quarta-feira, 30 de outubro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











Foi com 5 golos sem resposta que o FC Porto derrotou o AFS, na Vila das Aves, conservando o segundo lugar na Liga Portugal Betclic, ao fim de nove jornadas.

Nico González abriu o activo aos 22 minutos. Canto de Alan Varela na esquerda, Zé Luís ao primeiro poste afastou mas Fábio Vieira recuperou a posse e na insistência colocou a bola novamente em zona de finalização. Nico González apareceu entre a defesa avense a cabecear certeiro.


Quarto golo na temporada para o médio portista (1 na supertaça e 3 no campeonato) e seis de acumulado de Dragão ao peito. Subiu ao 225º lugar, na companhia de mais 16 atletas com o mesmo número de golos.



















O jovem Samu voltou a sobressair e em 14 minutos fez um hat-trick, desbaratando a defesa contrária.

Aos 32 minutos, Martim Fernandes cruzou, Samu recebeu no peito, enquadrou-se com a baliza rematando forte de pé direito para o fundo da baliza de Ochoa.


Aos 38 minutos, em mais uma assistência de Martim Fernandes com cruzamento bem medido para o remate de cabeça de Samu fazendo a bola beijar as malhas.


E o hat-trick aos 45 minutos mais um, na compensação da primeira parte. Excelente assistência de Pepê com um passe a isolar Samu que contornou Ochoa rematando de pé esquerdo já em esforço.


Décimo primeiro golo de Samu na temporada e enquanto atleta do FC Porto (7 no campeonato e 4 na liga Europa), destronando Galeno como máximo goleador portista até ao momento. Subiu ao 167º lugar deste ranking, na companhia de mais 14 atletas com a mesma marca.



















O 5º e último golo do encontro pertenceu a um menino de 17 anos que começou agora a dar os primeiros passos no plantel principal, de seu nome Rodrigo Mora.

Estavam decorridos 88 minutos quando João Mário decidiu cruzar para a área. A bola foi na direcção de Mora que recebeu, temporizou para colocar o remate, a bola ainda roçou em Devenish e só parou nas redes avenses.


Primeiro golo do jovem, pela equipa principal do FC Porto, passando a ocupar a última posição do ranking de marcadores de golos portistas (451º).



terça-feira, 29 de outubro de 2024

GOLEADA NAS AVES COM HAT-TRICK DE SAMU

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto foi à Vila das Aves golear o AVS, por 5-0, com hat-trick de Samu que foi completamente letal para as aspirações da equipa adversária.

Foi com duas alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior, que os Dragões se apresentaram para este jogo. Danny Namaso e Fábio Vieira relegaram para o banco de suplentes Iván Jaime e Galeno, que acabaram por não serem utilizados.
























Esperavam-se as dificuldades habituais sempre que os Dragões defrontam equipas de bloco baixo e a jogar em casa o adversário só tinha sofrido um golo.  Porém, a entrada forte e determinada no jogo acabou por banalizar a equipa do AVS, que nunca foi capaz de travar o volume atacante portista e muito menos a fome de golos de Samu.

Foi uma primeira parte demolidora com Nico a abrir a contagem aos 22 minutos, depois de duas bolas nos ferros. De seguida o show de Samu a desbaratar a defensiva contrária de forma letal, com três golos em 15 minutos.

A vencer por 4-0 ao intervalo, o FC Porto baixou o ritmo na segunda parte, sem nunca perder o sentido da baliza contrária e muito menos permitir qualquer veleidade ao seu adversário. 

A partir dos 63 minutos o técnico portista começou a dar descanso a alguns dos habituais titulares, dando oportunidade aos menos utilizados de se mostrarem, gerindo assim o plantel.

O jovem Rodrigo Mora entrou aos 64 minutos para o lugar de Danny Namaso, mostrando-se algo ansioso e precipitado, mas foi dele o golo final da partida, estreando-se a marcar pela equipa principal.

Exibição bem positiva coroada com uma goleada das antigas.

Samu foi eleito o homem do jogo, Pepê foi distinguido com o Mérito e Valores Porto e Diogo Costa com o Sheet Clean por ter garantido a sua baliza inviolável.







sábado, 26 de outubro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











Dez anos e 18 tentativas depois, o FC Porto venceu um desafio da Liga Europa sem sofrer golos ao bater o Hoffenheim, por 2-0, na terceira jornada da competição. Tiago Djaló tornou-se o único defesa a marcar nos dois primeiros jogos com as cores portistas e Samu consagrou-se como o único jogador da história do clube a facturar nos três primeiros embates europeus. (In Dragões Diários de 25/10/2025).

O primeiro golo portista surgiu aos 45 minutos mais um, na sequência de uma bola parada, Tiago Djaló encheu o pé e fuzilou para  as malhas adversárias.


















Segundo jogo e segundo golo (tinha marcado contra o Sintrense para a Taça de Portugal) para o novo reforço portista que largou a lanterna vermelha (450ª) e subiu ao 360º lugar deste ranking, na companhia de um enorme pelotão de atletas com a mesma marca.



















Aos 75 minutos Fábio Vieira isolou Samu, o espanhol ganhou a profundidade e com toda a calma e classe, mesmo tendo um defesa contrário na frente, procurou a melhor posição e o melhor timing de remate para surpreender e marcar um belo golo.















Oitavo golo no oitavo jogo de Dragão ao peito (4 no campeonato e 4 na liga Europa) que o coloca no 195º lugar do ranking, na companhia de Carlos Pereira (1933/34 a 1940/41 - 154 jogos), Amaury (1965/66 - 30 jogos), Mihtarski (1991/92 e 1993/94 - 16 jogos), Toni (1991/92 a 1993/94 - 34 jogos), Paulinho Santos (1992/93 a 2002/03 - 316 jogos), Quinzinho (1995/96 e 1998/99 - 24 jogos) e André André (2015/16 a 2017/18 - 94 jogos).


































sexta-feira, 25 de outubro de 2024

À TERCEIRA TENTATIVA, A VITÓRIA

 


FICHA DO JOGO



SISTEMA TÁCTICO




O FC Porto conseguiu o primeiro triunfo na Liga Europa, depois de uma derrota e um empate, na recepção aos alemães do Offeinheim, num jogo muito competitivo mas sem grande brilhantismo. Pode até dizer-se que foi melhor o resultado do que a exibição.

Depois da eliminatória da Taça de Portugal, em que o onze titular sofreu uma grande alteração, o técnico Vítor Bruno regressou a um onze mais habitual com algumas diferenças, por exemplo em relação ao jogo contra o Braga, para o campeonato nacional. Assim, Diogo Costa, Francisco Moura, Pepê e Samu regressaram ao onze e mais Martim Fernandes e Tiago Djaló que não foram titulares frente aos arsenalistas mas jogaram frente ao Sintrense.

Vencer e somar os três pontos da ordem era o objectivo principal e se fosse possível com exibição positiva e esclarecedora. A primeira parte foi conseguida sem mácula já a segunda ficou muito aquém do desejável. 

Exibição frouxa, cinzenta, pouco esclarecida e apenas com alguns bons apontamentos, como já vem sendo habitual.

O adversário não foi fácil, bastante competitivo, físico e esclarecido na condução da bola, a criar alguns engulhos na defensiva portista. Valeu aos Dragões, principalmente durante a primeira parte, a falta de eficácia nos remates dos alemães, pois criaram duas ou três boas situações para inaugurar o marcador.

Superadas essas dificuldades, os azuis e brancos foram para o intervalo com um golo de vantagem, conseguido de bola parada,  por Tiago Djaló, já em cima do tempo de compensação (45'+2').

Essa vantagem serviu de alento para o tempo complementar, altura em que os alemães foram mais ofensivos mas menos esclarecidos, enquanto o FC Porto se mostrava mais compacto mas sempre pouco lúcido nas acções ofensivas.

Ainda assim voltou a marcar por Samu aos 75 minutos, dando alguma tranquilidade à equipa que se sentiu bem mais confortável até ao último minuto da partida

terça-feira, 22 de outubro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











No início da disputa da Taça de Portugal, desta temporada, o FC Porto deslocou-se à Amadora para defrontar o Sintrense, equipa do 4º escalão do futebol nacional.

A lei do mais forte esteve presente com os Dragões a vencerem por 3-0, num jogo tranquilo.

Galeno (25'), Iván Jaime (54') e Tiago Djaló (59') foram os autores dos golos.

O primeiro surgiu de um ataque rápido conduzido por Gonçalo Borges sob a direita, com cruzamento ao segundo poste onde surgiu Galeno a disparar em remate acrobático de moinho, a bater sem apelo nem agravo o guardião contrário.


Wenderson Galeno vai-se afirmando como o máximo goleador portista, nesta temporada, alcançando o seu 9º golo (2 na supertaça, 6 no campeonato nacional e 1 na taça de Portugal).

Soma 42 golos de acumulado de Dragão ao peito, subindo ao 59º lugar, na companhia de Zahovic (1996/97 a 1998/99 - 118 jogos) e Pena (2000/01 e 2001/02 - 87 jogos).


































Iván Jaime regressou aos golos, aos 54 minutos numa triangulação iniciada com Alan Varela, a bola foi para Galeno que colocou no nº17 portista. Este recebeu, contornou um adversário, enquadrou-se com a baliza e disparou colocado, obtendo um golo de belo efeito.


Quarto golo na temporada (1 na supertaça, 2 no campeonato nacional e 1 na taça de Portugal). Soma agora 5 golos com as cores do FC Porto, subindo ao 244º lugar, na companhia de um pelotão de atletas com a mesma marca, entre os quais os seus companheiros de plantel, João Mário e Nico González.



















O estreante Tiago Djaló fechou a contagem aos 59 minutos num belo golpe de cabeça, a dizer sim à bola como mandam os compêndios do bom futebol, na conclusão de um canto cobrado por Alan Varela. Estreia de sonho.


O central portista inscreve assim o seu nome neste ranking, ocupando a última posição (450º).





domingo, 20 de outubro de 2024

NA AMADORA, A LEI DO MAIS FORTE

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto estreou-se na Taça de Portugal desta temporada com uma vitória fácil e natural, face às diferenças de potenciais em presença. Pela frente os Dragões encontraram uma equipa do 4º escalão do futebol nacional, que ainda por cima jogaram em casa emprestada.

Vítor Bruno aproveitou pois para operar uma revolução no onze inicial, conservando apenas as presenças de Nehuén Pérez, Alan Varela e Wenderson Galeno, relativamente ao jogo anterior, do passado dia 6 frente ao SC Braga. Martim Fernandes, Tiago Djaló (em estreia absoluta), Wendell, Fábio Vieira, Iván Jaime, Gonçalo Borges e Fran Navarro, completaram o naipe.






















Foi um jogo em que a lei do mais forte se fez sentir desde o primeiro apito do árbitro, com o FC Porto a entrar num ritmo calmo mas dominador, frente a uma equipa acantonada no seu último reduto, a lutar com frenesim e entusiasmo, por vezes desenfreado, obrigando a algumas paragens no jogo para a entrada da equipa médica.

O FC Porto marcou aos 25 minutos num belo remate de moinho de Galeno e a resistência do Sintrense começou a abalar.

Os Dragões, com tantas mudanças no seu onze, mostrava algumas dificuldades de ligação, mas a sua superioridade nunca foi posta em causa, apesar das quase inexistentes oportunidades para dilatar o resultado.

No segundo tempo as forças físicas do adversário foram ficando mais visíveis e o perigo passou a ser uma constante perto da baliza de Rodrigo Dias. 

No espaço de 4minutos os azuis e brancos marcaram mais dois golos, por Iván Jaime e Tiago Djaló,  sentenciando o resultado final.

Vitória certa, sem grandes complicações, numa exibição morna com alguns bons apontamentos. As melhores exibições de alguns dos jogadores portistas terão de ser avaliadas com alguma parcimónia face à modéstia do adversário.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS













Quem também esteve em acção foi a selecção do Canadá, com o portista Stephen Eustaquio, defrontando o Panamá (vitória por 2-1), em jogo amigável de preparação, disputado em Toronto.

Eustaquio  foi titular substituído aos 79 minutos. Soma agora 45 internacionalizações, 27 das quais enquanto atleta do FC Porto















 

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 












Também a selecção nacional da Sérvia esteve em acção na dupla jornada da Liga das Nações, com o representante portista Marko Grujic que foi utilizado meia parte, quer frente à Suíça (vitória por 2-0) em que foi titular, como contra a Espanha (derrota por 3-0), entrando logo após o intervalo.

Soma 28 internacionalizações, 20 das quais enquanto atleta do FC Porto.

















quarta-feira, 16 de outubro de 2024

INTERNACIONAIS PORTISTAS

 












A selecção nacional portuguesa cumpriu mais duas jornadas da Liga das Nações, em dois jogos fora de casa, mais precisamente em Varsóvia contra a Polónia (vitória por 3-1) e em Glasgow frente à Escócia (empate sem golos).

O guarda-redes Diogo Costa foi o único representante portista entre os convocados, cumprindo todos os minutos dos dois encontros.  

Soma agora 31 internacionalizações, todas enquanto atleta do FC Porto.

















quarta-feira, 9 de outubro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











A oitava jornada da Liga Portugal Betclic, rendeu dois golos aos nossos atletas. Galeno e Pepê, foram os protagonistas dos golos portistas, na vitória por 2-1 frente ao SC Braga.

Galeno abriu o activo aos 45'+1', de grande penalidade a castigar derrube sobre si mesmo. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.


Oitavo golo de Galeno na temporada (2 na supertaça e 6 no campeonato), com um acumulado de 41 golos. Subiu ao 61º lugar, na companhia de Manuel António (1965/66 a 1967/68 - 64 jogos) e Luís Díaz (2019/20 a 2021/22 - 125 jogos).

































Pepê aos 59 minutos colocou de novo o FC Porto em vantagem, carimbando o golo final do jogo. Lançamento da linha lateral efectuado rapidamente por Martim Fernandes, com a participação do apanha bolas, também ele rápido a colocar a bola nas mãos do defesa portista. Nico Gonzalez combinou com Pepê e este rematou forte por baixo do corpo de Matheus.


Terceiro golo de Pepê na temporada (2 no campeonato e 1 na liga Europa) e o 22º de acumulado de Dragão ao peito. Ficou agora na companhia de Gastão (1955/56 a 1959/60 - 99 jogos), Osvaldo Silva (1957/58 e 1958/59 - 41 jogos), Frasco (1978/79 a 1988/89 - 306 jogos) e Adriano (2005/06 a 2007/08 - 64 jogos)



















segunda-feira, 7 de outubro de 2024

TRIUNFO COM DOMÍNIO E TREMIDEIRA

 















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO
























Na ressaca do doloroso empate frente ao Manchester United, o FC Porto recebeu e venceu o SC Braga, com golos de Galeno e Pepê.

Digamos que foi um jogo com um Porto de duas faces, Dragão em grande parte do tempo e Condor a espaços da segunda parte e nos dez minutos finais. Com dor aqui, com dor ali, condor acolá e foi uma aflição para manter o 2-1.

Vítor Bruno apostou no mesmo onze titular que defrontara a equipa inglesa.























Boa entrada na partida, com domínio absoluto, equipa bastante ofensiva e muito bem defensivamente. Pecou apenas na finalização, pois dispôs de duas excelentes oportunidades de golo falhadas pela deficiente direcção dos remates de Nico e Galeno. Pena que aos dois minutos Samu tenha feito falta antes de rematar com êxito para a baliza. Golo bem anulado.

Foram 25 minutos de futebol ofensivo mas improdutivo. Depois o Braga equilibrou mas sem criar real perigo para a baliza de Diogo Costa.

Já em cima do intervalo Galeno foi derrubado dentro da área de rigor e cobrou com êxito o penalti respectivo.

O segundo tempo foi bem diferente e para pior. A equipa entrou desconfortável, algo precipitada e disso se aproveitou a equipa minhota para tomar as rédeas do jogo e começar a aparecer mais agressiva e perigosa perto da área portista.

Ricardo Horta fez o aviso e logo de seguida Roger concretizou a ameaça repondo a igualdade.

Os Dragões reagiram de imediato e responderam com um bom golo de Pepê, que começa a dar corda às chuteiras se não quer perder o lugar.

Mas os azuis e brancos, apesar de estarem em vantagem no marcador, em vez de se mostrarem  calmos, serenos, confortáveis, lúcidos e dominadores, esqueceram tudo isto, deram lugar à desconfiança, à incapacidade de segurar a bola, ao assalto à sua baliza e até final pairou o fantasma do empate castigador do jogo europeu. Simplesmente inconcebível!

Nico Gonzalez foi  considerado o Homem do jogo e Pepê foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto.









sábado, 5 de outubro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











A Quinta-feira europeia não foi nada favorável ao FC Porto que necessitava vencer, depois da derrota na Noruega.

A recepção ao Manchester United registou um frustrante empate a 3 bolas, depois de uma brava reviravolta no resultado, com o golo da igualdade a surgir no tempo de compensação e com o adversário reduzido a 10, o que torna este empate ainda mais penalizador.

Os golos portistas foram obtidos por Pepê (27') e Samu, este em dose dupla (34' e 50').

Os Dragões perdiam por 2-0, aos 20 minutos e sete minutos depois João Mário cruzou. Mazraoui, na tentativa de evitar que Samu rematasse de cabeça, acabou por atirar para a baliza, obrigando o seu guardião Onana a defesa por instinto. Pepê que acompanhou o lance, aproveitou a sobra para cabecear, reduzindo a diferença (1-2).

Segundo golo do brasileiro, nesta temporada (já tinha marcado no campeonato) e 21º de Dragão ao peito, que o coloca na 108ª posição deste ranking, na companhia de Fredy Guarín (2008/09 a 2011/12 - 117 jogos).








































Samu empatou (2-2), sete minutos depois (34'). Jogada de insistência da equipa portista, João Mário voltou a cruzar e Samu, à ponta de lança, fugiu à marcação e de cabeça fez o golo.

Bisaria aos 50', dando a reviravolta no resultado (3-2). Pepê conduziu pela direita, entrou na área, cruzando atrasado para a entrada fulgurante de Samu a fuzilar Onana.

Sétimo golo do jovem espanhol em seis jogos realizados. Leva 4 golos no campeonato nacional e 3 na Europa League, igualando Galeno na liderança de melhor marcador, até ao momento, nesta temporada. Subiu assim ao 208º lugar na companhia de um bom lote de atletas com esta marca.