quinta-feira, 14 de abril de 2011

CHAPA CINCO NO CARIMBO DAS MEIAS DA UEFA

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto selou a sua passagem às meias-finais da Uefa Europa League, com nova goleada, agora fora de casa, em Moscovo, que continua uma cidade em estado de graça para os Dragões. Quatro vitórias em outros tantos jogos, sendo que esta foi a mais robusta.

Os azuis e brancos tomaram desde cedo a postura correcta, alinhando com a melhor equipa, apenas com Cristian Rodríguez no lugar de Varela, demonstrando que não tinham ido a Moscovo para fazer turismo. Isso mesmo ficou demonstrado com o decorrer do jogo, onde a maior valia técnica e ambição veio ao de cima, influenciando a marcha do marcador.
Hulk abriu as hostilidades antes da meia-hora de jogo e logo se percebeu que o Spartak não tinha andamento para acompanhar.

O FC Porto dominou, controlou e marcou numa cadência que mais lhe convinha, construindo um resultado, que apesar de tudo, estava longe das cogitações.
Talvez por isso, depois do terceiro golo, da autoria de Guarín, a equipa portista relaxou, sofreu um golo muito consentido, respondeu por Falcao e voltou a passar por momentos de aflição para as suas redes, sofrendo um segundo golo, mais uma vez com algumas culpas para a defesa.

No cômputo geral pode dizer-se que foi uma exibição agradável, elogiar a atitude responsável e ambiciosa de toda a equipa e dar os parabéns a estes campeões que continuam a querer alcançar mais títulos.

3 comentários:

  1. Porto sem pressão, mas concentrado no jogo. Classe a rodos, categoria reafirmada. Venha quem vier, lutamos sempre pela vitória. No fim da partida relaxamento, tecnicamente aceitável e até conveniente, que permitiu um segundo golo (sem significado) ao Spartak. Agora vamos ter pela frente um adversário que não é pêra doce. Mas se o FC Porto puser em campo a qualidade a que nos habitou, o obstáculo será ultrapassado com mais ou menos facilidade/dificuldade.

    De lamentar a lesão de Fucile, num período crucial da época.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Meus caros amigos, o F.C.Porto hoje deu-me uma lição. Estava preocupado, confesso. Via demasiada euforia, demasiada confiança, parecia que nem tinhamos de jogar, que já estavamos nas meias-finais... e isso não é nosso costume, não somos assim. Se se lembram, há tempos atrás, falava na forma discreta como, mesmo perante tão retumbantes vitórias, nós mantemos uma postura humilde, sem as grandes tiradas e as grandes fanfarronices de outros quadrantes. Mas, meus caros, este Porto pode, porque faz jus a isso, por-se em bicos dos pés.

    Este Porto, meus amigos, encanta na qualidade do seu futebol, no espírito, carácter e profissionalismo que coloca em cada jogo e que nos faz andar com o orgulho portista lá no alto. Jogamos fora, como se estivessemos no Dragão: chegamos, montamos a tenda, dá-mos espectáculo, encantamos, ganhamos e goleamos.
    Falar do jogo, das muitas e excelentes exibições, para quê? Este Porto de André Villas-Boas, como já disse há semanas, tem muitos e grande jogadores, ao nível dos melhores e por isso são tão procurados, mas, o grande segredo, meus amigos, é o colectivo, o colectivo é do melhor que tenho visto e já vi muita coisa.
    Estamos nas meias-finais após um interregno de apenas 7 anos. Para nós é muito tempo e por isso, quando vemos tanta festa e tanta badalação porque, ao fim de 21 anos, o mais maior grande clube do mundo está também na mesma fase, é que damos conta e pensamos, no quanto temos feito história, quanto temos prestigiado o futebol português, a cidade do Porto e o Norte de Portugal. Somos um exemplo. Pobre país que não se revê neste exemplo...


    Dublin está cada vez mais perto. Podemos e ninguém tem mais direito que nós, a sonhar.
    Domingo, mais um jogo que queremos ganhar e para ganharmos, nada como o conforto de um estádio cheio. Estes profissionais merecem-no.

    Notas finais:
    Sempre e vocês são testemunhas, acreditei em André Villas-Boas. Mas confesso também, ele está a sair melhor que a encomenda. É um craque, não é, nem quer ser especial, com modéstia diz que é um treinador banalíssimo, mas ou me engano muito ou está destinado a grandes voos e a ficar na história do F.C.Porto a letras de ouro.
    - Parabéns André, extensivos à tua brilhante equipa técnica e aos teus jogadores.

    Jorge Fucile lesionou-se gravemente - pensa-se em fractura da clavícula... Uma pena e uma palavra de estímulo para um jogador que nos últimos tempos tem estado muito bem. Que recupere depressa.
    Na Liga Europa, ganhamos todos os 7 jogos que disputamos fora de casa. Quem terá conseguido um feito igual?


    Parabéns ao S.C.Braga que fez história. Com a passagem do Braga e como o sorteio deu Braga e F.C.Porto a jogarem a 1ª mão em casa, neste momento é prematuro dizer que teremos um F.C.Porto vs Villarreal em 28 de Abril.
    Pode ter de haver alteração da ordem dos jogos.
    Três equipas portuguesas nas meias-finais. É um feito.

    Lá mais para a frente falarei de Jorge Nuno Pinto da Costa... Mas lembro e não me cansarei de repetir, que o Presidente, em entrevista a Judite de Sousa, em 30 de Março, disse que ia voltar a ganhar cá dentro e lá fora. Cá dentro já ganhou... lá fora... Para já estamos nas meias-finais...
    Presidente finito?! Pena é não ser infinito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. caríssimo:

    mais um jogo «banalíssimo», de uma equipa «banalíssima», de um clube (dito) «regional» com um plantel «banalíssimo», orientado por uma equipa técnica «banalíssima», superiormente dirigida por um Presidente que é odiado por todos aqueles que gostariam de o ter - ao ponto de já lhe desejarem uma morte prematura.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar