sábado, 29 de agosto de 2015

BOM RESULTADO COM EXIBIÇÃO ESTRANHA
















FICHA DO JOGO



























O FC Porto voltou hoje às vitórias, depois do empate consentido na Madeira, conseguindo um resultado muito melhor que a exibição.

Lopetegui promoveu a duas alterações no onze titular, certamente com a intenção de tornar a equipa mais equilibrada e produtiva. Martins Indi foi o eleito para surgir como defesa lateral esquerdo e Brahimi começou na linha média em vez de Herrera, que ficou no banco. Cristian Tello foi o beneficiário directo do recuo do argelino.


























Os Dragões começaram bem, a desenvolver um futebol apoiado e criterioso, logrando chegar ao golo na primeira oportunidade criada, logo aos seis minutos. Jogada pela direita conduzida por Maxi Pereira, com o defesa uruguaio a lançar  Brahimi que entrou na área, ultrapassando um adversário, cruzou rasteiro e recuado para a zona frontal onde apareceu Aboubakar a aplicar o remate fatal.























O melhor futebol portista duraria mais cerca de nove minutos, seguindo-se depois uma reacção do Estoril que os Dragões não souberam sacudir com a competência que lhe era devida. A equipa da linha criou  vários problemas que não foram penalizadores pela ineficácia dos seus remates e pela acção dos defesas portistas, que em alguns casos evitaram o golo do empate.
























Inexplicavelmente a produção de jogo portista ficou emperrada, baralhada, confusa, lenta, feia e estranha, a ponto de merecer assobiadelas da farta plateia.

Ainda antes do intervalo Lopetegui tentou mudar o rumo dos acontecimentos. Tirou o apagado Varela e lançou André André para o meio campo, passando Brahimi para a ala esquerda. O jogo atacante portista não melhorou mas teve o condão de estancar o perigo do Estoril.

Na segunda parte a equipa da Linha voltou mais dinâmica e voltou a colocar dificuldades à equipa da casa, que continuava bastante intranquila até que dois lances quase seguidos devolveram aos portistas o comando da partida. Dois lances protagonizados por André André que só foi travado em falta perto da área.

No primeiro Brahimi atirou a rasar a trave. No segundo Maicon foi certeiro, dilatando o resultado.
























A partir desse momento o Estoril sentiu que não poderia reverter a situação e o FC Porto aproveitou para dominar a seu belo prazer.

Herrera ainda fez o terceiro mas o péssimo julgamento do fiscal de linha acabou por evitar o dilatar do marcador.

Vitória feliz numa exibição a não repetir. Destaque para a linha defensiva, onde Maxi, Marcano e Maicon pontificaram e pouco mais.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CONTRA O ESTORIL DESEJAMOS UM PORTO DE HONRA









Depois de duas exibições muito diferentes, a primeira bastante prometedora e a segunda decepcionante, o FC Porto vai receber o Estoril num jogo que se espera complicado, não só pela ambiguidade do comportamento portista como pela réplica que o seu adversário colocará no relvado do Dragão.

A equipa necessita de consolidar o que de bom apresentou frente ao Guimarães e o factor casa poderá ajudar a que os atletas azuis e brancos encarem a partida com a competência e ambição dos verdadeiros campeões.

A lista de convocados de Julen Lopetegui conheceu mais uma vez alterações. A lista foi reduzida para os habituais 18 elementos, ficando de fora o terceiro guarda-redes Raúl Godiño e o defesa lateral esquerdo Cissokho, ambos por opção técnica. José Angel foi chamado, para em princípio, ocupar o lugar do defesa gaulês, isto se o técnico portista não nos surpreender com Martins Indi nessa posição.

QUADRO COMPLETO DOS CONVOCADOS

















EQUIPA PROVÁVEL






















COMPETIÇÃO: LIGA NOS 2015/16 - 3ª JORNADA
PALCO DO JOGO: ESTÁDIO DO DRAGÃO - PORTO
DATA E HORA DO JOGO: SÁBADO 29 DE AGOSTO DE 2015, ÀS 18:30 H
ÁRBITRO NOMEADO: DUARTE GOMES - A.F. LISBOA
TRANSMISSÃO TELEVISIVA: SPORT.TV1

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SORTEIO CHAMPIONS LEAGUE 2015/16 - FASE DE GRUPOS




































O FC Porto ficou hoje a conhecer o nome dos adversários que o sorteio ditou, para a fase de grupos da Champions League 2015/16.

Os ingleses do Chelsea, os ucranianos do Dínamo de Kiev e os israelitas do Maccabi Tel-Aviv, juntamente com os Dragões, compõem o Grupo G.


CALENDÁRIO

1ª Jornada (16 de Setembro) - Dínamo de Kiev - FC Porto
2ª Jornada (29 de Setembro) - FC Porto - Chelsea
3ª Jornada (20 de Outubro) - FC Porto - Maccabi Tel-Aviv
4ª Jornada (4 de Novembro) - Maccabi Tel-Aviv - FC Porto
5ª Jornada (24 de Novembro) - FC Porto - Dínamo de Kiev
6ª Jornada (9 de Dezembro) - Chelsea - FC Porto

sábado, 22 de agosto de 2015

MAIS UMA HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMO
















FICHA DO JOGO




























O FC Porto voltou a não ser capaz de conquistar os três pontos, no Funchal frente ao Marítimo, registando agora apenas o empate, numa exibição pouco conseguida, demonstrativa de grandes incapacidades, que poderão pôr em causa a legitimidade da luta pelo título.

A exibição desta noite, especialmente na segunda parte, deixou evidente a falta de ideias, de soluções e de capacidades de «inventar» lances susceptíveis de resolver um desafio.

Julen Lopetegui fez alinhar o onze titular, com duas alterações, em relação ao apresentado na semana passada. Cissokho, em vez do vendido Alex Sandro e Brahimi em vez de Cristian Tello.
























O jogo começou mal para os Dragões, que numa fífia defensiva consentiu o golo dos insulares. Cissokho ficou muito mal na fotografia, ao permitir que Edgar Costa surgisse nas suas costas a cabecear vitoriosamente.




















Os azuis e brancos reagiram bem, conseguiram alguns lances prometedores, mas muitas vezes à custa da capacidade individual de Brahimi ou Varela. 

O maior ascendente portista acabaria no entanto por surtir o efeito pretendido.  Aos 34 minutos Brahimi entrou na área, flectindo para a esquerda, verificou a posição dos seus companheiros, colocou a bola no corredor central a solicitar a entrada de Imbula, o médio francês, fez a bola subir, na recepção e de cabeça endossou para a entrada de Herrera que na passada fuzilou a baliza, conseguindo o golo do empate.






















O jogo tornou-se cada vez mais disputado, sem grandes espaços, com muita luta e cada vez menos qualidade. À maior posse de bola portista, o Marítimo respondia com um ou outro lance de perigo relativo.

No segundo tempo o futebol portista não melhorou, apesar de, com a troca de Herrera por André André, a equipa passasse a aparecer com mais frequência no último terço do relvado, mas sempre muito lenta, denunciada, sem precisão e muito menos criatividade. Aboubakar ainda teve nos pés um lance de golo que lhe foi negado pelo guardião contrário, com uma defesa por instinto e Maxi Pereira, no último segundo do jogo, meteu a cabeça à bola que foi esbarrar na barra, queimar a linha de golo e saltar para fora.























Tello e Osvaldo também foram chamados ao jogo, mas não acrescentaram nada de significativo.

Dois pontos desbaratados no segundo jogo do campeonato não são um bom prenúncio.

Nesta exibição bastante fraca, não me parece justo fazer quaisquer destaques, já que todos os atletas ficaram muito aquém do que se esperava deles.

Lopetegui devia estar preparado para as dificuldades que já conhecia de antemão, mas mais uma vez não foi capaz de fazer a sua equipa superá-las.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LUTAR CONTRA AS MALDIÇÕES DA ILHA









Primeira deslocação desta época e logo a um estádio onde o FC Porto tem sido pouco feliz, especialmente na época anterior, registando duas derrotas, uma para o campeonato e outra para a taça da liga.

Lopetegui já sabe o que o espera e desta vez espero que não se deixar surpreender. Apesar das imensas alterações que o plantel sofreu (oito dos titulares de então, para a Primeira Liga, já não ostentam o emblema do Dragão), a equipa deverá apresentar-se devidamente preparada e avisada para as dificuldades que vão enfrentar.

Raúl Godiño e Aly Cissokho são as principais novidades na lista dos convocados para este jogo, para além das ausências de Alex Sandro, que saiu para a Juventus, de Evandro e Hernâni, estes por opção técnica.

QUADRO COMPLETO DOS CONVOCADOS

















O onze titular vai conhecer pelo menos uma alteração, em relação ao jogo da primeira jornada, com Cissokho a defesa lateral esquerdo, pelas razões já evocadas. Outras poderão acontecer, ainda que menos prováveis. Por mim dava o lugar de Herrera a André André e não mexia mais, mas acredito que Lopetegui tenha outras intenções.

EQUIPA PROVÁVEL






















COMPETIÇÃO: LIGA NOS 2015/16 - 2ª JORNADA
PALCO DO JOGO: ESTÁDIO DOS BARREIROS - FUNCHAL
DATA E HORA DO JOGO: SÁBADO, 22 DE AGOSTO DE 2015, ÀS 20:45 H
ÁRBITRO NOMEADO: HUGO MIGUEL - A.F. LISBOA
TRANSMISSÃO TELEVISIVA: SPORT.TV1

sábado, 15 de agosto de 2015

COMEÇAR BEM E COM CLASSE
















FICHA DO JOGO



























EQUIPA TITULAR
























Mais de 48 mil espectadores assistiram hoje no Dragão a uma exibição muito satisfatória , neste arranque de campeonato com Aboubakar a sobressair num conjunto de boas prestações.

O jogo não foi fácil mas os Dragões estiveram sempre no controlo das operações, ainda que num ou noutro lance os minhotos tivessem criado algum perigo que Casillas e seus pares conseguiram resolver.

O resultado peca por escasso em função das grandes oportunidades de golo desperdiçadas, algumas com o seu quê de escandaloso.

O camaronês Vicent Aboubakar foi a estrela mais cintilante deste jogo. Jogou, fez jogar, marcou por duas vezes e encheu o campo com as suas jogadas espectaculares, quer a encontrar a  melhor posição para o remate, quer a servir os seus companheiros. O 2º golo foi simplesmente magnífico. Entre outras boas exibições destaque também par Silvestre Varela, completamente revigorado, a demonstrar que pode ser bastante importante. Maxi Pereira, Maicon, Danilo e depois André André e Evandro, completam o naipe dos meus destaques.

O elo mais fraco foi Herrera, hoje em noite desastrada, lento, complicado e perdulário, ouviu mesmo assobios. Foi substituído demasiado tarde por André André, no que resultou numa melhoria notória para a equipa. O médio português mostrou mais raça, mais eficácia e muito mais clarividência.

Aboubakar (2) e Silvestre Varela, fizeram balançar as redes do adversário.






















A bola viajou da direita para a esquerda, Varela recebeu combinou com Alex Sandro que foi à linha cruzar atrasado. Aboubakar surgiu na passada a disparar forte, a bola embateu em João Afonso e dirigiu-se para as redes, traindo o guarda-redes Douglas. Estava feito o primeiro da noite.
























Maxi Pereira ganhou a bola no circulo central, lançando de imediato Aboubakar em zona central. O camaronês correu para a área e já dentro dela, com um adversário muito próximo desferiu o remate certeiro, com força e colocação. Bonito golo.


 

Combinação na direita entre Maxi e Varela, com este a evitar um adversário e a rematar forte e colocado.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

DRAGÃO CHEIO PARA O PRIMEIRO JOGO A DOER









Vai começar amanhã a época oficial para o FC Porto, com a disputa da primeira jornada da Liga NOS 2015/16. As expectativas são as do costume, ou seja, luta até à exaustão pela vitória em cada jogo e acreditar que temos plantel, quer em quantidade, quer em qualidade, para fazer face a todas as dificuldades (colinho aos rivais incluído), para no final fazermos a festa que ambicionamos e nos foge há duas temporadas.

Saíram jogadores importantes e influentes, mas isso não é novidade, nem pode servir de desculpa. Todas as épocas isso tem acontecido e o FC Porto tem sabido colmatar essas vicissitudes próprias de um grande Clube de Portugal, sujeito à cobiça das suas «pérolas», pelos mais ricos clubes europeus.

Vamos portanto focar-nos nos que cá estão e proporcionar-lhes as condições ideais para se tornarem nas novas estrelas do firmamento azul e branco (ou castanho, se preferirem).

Julen Lopetegui convocou um lote de 20 atletas para o primeiro embate, frente ao V. Guimarães, sinal de que a escolha do onze titular não estará ainda muito bem definida e poderá até estar condicionada à condição física de Brahimi, por exemplo, ele que, juntamente com Alex Sandro estiveram quase toda a semana a recuperar de lesões.

QUADRO COMPLETO DOS CONVOCADOS

















EQUIPA PROVÁVEL






















COMPETIÇÃO: LIGA NOS 2015/16 - 1ª JORNADA
PALCO DO JOGO: ESTÁDIO DO DRAGÃO - PORTO
DATA E HORA DO JOGO: SÁBADO, 15 DE AGOSTO DE 2015, ÀS 20:45 H
ÁRBITRO NOMEADO: FÁBIO VERÍSSIMO - A.F. LEIRIA
TRANSMISSÃO TELEVISIVA: SPORT.TV1

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 115













RICARDO - Goleador Nº 115

Apontou 15 golos em 93 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as seis temporadas ao seu serviço (1967/68 e 1969/70 a 1973/74).

João Maia Ricardo, nasceu no dia 14 de Abril de 1949. Natural de Moçambique veio ainda criança para o Continente e fixou-se nas escolas de formação do FC Porto.
























A sua estreia oficial na equipa principal dos Dragões, aconteceu no dia 17 de Setembro de 1967, no Estádio das Antas, frente ao Leixões, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 1-0, sob a orientação técnica do «mestre» José Maria Pedroto.

Atleta virtuoso tecnicamente, rápido e boa visão de jogo, jogava nas alas proporcionando assistências para os ponta de lança, mas também aparecia com facilidade nas zonas de finalização, onde apesar de tudo não era tão forte. 

Sentiu algumas dificuldades a adaptar-se ao futebol mais adulto, ele que na equipa de juniores foi considerado um caso muito sério. Na época de estreia na equipa sénior foi muito pouco utilizado e por isso cedido, na época seguinte ao Leixões, para rodar e adaptar-se ao rigor do Campeonato  nacional.

Regressou na temporada de 1969/70, sob a orientação do romeno Elek Schwartz, que não apostou nele, tendo sido utilizado apenas em 4 jogos.

Na época seguinte (1970/71), Ricardo conseguiu finalmente mostrar as suas reais capacidades e aparecer mais assiduamente como titular sem no entanto conseguir o estatuto de indiscutível. A sua época mais produtiva foi a de 1972/73, com 29 jogos e 6 golos.

Em 1973/74, com o  treinador húngaro Bela Guttmann, voltou a perder importância, sendo pouco utilizado.

Foto do plantel desta última época:



































Na temporada seguinte, o brasileiro Aimoré Moreira dispensou os seus serviços e desde então conheceu uma série de novos emblemas: Lusitânia de Lourosa (1974/75 e 1975/76); Paços de Ferreira (1976/77); União de Lamas (de 1977/78 a 1979/80); Oliveirense (1980/81) e Desportivo das Aves (1981/82).

Faleceu em Janeiro deste ano (2015).

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título): 
1 Taça de Portugal (1967/68)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

domingo, 9 de agosto de 2015

APRESENTAÇÃO DO PLANTEL 2015/16

Ontem foi dia de festa no Dragão com o regresso às grandes enchentes de adeptos, para conhecerem o plantel para a nova época que vai arrancar, para o FC Porto, no próximo Sábado, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, frente ao Vitória de Guimarães.

Com as bancadas repletas de apaniguados portistas, ávidos de espectáculos coloridos e ricos de fervor clubista, a sessão começou, como habitualmente com a famigerada dança do Dragão.




















O primeiro elemento portista a entrar em cena foi Julen Lopetegui a quem foi atribuído o papel de encarnar a cerimónia do «acordar do Dragão».





















Depois chegou um dos momentos mais ansiados da plateia. A apresentação individual dos artistas que vão compor o actual plantel. 




















Um a um, à chamada do speaker de serviço, os atletas deram entrada, por ordem do número que vão ostentar na camisola, os atletas percorreram o trajecto até ao palco central, sob calorosos aplausos (uns mais que outros, naturalmente), ficando-se a conhecer, ainda que provisoriamente (pelo menos até 31 de Agosto), quem conta ou não para o técnico portista.

Contam:

1 Helton
2 Maxi Pereira
3 Martins Indi
4 Maicon
5 Ivan Marcano
6 Rúben Neves
7 Silvestre VArela
8 Brahimi
9 Aboubakar
10 Pablo Osvaldo
11 Cristian Tello
12 Iker Casillas
13 Sérgio Oliveira
14 José Angel
15 Evandro
16 Herrera
17 Hernâni
19 André Silva
20 André André
21 Ricardo Pereira
22 Danilo Pereira
23 Alberto Bueno
24 Igor Lichnovsky
25 Imbula
26 Alex Sandro
28 Aly Cissokho
71 Raúl Godiño

Não contam:

Ricardo Nunes
Quintero
Adrián López

O segundo momento mais esperado da tarde/noite foi o jogo frente ao Nápoles. Para a estreia da equipa no Dragão Lopetegui fez alinhar de início a equipa constituída por Casillas; Maxi; Maicon, Marcano e Cissokho; Rúben Neves, Imbula e Herrera, Varela, Aboubakar e Brahimi. Ainda no primeiro quarto de hora, o argelino lesionou-se e foi substituído por Tello. Antes do intervalo foi Cissokho a dar o lugar a José Angel, pelos mesmos motivos.

A equipa portista demonstrou o trabalho a que tem sido submetida, evidenciando uma assimilação de processos bem consolidada, com a posse de bola e construção de jogo desde o sector mais recuado a serem privilegiados. 

Neste primeiro tempo foi evidente a segurança defensiva e a boa construção de jogo até ao último terço do relvado. Falta ainda afinar o último passe e a eficácia do remate, situações ainda demasiado frágeis. 




















No segundo tempo, agora com sabor a cacau (equipamento castanho) surgiram desde logo cinco alterações: Helton, Martins Indi, Danilo, André André e Bueno, entraram para os lugares de Casillhas, Marcano, Rúben Neves, Herrera e Varela.

O jogo não mudou muito de feição, com o FC Porto a mandar e a pautar o jogo, excepto nos últimos 15 minutos em que os italianos conseguiram criar algumas dificuldades que Helton e seus pares resolveram.




















Jogaram ainda,  Ricardo Pereira,  Sérgio Oliveira e Pablo Osvaldo (63') e nos instantes finais, Lichnovsky e Hernâni (85'). Raúl Godiño, Alex SAndro e André Silva não foram utilizados.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 114












DIAMANTINO - Goleador Nº 114

Apontou 15 golos em 32 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as duas épocas ao seu serviço (1951/52 e 1952/53).

Diamantino de Assunção nasceu no dia 1 de Setembro de 1926. Proveniente do SC Braga, onde jogou 4 temporadas (1947/48 a 1950/51), este avançado não se afirmou como titular indiscutível.  






















Fez a sua estreia com o emblema do Dragão ao peito no dia 23 de Setembro de 1951, no Campo Carlos Salema, em Marvila, frente ao Oriental, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 3-2.

Os seus primeiros golos com a camisola portista foram conseguidos na 4ª jornada, no Campo da constituição, frente ao Barreirense, jogo que o FC Porto venceu por 3-2. Diamantino apontou os dois primeiros golos do jogo.

A sua primeira época, sem ser brilhante, foi melhor que a segunda. Jogou 22 dos 33 jogos da equipa e apontou 22 dos 90 golos obtidos. Já na segunda esteve apenas em 10 jogos dos 33 e apontou 10 dos 71 golos da equipa.












Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

terça-feira, 4 de agosto de 2015

NOVA ÉPOCA EM PREPARAÇÃO














Depois da incursão até Gutersloh,  o plantel portista regressou  à sua fortaleza talismã, em Marienfeld, para concluir o segundo estágio desta pré-temporada. Recordo que das quatro vezes em que os Dragões estagiaram nesta localidade alemã, terminaram a época a festejar o título.

Os portistas voltaram ao Hotel Klosterpfort, onde cumpriram mais 6 dias do programa de treinos estabelecido, partindo seguidamente até Colónia onde disputaram o torneio "Colónia Cup", tendo como adversários o Valência, de Espanha e o Stoke City, de Inglaterra.

















Foi já com o médio mexicano Hector Herrera integrado, após participação na Gold Cup, com a sua selecção, que o FC Porto abordou o primeiro jogo do torneio referido.

Julen Lopetegui apresentou frente ao Valência o seguinte onze titular: Casillas; Maxi Pereira, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Danilo, André e Evandro; Tello, Aboubakar e Brahimi.

Os Dragões, frente a um adversário de respeito, evidenciaram uma melhoria considerável de forma batendo-se com muita autoridade e classe, num jogo em que foram superiores mas não conseguiram a eficácia necessária para marcar as oportunidades criadas, apesar dos três remates aos ferros. O encontro teve de ser decidido na marcação de grandes penalidades, com superioridade para as nossas cores (5-4), com Casillas a defender a última.

O treinador portista utilizou ainda: Herrera (21'), Martins Indi, Imbula e Varela (45'), Rúben Neves (53'), Ricardo P., José Angel, Hernâni e André Silva (67') e Sérgio Oliveira (79').
























Com dois jogos no espaço de 24 horas, Julen Lopetegui escalou uma equipa quase completamente diferente para defrontar os ingleses do Stoke City: Helton; Ricardo P., Lichnovsky, Martins Indi e José Angel; Rúben Neves e Imbula; Bueno; Tello, Aboubakar e Varela.

Mais uma boa exibição, desta vez coroada com 3 bons golos, Aboubakar (33'), Bueno (38') e Brahimi (71' gp), numa vitória confortável e justa.

Jogaram ainda, Herrera (39'), Sérgio Oliveira e André Silva (45'), Maxi Pereira, Marcano, Alex Sandro, Danilo, Adrián López e Brahimi (59') e Evandro (70').
























A comitiva portista regressou este Domingo (2 de Agosto) ao Porto, seguindo-se mais duas semanas de treinos de preparação, no Complexo Desportivo do Olival, com a cerimónia de apresentação do plantel e jogo frente ao Nápoles, no Estádio do Dragão, no próximo Sábado, a partir das 18:00 h, antes do arranque da Liga Portuguesa, no dia 15 deste mês, frente ao Vitória de Guimarães.