sexta-feira, 28 de junho de 2024
INTERNACIONAIS PORTISTAS
quarta-feira, 26 de junho de 2024
HÓQUEI EM PATINS FAZ A DOBRADINHA
domingo, 16 de junho de 2024
INTERNACIONAIS PORTISTAS
Quem terá feito os dois últimos jogos pela sua selecção, enquanto atleta do FC Porto foi Mehdi Taremi, que como se sabe vai representar o Inter de Milão, na próxima temporada.
O Irão disputou este mês, durante este defeso dos clubes, dois encontros de apuramento para o Mundial 2026., frente a Hong-Kong (vitória por 4-2) e Usbequistão (empate (0-0).
Mehdi Taremi cumpriu todos os minutos de ambos os jogos e esteve em especial destaque frente a Hong-Cong ao apontar 3 golos, dois de penalti.
Conta agora com 86 internacionalizações, 41 das quais enquanto atleta do FC Porto.
sábado, 15 de junho de 2024
INTERNACIONAIS PORTISTAS
Também a Copa América vai estar em evidência a partir do dia 21 deste mês, nos Estados Unidos, com a participação de 4 atletas do FC Porto, 3 em representação do Brasil (Wendell, Pepê e Evanilson) e 1 pelo Canadá (Stephen Eustaquio).
Ambas as selecções disputaram jogos de preparação. O Brasil defrontou o México e os Estados Unidos e o Canadá confrontou-se com a França.
Evanilson fez a sua estreia pela principal selecção do Brasil, cumprindo 61 minutos frente ao México (vitória por 3-2).
sexta-feira, 14 de junho de 2024
INTERNACIONAIS PORTISTAS
Na antecâmara do Euro/2024, que hoje se inicia, a selecção nacional portuguesa disputou 3 jogos de preparação contra Finlândia (vitória por 4-2), Croácia (derrota por 2-1) e República da Irlanda (vitória por 3-0).
Estiveram envolvidos nesses jogos os três atletas do FC Porto, escalonados pelo seleccionador Nacional Roberto Martinez, para o plantel que vai disputar na Alemanha o certame final do EURO/2024.
Diogo Costa não foi opção para o 1ª encontro mas actuou todo o tempo nos dois seguintes, completando 22 internacionalizações.
sábado, 8 de junho de 2024
BALANÇO DA TEMPORADA 2023/24 - PARTE IX
OS MEUS DESTAQUES
Nesta última parte do balanço da temporada que findou, vou destacar três nomes, que refletem a minha apreciação pessoal, alicerçada em factos reais e indiscutíveis, em termos meramente desportivos.
sexta-feira, 7 de junho de 2024
BALANÇO DA TEMPORADA 2023/24 - PARTE VIII
No que concerne aos golos marcados, esta temporada foi mais parca (100 golos) em relação à temporada anterior (120 golos).
Evanilson destacou-se tornando-se o maior realizador portista, com 30 golos, Galeno com 16 golos, ocupou a 2ª posição e Taremi fechou o pódio com apenas 11 golos.
Os 13 golos no Campeonato colocaram Evanilson no modesto 10º lugar da prova.
quinta-feira, 6 de junho de 2024
BALANÇO DA TEMPORADA 2023/24 - PARTE VII
Nas cinco competições em que o FC Porto esteve envolvido, disputou um total de 52 jogos, com a performance que o quadro abaixo indica:
quarta-feira, 5 de junho de 2024
BALANÇO DA TEMPORADA 2023/24 - PARTE VI
CHAMPIONS LEAGUE
Assinando a sua 26ª presença na Liga dos Campeões, prova rainha do futebol Europeu de Clubes, o FC Porto viu-se integrado no Grupo H, na companhia dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, dos espanhóis do Barcelona e dos belgas do Royal Antwerp.
Foi uma campanha mais ou menos tranquila em que o FC Porto passeou toda a sua classe, ao contrário da performance interna. Quatro vitórias e duas derrotas (ambas contra o Barcelona), garantiram-lhe o segundo lugar com os mesmos pontos do primeiro, o Barcelona, com quem teve confrontos equilibrados, decididos pela melhor e menor eficácia de cada um dos clubes.
O sorteio dos oitavos-de-final não foi generoso para os azuis e brancos, colocando o Arsenal como adversário, que na altura liderava o seu campeonato.
Os Dragões foram bravos, vendendo muito cara a passagem aos quartos-de-final, com vitória no Dragão (1-0), só cedendo na marcação de grandes penalidades, em Londres.
terça-feira, 4 de junho de 2024
BALANÇO DA TEMPORADA 2023/24 - PARTE V
Como nos anos anteriores, o FC Porto esteve envolvido nas duas taças, a da Liga e a de Portugal.
TAÇA DA LIGA
Integrado no Grupo D, com Estoril e Leixões, a participação portista deixou muito a desejar. O calendário apertado não pode ser desculpa para um plantel minimamente preparado para a participação nas provas oficiais. Sérgio Conceição desde que chegou, impôs um olhar sério para esta prova e por isso era de esperar um comportamento mais positivo dos seus jogadores.
Começou muito mal com uma derrota expressiva no Estoril (3-1) e com uma exibição completamente amorfa, hipotecando desde logo a qualificação para a final-four.
O jogo frente ao Leixões serviu apenas para cumprir calendário. O onze titular sofreu 9 alterações e a exibição foi fraca com cheirinho a treino. Vitória por 2-1, para encerrar a participação na prova.