês.

O médio que envergou a braçadeira de capitão, acabou por ser dispensado do segundo jogo da selecção canadiana, face a uma lesão sofrida no joelho, regressando ao Porto mais cedo do que o previsto.

Completou a sua 51ª internacionalização, 33 das quais enquanto atleta do FC Porto.














































Clicar nos quadros para ampliar e torná-los legíveis.


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 

A deslocação a Alvalade saldou-se por um triunfo (2-1), a quarta em quatro jogos, que vai valendo a liderança isolada no campeonato nacional (Liga Portugal Betclic).

Luuk de Jong e William Gomes estiveram em especial destaque ao marcarem os golos que coloriram o resultado final.

O golo inaugural pertenceu ao neerlandês, aos 61 minutos. Jogada na direita conduzida por William Gomes que à entrada da área desmarcou Alberto Costa. O nº 20 portista recebeu e em progressão assistindo Luuk de Jong que se limitou a tocar para um golo muito fácil.


Estreia a marcar de Dragão ao peito, registando por isso o seu nome nesta lista de goleadores portistas, indo obviamente ocupar o último lugar (459º).



















O golo da confirmação surgiu aos 64 minutos, por William Gomes. Victor Froholdt recuperou a bola no meio acampo leonino, lançando mais à direita para William Gomes. O brasileiro evitou dois adversários flectindo para o interior, armando de seguida o remate em arco para um grande golo.


Segundo golo de William Gomes, esta temporada e terceiro de azul e branco. Sobe ao 309º lugar deste ranking, na companhia de um pelotão de atletas com a mesma marca.